O  TEXTO  PERDIDO

Todos procuram o bem-estar e a felicidade como o tesouro mais precioso. Porém o homem sente falta de segurança e medo. Por isso tanta superstição.
Será possível, por exemplo, que o número 13 traz falta de sorte? Em alguns hotéis não existe o 13º andar, pelo menos não existe um andar com esse número. Seria difícil alugar o 13º andar por causa da superstição do povo. Depois do 12º andar vem o 14º. E tantas pessoas têm medo do n.º 13 que muitos hotéis não têm quarto n.º 13.
Um amigo nosso, comprando passagens de avião para América, sempre exige a fila de poltronas com o n° 13. Assim ele tem a certeza que será a última fila que se lotaria, e em geral viaja sozinho – podendo dormir na viagem.
Algumas pessoas ficam muito preocupadas se um gato preto atravessar o seu caminho. É um sinal de calamidade! Ou se quebrar um espelho, isso trará má sorte!
Quando uma pessoa supersticiosa sofre uma calamidade, procura um trevo de 4 folhas ou uma ferradura.
Muitos acreditam na influência dos astros.
Um cristão foi abordado por uma cigana que disse: "Posso ler o seu futuro." "Não é necessário", disse ele. "Já conheço o meu futuro. Do passado, sei que Deus me perdoou os pecados. Do presente, sinto-me feliz a seu serviço. Do futuro, sei que um dia irei para o Céu a fim de ver a glória de Deus. Que sorte melhor posso desejar?
Não podemos nos basear em opiniões, idéias, ou superstições. O mundo está cheio de teorias, filosofias, religiões! Mas é a nossa meta apresentar somente a verdade.
Às vezes a verdade não é popular. Às vezes é difícil apresentá-la! Mas não podemos esconder a verdade!
S. Lucas 19:40 "E respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que se estes se calarem, logo as pedras clamarão."
Não podemos nos basear em opiniões, nem com as coisas que a maioria aceita. Nós nos baseamos nas palavras do carpinteiro de Nazaré, o Filho do Deus vivo. Estas palavras achamos no seu livro, a Bíblia, o fundamento da religião. Se não encontramos a doutrina neste livro não podemos aceitá-la. Chegamos à conclusão que é simples teoria, filosofia ou superstição.
Ontem à noite conversamos sobre o dia de descanso na Bíblia. Lemos que na Criação, Deus descansou no 7° dia, abençoou e santificou esse dia. Durante o tempo do Velho Testamento os seguidores de Deus guardavam o sábado. Passamos para o Novo Testamento e vimos que Jesus também guardava o sábado. O apóstolo S. Paulo tinha também o costume de guardar o sábado. Jesus mandou o Seu povo guardar esse dia 74 anos depois do seu tempo – no tempo da destruição de Jerusalém. No Céu vamos guardar o sábado!
Então perguntamos: Por que é que quase todos os cristãos guardam o domingo? A Palavra domingo não se encontra na Bíblia, Porém existem 9 referências ao primeiro dia da semana na Bíblia.
Vamos ler todas essas referências, para ver se achamos um único texto Bíblico que nos dá a idéia de guardar o domingo.

1° TEXTO: Gênesis 1:5 – "...."
Nada diz aqui que devemos guardar o domingo! Simplesmente fala que foi o primeiro dia da Criação É a única referência no Velho Testamento que se refere ao 1º dia da semana.

2° TEXTO: Mateus 28:1 – "...."
3° TEXTO: Marcos 16:1 – "...."
4° TEXTO: Marcos 16:9 – "...."
5° TEXTO: Lucas 24:1 – "...."
6° TEXTO: João 20:1 – "...."
7° TEXTO: João 20:19 – "...."
Aqui há uma reunião. Alguns dizem que foi uma reunião em honra da ressurreição. Impossível! Os discípulos não acreditavam na ressurreição ainda. Como estariam celebrando um acontecimento no qual ainda não acreditavam? Mas o texto diz claramente o motivo da reunião: "Com medo dos judeus." Foi este o motivo da reunião.
João 20:26"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-Se no meio deles e disse: Paz convosco."
Aqui estão eles mais uma vez com as portas fechadas, mais uma vez com medo dos judeus. Esta vez Tomé estava com eles. Ainda não há nenhuma indicação que foi dia sagrado, que a santidade do sábado foi mudada para o domingo.

8° TEXTO: O Coríntios 16:2 – "...."
Notamos que não foi uma reunião pública ou coleta pública como alguns querem dizer. Diz a Palavra: "Cada um de vós ponha de parte, em casa" – por que? – "para que não se façam coletas quando eu for."
Diz aqui que devemos guardar o domingo? Ao contrário, estavam trabalhando para guardar a sua oferta para dar a Paulo.

9° TEXTO: Atos 20:7 – "...."
Aqui há um culto no primeiro dia da semana. O único mencionado na Bíblia! Ter um culto em um dia da semana, indica que este dia é santo? Absolutamente, não.
Notemos que o culto foi à noite. À noite do primeiro dia da semana nos tempos bíblicos seria sábado à noite. Quando Deus criou o mundo, não havia relógio – nem no tempo de Jesus ainda não existia – o homem se baseava. pelo Sol. O dia começava e terminava com o pôr-do-sol, e não à meia-noite! O primeiro dia da semana começou com o pôr-do-sol do sábado à noite. No pôr-do-sol do domingo à noite começou o segundo dia da semana, ou 2ª feira. (Levítico 23:32)
Esta reunião durou a noite inteira. Era uma reunião de despedida do apóstolo S. Paulo que ia viajar o dia seguinte. Quando terminou a reunião, bem cedo de manhã, ele andou 19 milhas, ou mais de 30 Km, a pé para pegar um navio e seguir a sua viagem.
Não é uma maneira um pouco estranha para guardar o domingo?
Alguém vai dizer que o fato que eles se reuniram para partir o pão tem significado. Mas notemos o que diz em :
Atos 2:46 – "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração."
Partiram pão todos os dias.

Assim chegamos ao fim dos textos que falam no 1º dia da semana, e ainda não achamos o texto perdido, o texto que nos manda guardar o domingo em honra à ressurreição, ou por qualquer outro motivo. Ainda não achamos o texto que diz que o dia que Deus santificou na Criação foi mudado, ou que este dia não é mais santo.

QUEM MUDOU O DIA?
Não foi Jesus. Ele disse:
Mateus 5:17 "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, vim para cumprir."
Se Ele disse que não mudou a lei, eu creio nisso!

Não foram os discípulos.
Em Atos 17 diz que era o costume de Paulo adorar no sábado. Se uma referência de uma reunião é argumento para guardar o domingo, é bom notar que Paulo guardou mais de 80 sábados que estão registrados no Novo Testamento. Notemos:
Atos 13:141 sábado
Atos 13:441 sábado
Atos 16:13 1  sábado
Notamos que aqui não havia judeu. A reunião não foi na sinagoga, mas ao lado de um rio, ao ar livre, e as pessoas que assistiram eram gentios.
Atos 17:2 3  sábados
Atos 18:4 e 11 – Todos os  sábados em 1 ½ ano ou 78 sábados.
Portanto, entre Atos 13 e Atos 18 temos uma total de 84 sábados que Paulo guardou depois da ressurreição.

A profecia de Daniel nos fala que um dia um poder tentaria mudar não somente a lei de Deus, mas também os "tempos".
Daniel 7:25 "Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo."
Sabemos que nos tempos Bíblicos o sábado foi guardado. Não pode haver dúvida sobre isso. Por quase 300 anos os cristãos guardavam o sábado.
Os pagãos desde os tempos antigos adoravam o Sol, e guardavam o dia do Sol, Domingo – Sunday, em inglês, Sonntag, em alemão – que quer dizer dia do Sol.
O imperador Constantino, procurou unir o paganismo com o cristianismo. Para facilitar à entrada de adoradores do Sol na igreja cristã, ele baixou um decreto aceitando certos costumes, incluindo a guarda do domingo.
A Igreja Católica mudou o dia oficialmente. Se quiser saber alguma coisa sobre a Inglaterra, a melhor maneira é procurar um inglês e receber a informação direta. A melhor fonte de inform8qão sobre a Rússia não seria um americano. Ele teria preconceito. A melhor fonte de informação sobre a Igreja Católica, é a própria Igreja.
Lemos no Catecismo Católico pelo Reverendo Peter Geierman – este catecismo recebeu a bênção do Papa Pio X em 25 de janeiro de l940.
Pergunta: "Qual é o dia de descanso?"
Resposta: "O dia de descanso é o sábado."
Pergunta: "Por que observamos o domingo, em vez do sábado?"
Resposta: "Observamos o domingo no lugar do sábado porque a Igreja Católica no Concílio de Laodicéia (336 A.D.) transferiu a solenidade do sábado para o domingo."
Outro padre, Doutor de Divindade, do Colégio do Douau , França, Reverendo Henry Tuberville, escreveu no seu livro de perguntas e respostas:
Pergunta: "Como podeis provar que a Igreja possui poder de ordenar festas e dias santos?"
Resposta: "Pelo próprio ato da mudança do dia de descanso para o domingo, a qual todos os protestantes aceitam; e portanto contradizem-se positivamente, observando estritamente o domingo, e violando a maioria dos outros dias de festa ordenados pela mesma igreja."
Catecismo Doutrinal, Rev. Stephan Keenan, pág. 174.
Pergunta: "Tendes outra qualquer maneira de provar que a Igreja   tem poder de instituir festas por preceito?"
Resposta: "Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos – não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana pelo do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística."
Por isso o Padre Enright de Des Moines Iowa, ofereceu 1000 dólares para qualquer pessoa que pudesse mostrar um texto dizendo que devemos guardar o domingo – e até hoje ninguém recebeu este dinheiro.

Referências protestantes:
PresbiterianosTratado de Teologia de Dwight,Vol. IV, p. 401: "O sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura e não era pela igreja primitiva chamado o sábado."
Congregacionalistas: "Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão." Mode and Subjects of Baptism - Fowler.
Episcopais: "A festa do domingo como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina; longe deles e da primitiva igreja apostólica transferir para o domingo as leis do sábado." The History of the Christian Church, Neander – pág. 186.
Metodistas: "É certo não haver mandamento positivo para o batismo infantil. Tão pouco o há para santificar o primeiro dia da semana." Theological Compend, James M. Campbell & Co. Ver. Amós Binney, pág. 180, 181.
Luteranos: "A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja." Augsburg's Confession of Faith, citado em Cox's Sabbath Manual, pág. 287.
Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista. Discurso novembro de l893:
"Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia dá semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções.
"Sinceramente desejo de informação sobre esse assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registro de uma mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não! Não existe prova escriturística da mudança da instituição do sábado do sétimo dia para o primeiro dia da semana. É claro que sei perfeitamente ter o domino entrado em uso como dia religioso na primitiva história cristã, o que sabemos através dos país da igreja e de outras fontes.
"Que pena porém que ele nos venha assinalado com a marca do paganismo e batizado com o nome do deus do Sol, e em seguida adotado e sancionado pela apostasia papal e legado ao protestantismo como uma doação sagrada."
Agora precisarmos escolher. Deus diz: "Lembra-te do dia do sábado para o santificar. A Igreja diz: "Guarde o domingo."
Qual será a nossa escolha?
S. Pedro disse:
Atos 5:29 "Então Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes importa obedecer a Deus do que aos homens."
Jesus disse:
João 14:15 "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos."
Mateus 15:19 "Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens."
Um missionário foi para a Índia, e ali ao lado do Rio Ganges, o rio sagrado ele viu uma senhora com duas crianças, uma doente e outra cheia de vigor e saúde. Ele conhecia os costumes daquele povo e percebeu que essa senhora estava planejando sacrificar uma das suas crianças ao rio sagrado. Ele faiou com ela, procurando explicar que não seria necessário um sacrifício tão grande. Explicou que Jesus já se sacrificou por nós e podemos aceitar o seu sacrifício para a nossa salvação. Mas notou que não estava conseguindo convencê-la - e para não ver a terrível cena que se seguiria, ele se afastou daquele lugar.
No dia seguinte estava ele andando nas ruas da cidade quando se encontrou com aquela senhora, agora com uma só criança. Havia jogado a outra no rio. E a criança que estava com ela, era a criança doente! Perguntou ele: "Se a senhora achou necessário fazer este sacrifício, porque não jogou a criança doente, para ficar com a outra que era forte?"  A resposta foi: "Em nossa religião é costume dar somente o melhor que temos."

Se o pagão está disposto à fazer tantos sacrifícios para seguir a seu Deus, nós que somos cristãos faremos menos para Aquele que disse:
"Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos."