O FUNDAMENTO DO GOVERNO DE DEUS

O  FUNDAMENTO  DO  GOVERNO  DE  DEUS

Um dia ouvi um pregador popular dizendo que Deus tem uma balança – que Ele coloca os nossos pecados num lado, nossos atos bons no outro, e o lado que é mais pesado determina o nosso destino.
Graças a Deus o plano da salvação não é assim! Se fosse, eu estaria perdido. Não creio em legalismo. Somos salvos pela graça de Deus, salvos pela fé. A Bíblia é clara sobre este assunto.
Mas a nossa fé não pode ser uma fé morta, sobre a qual S. Tiago fala quando diz: "A fé se não tiver obras é morta em si mesma" (Tia. 2:17)
Hoje em dia todos estão procurando bons negócios – liquidações! Queremos comprar alguma coisa por menos do que o valor real; ou, se possível, ganhar alguma coisa sem pagar. Por isso as loterias e jogos estão progredindo cada vez mais. Por isso milhares de pessoas que poderiam trabalhar estão pedindo esmolas. Outros estão roubando. Qualquer coisa para não precisar trabalhar e ter uma vida fácil.
E este espírito já contaminou a igreja moderna. Pessoas estão procurando uma religião mais fácil religião com preço de liquidação. Uma religião sem responsabilidades, sem obediência, sem Deus, sem normas. Mas não há caminho fácil para o Céu.
S. Mateus 7:13 e 14 – "..."
O governo de Deus não é baseado em anarquia ou confusão. É baseado em obediência! Quando Deus colocou os nossos primeiros pais no Jardim do Éden, Ele pediu obediência nas mínimas coisas. Mas eles desobedeceram e o pecado entrou no mundo.
Gênesis 3:7 e 8 – "...."
Em geral, quando Deus chegava eles ficavam contentes em receber o seu Pai Celestial. Mas desta vez eles se esconderam Por que? Pelo mesmo motivo que uma criança às vezes se esconde de seu pai. Esta criança que geralmente aguarda a hora da chegada do pai, um dia corre para se esconder. Durante o dia fez alguma coisa errada, e agora está com medo de enfrentar o pai.
Adão e Eva ficaram com medo. Adão disse:
Gênesis 3:10 (ú.p.): "Porque estava nu, tive medo, e me escondi."
Notemos o que Deus fez por eles:
Gênesis 3:21 – "Fez o Senhor Deus vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu."
A primeira morte no mundo. Enquanto Adão e Eva observavam, Deus pegou um cordeiro inocente, um animal que deveria ainda estar brincando e correndo no campo com os outros cordeiros. E este animal morreu para dar túnicas – cobrir a sua nudez – morreu por causa dos seus pecados! Este foi o início do sistema cerimonial. Daquele tempo em diante, dia após dia, ano após ano, o povo matou ovelhas sobre o altar.
Estes animais não tiravam os seus pecados. Mas quando o povo do Velho Testamento confessava os seus pecados sobre a cabeça de uma ovelha, mostrava fé num Salvador que ainda viria para tirar os seus pecados. A ovelha representava este Salvador.
No velho templo os sacerdotes matavam animais mostrando a sua fé no Salvador, que um dia morreria para salvar os seus pecados. Todos aguardavam o cumprimento das promessa de Deus que o Salvador viria para salvar o seu povo. Deus cumpriu a Sua promessa. Na hora certa no relógio de Deus, o Filho de Deus, o Filho de Deus veio a esta Terra.
Gálatas 4:4 – "...."
Jesus foi o Cordeiro. João Batista o reconheceu e disse:
S. João 1:29 – "...."
Naquele dia que Jesus deu a sua vida na cruz, aconteceu alguma coisa estranha no templo. O sacerdote ali com a faca levantada, pronto para matar o animal inocente – repentinamente deixou a faca cair! O animal escapou. O Cordeiro de Deis havia morrido. O véu do templo rasgou-se sem mãos.
S. Mateus 27:50, 51 – "...."
Nunca mais seria necessário matar animais. Aliás, seria uma falta de fé. Seria mostrar descrença no fato de que Jesus morreu. Seria como se falasse: "Ainda estou esperando a vinda de um Salvador. Estou matando este animal para mostrar que aguardo a vinca do Salvador.
Colossenses 2:14 – "...."
Alguma coisa mudou ali na cruz. Que mudou? A salvação? Não seria possível! Há somente rim meio de salvação – é Cristo Jesus!
Heb. 13:8 "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente."
A salvação de Cristo alcançou todas as pessoas de todas as épocas. O livro de Apocalipse fala no Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo. Não podemos crer que Deus tem dois planos de salvação. Não podemos crer que Deus mudou.
Sabemos que muitas pessoas estão dizendo: "No Novo Testamento estamos salvos pela graça; no Velho Testamento a salvação foi pela Lei."
Ou dizem outros: "Os judeus se salvam pela lei; os gentios pela fé."
Deus é justo e dá a mesma oportunidade a todos. A lei nunca salvou ninguém!
Notemos a maneira como Abraão foi salvo; e como Davi foi salvo.
Romanos 4:3 e 6"Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça." "E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça,  independentemente de obras."
O judeu não tem um plano diferente? Vamos ler:
Gálatas 3:28 "Destarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."
A salvação nunca mudou. Somos salvos pela graça, pela £e no sangue de Jesus. A lei não salva, não pode salvar! Ela nunca foi feita para salvar!
Alguns ensinam que Deus deu uma lei, depois viu não era boa, e retirou esta lei. Nosso Deus é sábio, Ele nunca se enganou! Precisamos cuidar para não confundir a lei cerimonial – o sistema de sacrifícios que foram dados para lembrar a promessa de Deus – a vinda do Messias – com a lei moral dos 10 Mandamentos.
Notemos algumas diferenças entre estas duas leis.
LEI MORAL                                      LEI CERIMONIAL

Foi escrita por Deus em tábuas     Foi escrita por Moisés num livro
de pedra (Êxo. 31:18).                  (Deut. 31:24).
É eterna (Sal. 89:34).                    Foi provisória (Col. 2:14).
Não foi destruída na Vinda de      Foi abolida na cruz (Efés. 2:15).
Cristo (Mat. 5:17).
Mostra o pecado (Rom. 3:20; 7:7).   Veio como resultado do pecado (Lev.3:7)


Quantas pessoas estão dizendo que o velho concerto tinha lei, e o novo não tem. Não acharam este ensinamento nas Escrituras.
Notemos alguma coisa sobre os dois concertos.
No velho testamento a ovelha morreu pelo seu pastor.
No novo concerto o pastor morreu pela ovelha.
Notamos que o novo concerto é mais velho do que o velho – existia antes.
O velho concerto entrou em efeito depois que o pecado entrou no mundo.
Mas o que é o novo Concerto? O que diz o Livro?
Jeremias 31:33 – "...."
Hebreus 8:10 – "..."
Notamos que o novo concerto ainda tem lei, mas não escritas em tábuas de pedra, mas sim no coração do crente.
A lei dos 10 mandamentos foi pregada na cruz? Que foi que Jesus disse?
Mateus 5:17-19 – "...."
Deus prometeu que não mudaria. Ele disse:
Salmo 89:34 "Não quebrarei o Meu concerto, não alterarei o que saiu dos Meus lábios."
Não somos melhores do que Abraão! Ele precisou obedecer – Deus não espera menos do que isso de nós!
Agora perguntamos: O que é pecado? A Bíblia tem a resposta.
I S. João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei."
A Bíblia diz que pela lei vem o conhecimento do pecado. Onde não há lei, não há pecado.
Jesus nunca deu licença para ninguém continuar em pecado. Lembra-se da história dá mulher que caiu em pecado? Quando os outros queriam condená-la Jesus escreveu com o seu dedo na areia. Os outros sumiram um após o antro ao ver os próprios pecados. Então Jesus disse: "Vai e não peques mais." Não disse que ela poderia continuar pecando. Ela foi salva pela graça – e depois, Jesus pediu obediência.
Não nos esqueçamos que se os 10 Mandamentos foram pregados na cruz, foram todos os 10! A lei dos 10 Mandamentos é uma única lei. Notemos o que disse S. Tiago:
Tiago 2:10 e11 "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto Aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei."
Se esta lei foi pregada na cruz, não seria necessário guardar nenhum dos mandamentos! Não seria mais pecado roubar! Não seria mais pecado matar, ou cometer adultério!
Ouvi um pregador afirmar: "Não guardo mais os 10 mandamentos porque foram pregados na cruz!" "Se eu os guardar mostrarei falta de fé no sacrifício de Cristo." "Se eu guardá-los, Cristo morreu em vão!"
Que falta de compreensão da missão de Jesus! Será que ele morreu para nos dar a licença de pecar? Não gostaria de ter esse pastor como vizinho! Teria que sempre trancar a minha casa pois para ele não é pecado roubar. Teria sempre que me proteger contra ele, porque matar também não é pecado. Para ele esta lei foi pregada na cruz! Eu também não poderia acreditar nas suas palavras, pois ele não quer guardar a lei, e para não guardar a lei ainda é obrigado a mentir! Teria que proteger a minha esposa contra ele, pois para não guardar a lei, ele precisa adulterar de vez em quando.
Eu digo com humildade, com respeito: Qualquer religião que pregar os Dez Mandamentos na cruz, é zombaria contra Deus! Jesus não morreu para nos dar licença de pecar, Ele morreu para nos livrar do pecado!
Certa senhora estava assistindo a um jogo de tênis. Mas ela não compreendia as regras do jogo e exclamou: "Por que não tiram a rede? Só atrapalha os jogadores. A bola sempre bate na rede. Deveriam tirar a rede para que o jogo ficasse mais fácil!"
Mas que seria o jogo som a rede? Ela não compreendeu o jogo! E quem tirar a lei de Deus do caminho cristão também não compreende o plano da salvação!
A pessoa que fala que esta lei é dos judeus também não estuda muito a Palavra de Deus. Muito antes de existir Judeu, a lei de Deus estava em vigor. A Bíblia fala que Abraão guardava a lei.
2.500 anos antes que existisse o primeiro judeu, foi pecado para Eva cobiçar o fruto proibido. Foi pecado para Caim matar seu irmão. Foi pecado a serpente mentir!
Somos salvos pela graça – como também Abraão foi salvo. É o único meio de salvação!
Romanos 3:31 "Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes estabelecemos a lei."
A lei não pode salvar. Nunca podia salvar! Não foi feita para salvar!
S. Tiago 1:23 "Porque se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural."
S. Tiago diz que a lei de Deus é um espelho. O espelho não limpa. Olhando no espelho podemos ver se o rosto está sujo. Mas depois de olhar, a sujeira ainda está lá. O espelho não limpa a sujeira. Vamos então quebrar o espelho? Não, o espelho fez o seu trabalho, agora precisamos de sabão para nos lavar.
A lei nos mostra o que é pecador. Mas a lei não nos lava do pecado. Então vamos quebrar a Lei? Ou vamos usar a Lei para a finalidade que Deus a deu: para ver o que é pecado, para nos basear – e depois vamos aceitar o sangue de Jesus para nos lavar deste pecado.
Continuaremos a pecar? E depois?
Um pregador um dia nos falou assim: "O senhor é maldito pois está debaixo da lei." Ele me leu as palavras de Gálatas 3:10"Todos quantos, pois, são das obras da lei estão baixo da maldição (...)".
Eu era jovem e não conhecia esse texto, más estranhei o fato que ele parou no meio do versículo Ao ler a segunda metade do verso, o texto se tornou claro: "Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las."
Quem é maldito? Aquele que não fizer o que está escrito na lei. É ele que está debaixo das obras da lei!
Conta um evangelista que um dia estava dirigindo o seu carro num estrada grande da América do Norte. De repente, quando menos esperava, apareceu um guarda que o mandou parar. Avisou-lhe que ele estava correndo demais. Havia quebrado a lei. Foi chamado ao julgamento. Com que vergonha foi responder ao processo! Junto com outros criminosos teve que responder ao juiz pela transgressão da lei. Ele estava debaixo das obras da lei.
Quando o Juiz o libertou e perdoou, ficou muito aliviado. Agora estava desfrutando a graça do juiz. Não mais debaixo da lei, mas agora salvo pela graça. Seria lógico sair de lá e correr mais do que antes?
"Agora estou debaixo da graça do Juiz, fui perdoado, agora posso fazer como quero!" É este o raciocínio de muitos cristãos!
Mas por que tantos argumentos para quebrar a Lei de Deus? Por que tanta vontade de desobedecê-Lo? Jesus disse:
S. João 14:15 "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos."
Um dia alguém me disse: "Estou salvo pela graça. Amo ao Senhor, e é isso que me basta. Não é necessário guardar a lei."
Queria ler um texto para ele, mas não tive coragem. A Bíblia é muito franca. Fala a verdade sem medo! Eu não tenho coragem de chamar alguém de mentiroso. Posso causar uma briga! Mas a Bíblia não teia medo. E se alguém se ofender com as seguintes palavras, deve se lembrar que não sou eu que estou falando, é a Bíblia:
I São João 2:4 "Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade."
Se eu disser que ano muito a minha esposa, mas vivo maltratando-a, espancando-a, vocês crerão nas minhas palavras? Ou me chamarão de mentiroso?
Certo namorado escreveu uma carta para a sua namorada. Escreveu assim: "Eu te amo querida, mais do que qualquer coisa no mundo. Você é tudo para mim. Farei qualquer coisa por você. Estaria disposto a nadar através do Atlântico só para vê-la por alguns minutos. Estaria pronto a sofrer, sim, até a dar a minha vida por você."  Ele termina a carta, e então escreve embaixo: "P. S.  Vou visitá-la amanhã – se não chover!"
Quantas pessoas mostram esse tipo de amor para com Deus. "Eu te amo, mas não me peça sacrifício."
Notemos o que disse a Palavra de Deus em:
Provérbios 28:9 "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei até a sua oração será abominável."
Mas não posso ter a vida eterna sem obedecer a lei?
Um moço fez a mesma pergunta a Jesus. A resposta foi:
Mateus 19:17 "Respondeu-lhe Jesus: Por que Me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos."
Alguém vai dizer que Jesus não estava se referindo aos 10 mandamentos. Parece que o moço levou a mesma impressão, pois quando Jesus disse: "Guarda os mandamentos", ele perguntou: "Quais?" E Jesus respondeu citando cinco dos 10 mandamentos.
Mateus 19:18, 19 "...."
Pode haver alguma dúvida ao que Ele estava Se referindo? O jovem perguntou a qual lei Ele estava Se referindo – e como resposta, não repetiu a todos os mandamentos, mas simplesmente citou alguns para responder à pergunta.
O salmista amava a lei de Deus. Ele disse:
Salmo 19:7 "A lei do senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices."
Os líderes religiosos sempre compreenderam que a lei moral dos 10 mandamentos são preceitos de Deus para nosso tempo.
João Wesley, grande líder metodista disse: "A cédula que era contra nós nas suas ordenanças, o Senhor nos tirou cravando-a na cruz. Mas a lei moral dos l0 mandamentos Ele não tirou. A lei moral tem fundamento diferente ao da lei cerimonial. Todas as partes desta lei precisam permanecer em vigor para todas as pessoas em todas as épocas." (Sermons on Several Occasions – Sermon XXV).
João Calvino, presbiteriano, disse: "Não podemos imaginar que a vinda de Cristo nos livrou da autoridade da lei, pois é a regra eterna da vida santa e precisa ser tão eterna como a justiça do próprio Deus." (Commentary on the Harmony of the Gospels, Vol. 1, pág. 277).
O Manual da Igreja Batista disse: "Nós cremos que a lei moral de Deus é regra eterna do seu governo moral."

Assim pode-se ver que não estamos sozinhos em nossa posição de aceitar a lei de Deus como é apresentada na Palavra de Deus. Muitas outras igrejas também concordam conosco nas suas doutrinas.
Dou graças a Deus que nosso Deus não muda – Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Um velho pescador estava morrendo. Alguém lhe perguntou: "Você tem certeza da salvação?" Ele perguntou: "Aquela rocha no outro lado ainda está no seu lugar?" "Sim", foi a resposta. "E aquela montanha ainda está?" "Ainda está."
"Então tenho a certeza, pois a Bíblia disse:
Isaías 54:10"Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da Minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti."