Lição 5 - Drogas:um caminho perigoso!



ENFOQUE BIBLICO.

“O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus.”

 
FIQUE ALERTA
As drogas são substancias químicas extraídas e manipuladas diretamente das plantas, ou produzidas sinteticamente em laboratórios. Elas interagem no corpo humano provocando reações diversas: como sono, alivio de dor, relaxamento muscular, tremores e etc. algumas alivia a dor e curam doenças, e estas dá-se o nome de remédios. Infelizmente as pessoas estão começando a usar drogas cada vez mais cedo: cerca de 37% iniciam com menos de 14 anos; 50% usam a primeira vez entre 14 e 18 anos: e cerca de 14% por cento com mais de 18 anos. Portanto, se você pensa que esta longe do perigo abra o olho – muitos dos seus colegas adolescentes já estão lá. Pois esta é a idade em que a maioria começa a drogar.



PALAVRA VIVA
O corpo humano é um tratado de bioquímica. Todo nosso corpo, especialmente o sistema nervoso central, precisa do equilíbrio de varias substancia químicas pra que possa funcionar corretamente, coordenando as funções vitais (respiratórias, cardíacas, digestivas, etc.) e as chamadas especiais (memória, inteligência, atenção, linguagem, etc.).
Toda droga, e aqui estão incluídas também o álcool e o fumo, possui um ou mais componentes químicos que, quando aspirados ou ingeridos, entram na corrente sanguínea e chegam ao sistema nervoso. 

Porem, a sua ação se complica, pois ao cair no sangue, que irriga as células, inclusive os órgãos, músculos e tecidos, acaba infectando as células do corpo com o componente químico usado. É por isto que, mesmo após a morte, é possível saber quais componentes químicos foram utilizados por uma pessoa através do exame bioquímico das células do seu corpo. Ao infectar as células, o organismo absorve a química da droga, passando a usá-la em muitas das sua funções. Com o habito do consumo de drogas, o organismo se torna dependente da substancia que se encontra nelas, e o consumidor se torna dependente químico, pois já esta viciado, já que seu corpo pede a droga. Por isso, ele fica desesperado até consumir a substancia solicitada pelo organismo.

A dependência pode ser física, quando o corpo passa a solicitar a ingestão da droga, ou psíquica, quando a mente “pede” a droga pra o exercício das suas funções. Ao chegar neste estagio, a liberdade individual se esvai. O que antes era feito pela curiosidade, prazer ou vontade própria, a partir da dependência passa a ser consumido por necessidade, obrigação, escravidão. O drogado se torna escravo e dependente total da droga que consome!



OS EFEITOS DAS DROGAS.


É importante falar sobre os efeitos de algumas drogas ilegais, focando as mais importantes, já que a casa dia aumenta, o numero dos que trabalham clandestinamente para manipular “venenos” mais potentes e causadores de mais dependência. Até porque, quanto mais dependente a pessoa se torna, mais ela consome, e quanto mais ela consome, mais dinheiro os fabricantes, traficantes e atravessadores ganham.



DEPRESSORAS DO SNC

Chamadas psicolepticas, elas deprimem o funcionamento do SNC (SISTEMA NERVOSO CENTRAL) fazendo com que a pessoa fique “devagar” “desligada” desinteressada pelas coisas, pelo estudo ou trabalho. E pelos relacionamentos com a família e amigos.



Álcool. O álcool pertence ao grupo das drogas depressoras do SNC, mas merece uma atenção especial por ser muito antiga e porque no Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas é amplamente difundido, sendo superior ao consumo do leite! Seus nome populares são; birita, me, mel, pinga, goro, cana, loirinha.

Leia o texto que diz a Bíblia; “Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio” (Provérbios 20.1). cuidado: não se deixe vencer, isto é, ser dominado pelo álcool.



Inalantes e solventes. Os inalantes são as substancia que podem ser inaladas, a partir da aspiração pela boca ou nariz. Os solventes também podem ser inalados, mas são capazes de dissolver coisas e evaporam rápido, estão presentes no éter, clorofórmios, gasolina, fluidos de isqueiro, cola de sapateiro, removedores, esmaltes, etc. são conhecidos pelo nome de cheirinho da loló ou loló, lança perfumes ou lança e cola.



PERTUBADORAS DO SNC



Chamadas de alucinógenas ou psicodélicas fazem com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, distorcendo imagens causando alucinações – as chamadas “viagens”, que no inicio são boas, mas que com o tempo tornam-se aterrorizantes, e podem causar dependência e morte pela incapacidade da pessoa em discernir entre o real e o delírio, ou em reagir a situações de perigo. Um exemplo desse tipo de droga e a maconha.

Maconha. Conhecida como haxixe, baseado, erva, ganja, marijuana, beise, tora, fumo, bagulho, fininho, etc. é uma das drogas mais utilizadas no Brasil, mas não é tão inofensiva como parece, no inicio produz olhos vermelhos, boca seca e taquicardia, somados a relaxamento, diminuição da fadiga e vontade de rir. Porem, com o uso, produz angustia, tremores, sudorese, prejuízo na memória e na atenção, delírios e alucinações, alto índice de câncer de pulmão, esterilidade masculina e dependência.



ESTIMULANTES DO SNC


Chamadas de psicoanaplepticas, elas aumentam a atividade cerebral, fazendo com a pessoa fique “ligada”, “elétrica” e sem sono. O ecstasy, por exemplo, é muito vendido em festinhas, de moda a “animar a moçada”.



Crack. Composta da mistura de cocaína e bicabornato de sódio, em forma de pequenos cristais (pedras) para serem queimados, geralmente essa droga é fumada. Seus efeitos como, temperatura elevada do corpo, acidente vascular cerebral (AVC), destruição de neurônios, degeneração dos músculos do corpo (aparência esquelética do individuo), excesso de horas sem dormir; e dentre outros, provocam uma devastação na pessoa. Atualmente o uso do CRACK é DS ou o vírus da hepatite. Provoca a sensação de euforia e bem estar, irritabilidade e aumento da atenção e a estímulos externos. Com o aumento da dose, produz pânico, delírio de perseguição, alucinações, sensação de ouvir vozes ou de bichos andando pelo corpo, desorientação, convulsões e ate lesões cerebrais. Chamada de pó, neve, branquinha, brisola, pico, crack, coca, basuko, pedaço, carreirinha, etc.


SAINDO DAS DROGAS

Como todas as drogas causam dependência física e/ou psíquica, com o uso acontece o que chamamos de tolerância: o organismo vai se acostumando com as doses, solicitando o aumento da quantidade a ser ingerida ou aspirada. Nestes casos, para sair das drogas, a pessoa precisa passar pela síndrome da abstinência, que um período que ela deixa de consumir a droga e sofre alterações físicas e psíquicas, como a dor atroz, alucinações, falta de raciocínio, e agressão pra com os outros e consigo mesma.

Quando há dependência, a Síndrome da abstinência requer obrigatoriamente tratamento medico e hospitalização, pois o usuário precisa ser medicado e contido para não ter acesso às drogas, e por vezes ate amarrado para não se suicidar.



SEJA LIVRE!


Há muitos adolescentes que dizem: “eu vou só provar...” ou que pesam ser fortes o bastante para resistirem a uma segunda dose. Mas cuidado: a maioria entra nas drogas pela curiosidade, para agradar aos amigos e ser aceito no grupo. Muitos viciados até oferecem gratuitamente as primeiras doses, que podem ser tragadas ou virem em balinhas interessantes e gostosinhas.

Lembre-se também de que nas primeiras doses os efeitos parecem bons, acalmam, relaxam, tiram o cansaço, tornam a pessoa mais ligada e falante, etc. contudo, não se esqueça que com o uso, o que pode acontecer a partir da segunda dose ou terceira dose, dependendo da droga, os efeitos se tronam drásticos, aterrorizantes e prejudiciais à saúde física e mental. A droga é tão ruim para o ser humano, que, quando alguma coisa sai errada, as pessoas costuma falar droga, no sentido de dizer eu a situação e ruim. E nada é tão “droga” quanto usar droga!

Portanto, não se escravize, não ceda aos apelos das drogas, pois o preço a pagar e muito alto. Você pode ser livre em Jesus, e o desejo e o pecado não tem mais poder sobre a sua vontade! Lembre-se de que “se o filho os libertar, vocês serão de fato, livres” (Jô 8.36).



CONVERSA FRANCA

Há uma estreita relação entre as drogas e o suicídio, o trafico, o jogo, a desestruturação da família, o desemprego, a prostituição e a violência. Vamos discutir isto, trazendo, inclusive, exemplos conhecidos?



PASSANDO A LIMPO


Os efeitos nocivos das drogas não são amplamente divulgados pela mídia, mas são reais e motivadores do caos de violência presentes na sociedade. Assim sendo, elabore propagandas contra as drogas, confeccionando cartazes, cantadas na forma de jingles (musica curta) ou representadas teatralmente.



ROMPENDO FRONTEIRAS


A evangelização de drogados precisa ser especifica, pois eles precisam de ajuda medica, suporte psicológico e acompanhamento familiar e pastoral. Ore, ajude e apóie este trabalho em sua igreja e cidade, mas jamais passe a andar com viciados para ganha-los para Jesus – é mais fácil você ser tentado a experimentar drogas que afastaram você dos seus amigos, da sua família e do seu Deus.