QUEM  FEZ  O  DIABO

Conta um evangelista que por anos morou no Estado de Massachusetts, perto de uma base aérea muito grande. Um dia um dos pilotos estava voando numa altura muito grande, quando surgiu dificuldade no seu avião. Resolveu saltar, mas o seu pára-quedas não abriu. O seu corpo foi tão quebrantado que quase não havia osso que não estivesse quebrado – não dava para reconhecer mais este homem.
O evangelista visitou o lar do pai deste rapaz. Esse pai disse: "Como o senhor pode falar em um Deus de amor? Se Deus tivesse amor não teria permitido que isto acontecesse ao seu filho!"
Num discurso contra Deus e contra a Bíblia, um incrédulo disse: "Se existir um Deus, e se eu me encontrar com este Deus, um dia, eu vou apresentar a ele um osso canceroso, e pedir uma explicação."
Hoje perguntamos, se Deus é amor, e a Bíblia diz que Ele é amor, se Ele é Todo-Poderoso, por que Ele permite o sofrimento?
Procuraremos dar uma resposta pela Palavra de Deus. É esta a nossa base – muitas pessoas vão longe para não aceitar a Palavra de Deus. Acham que a Ciência é contra a Bíblia. Posso dizer que todos os cientistas não são ateus. Conheço cientistas com muito estudo que têm fé em Deus e na Sua Palavra.
Platão disse: "Para crer em Deus, basta erguer os olhos ao Céu."
Por que olhar para o Céu? Pelo mesmo motivo dado por:
Isaías 44:26 – "...."
Jó 9:9 – "...."
Podemos ver a Deus olhando para o Céu numa noite estrelada.
O próprio Voltaire, declarado ateu, inimigo da Bíblia, que dedicou a sua vida para provar que não existe Deus, fez a seguinte declaração:
"Eu estava esta noite meditando, estava absorvido na contemplação da Natureza. É preciso ser cego para não ficar deslumbrado com este espetáculo. É preciso ser estúpido para não reconhecer seu autor. É preciso ser louco para não O adorar."
Achamos que nossa terra é muito grande. Quem viajou muito nesta Terra sabe que existe distâncias enormes. Mas o Sol é um milhão e trezentas vezes maior do que Terra. E a energia do sol é uma coisa que não podemos imaginar. Tem um calor de 60.500 graus centígrados.
O cientista William Barton disse: "A fonte da energia do Sol, o processo pelo qual ele mantém o seu calor, há muitos anos tem sido objeto de especulação."
Não resta dúvida que o calor do Sol não resulta de simples combustão. Alguma coisa mais deve mantê-lo em atividade. Ao redor do Sol, a família planetária gira em harmonia perfeita ligada com os laços fraternais de gravidade.
Em comparação com outros astros, o nosso Sol é pequeno. A estrela Vaga, por exemplo, é 12 milhões de vezes maior que o Sol. Mas em comparação com Beteljausa, Vega e pequena, pois Beteljausa é 27 milhões de vezes maior do que o Sol.
Precisamos concordar com Voltaire, e com William Barton, quando disseram que tudo isto precisa de um autor. Não seria possível este Universo, incluindo o nosso sistema solar, aparecer e continuar sem autor e sem uma mão guiadora!
Foi Couvier que disse: "Moisés deixou-nos uma cosmogonia cuja exatidão se verifica de maneira admirável de dia para dia."
Laparente disse: "Se ou tivesse que resumir em 40 linhas as aquisições mais autênticas de Geologia, copiaria o texto de Gênesis, isto é, a história. do mundo tal qual a traçou Moisés."
Ampère disse: "Ou Moisés tinha um conhecimento mais profundo do que nós em nosso século ou foi inspirado."
Todos os cientistas não estão contra a Bíblia. Eu, junto com muitos deles, tenho fé na Bíblia e na história da Criação.
Agora entramos num dilema. Muitas pessoas nos ensinam que não existe Deus. Dizem eles que o mundo se formou por si mesmo, sem a Mão de Deus. Podemos aceitar essas suposições, estas deduções que tantas vezes são menos científicas do que a Bíblia?
Posso crer que uma explosão numa tipografia resultou na impressão de rim dicionário? Ou é mais fácil pensar que o dicionário é o resultado de anos de trabalho e estudo?
Posso crer que o satélite com todas as suas partes delicadas, cada uma no seu lugar, foi o resultado de um furacão passando numa ponte de ferro velho? Ou é mais lógico pensar que homens com anos de estudo planejaram e montaram esse satélite?
Posso crer que a operação de um paciente foi um sucesso porque o globo de luz caiu sobre ele cortando no lugar certo? Ou é mais lógico crer que as mãos de um cirurgião trabalharam com muito jeito?
Será que um macaco batendo num teclado de computador daria por acaso acertar algumas palavras? Então por que ele não poderia escrevei um livro completo?
Se um caminhão descarregar tijolos de qualquer jeito, podem cair um em cima do outro de tal maneira que formem uma casa de 3 quartos?
É lógico pensar que este vasto e complexo Universo, com seus sistemas solares, com seus planetas em órbita, girando com precisão exata, se formou por acaso, por acidente, sem Autor? Creio no Autor da Criação! Deus criou o mundo. Deus criou o Sol, e os astros. Ele criou a grande Beteljausa e Veja. Beteljausa é enorme – 27 milhões de vezes maior que o Sol. Mas não foi a maior coisa que Ele criou.
Aquela criança pequena criada por Deus, tão pequena em comparação com Beteljausa, também foi feita por Deus! A estrela é grande – a criança é pequena! Mas num certo sentido a criança é maior do que a estrela!
§  A criança pode pensar – a estrela não pode.
§  A criança pode amar – a estrela não pode.
§  A criança pode  escolher o seu caminho – não está num trilho, nem numa órbita.
§  A criança pode pecar para desobedecer a Deus – a estrela não pode.
Deus poderia ter feito um mundo sem a possibilidade de nele entrar o sofrimento? Fazendo o homem como a estrela sem possibilidade de desobedecer. Mas não haveria o amor! Seria uma obediência forçada!
Todo o pai quer o amor espontâneo do seu filho. Estou contente porque não sou máquina! A liberdade é a coisa mais preciosa que temos! Ninguém quer ser um pássaro numa gaiola.
Mas se Deus tivesse feito o mundo sem lei, não haveria pecado. A Bíblia disse que onde não há lei não há desobediência. Mas sem lei haveria confusão!
Não gostaria de viver num país sem lei! Alguém gostaria? Não teríamos mais liberdade? Creio que não!
Um homem na velha Europa sempre reclamava que ali não havia liberdade. Chegou o dia que ele esperava, e ele andou nas ruas de Nova York, todo alegre – com a sua nova liberdade. Encontrou-se com um cidadão na rua, e deu um forte soco no nariz dele. Ele logo chamou a polícia. O estrangeiro logo reclamou dizendo: "Aqui não há liberdade? Aqui não posso fazer o que eu quero? Por que estão querendo me prender?" O homem que 1ovou o soco, respondeu: "Meu amigo, não deve se esquecer que a sua liberdade termina onde começa o meu nariz!"
Liberdade não tem valor se não for a mesma liberdade para todos. E quando a minha liberdade começa a prejudicar uma outra pessoa, não é mais liberdade.
Algumas leis deste país me dão liberdade. A lei contra o roubo me protege. Não gostaria de viver onde não há lei contra assalto e roubo. Não teria paz e não teria liberdade!
Deus nos deu certas leis para o nosso bem.
O povo fala em quebrar a lei, mas realmente não quebramos a lei. É a lei que nos quebra! Tome por exemplo a lei da gravidade. Se deixar um objeto cair, vai para o chão. Se um homem pular de um prédio alto, vai cair. Se o prédio rol alto vai se machucar muito, ou até morrer. Não importa se este homem é rico ou pobre, justo ou ímpio, cairá da mesma maneira; e o rico que cair será tão morto como o pobre!
E se alguém pular e morrer, é Deus culpado, só porque é o Autor da lei da gravidade?  Dou graças a Deus porque Ele nos deu leis, e que Ele nos fez livres.
Mas ao fazer o homem livre, Ele teve que arriscar alguma coisa. Havia a possibilidade do homem quebrar a lei – ou ser quebrado por ela – e entrar eu dificuldades. Foi este o caminho que o homem escolheu.
Por que o sofrimento? Porque o homem entrou era rebelião contra Deus e contra as leis de Deus! Não pode haver pecado sem um pecador.
O pecado se originou num ser sobrenatural que quebrou as leis de Deus. Foi um anjo, o mais belo dos anjos, a quem Deus havia criado perfeito. Chamava-se Lúcifer. Disse a Palavra de Deus:
Ezequiel 28:14 e 15 – "...."
Mas ele ficou com orgulho. Ninguém gosta de pessoas orgulhosas. O relatório divino continua:
Verso 17 – "...."
Isaías 14:12 a 14 – "...."
Podemos ver o orgulho. Usou a 1ª pessoa 5 vezes nestes versículos:  Eu, Eu, Eu, Eu, Eu.
Porque aconteceu?  Não temos explicações. Encontrar explicação seria procurar justificar a rebelião. Mas ele não podia ficar no Céu.
Apocalipse 12:7-9 – "...."
Onde está ele agora?
Lucas 10:18 – "...."
Jó 1:7 – "...."
Ele está aqui na Terra. Ele é o responsável pelas dificuldades e sofrimentos desta Terra. Ele luta contra nós;0
Efés. 6:12 – "...."
Ele nos quer dar a idéia que Deus é culpado pelos problemas do mundo. Notemos a conversa que ele teve com Deus falando sobre Jó. Disse ele: "Estende, porém, a mão e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás só não blasfema contra Ti na Tua face" (Jó 1:11). Mas Deus não aceitou esta culpa. Ele colocou a culpa no lugar certo, dizendo: "Eis que tudo que tem está na tua mão" (Versículo 12).
Temos a tendência de culpar a Deus por todas as coisas que acontecem.
·        Quando alguém morre dizemos: "Deus o levou!"
·        Quando sobrevem a doença dizemos: Deus a mandou!"
·        Quando vem a tempestade ou furacão dizemos que também vem de Deus.
Lendo o contrato de um seguro para um carro, li a seguinte frase: "Contra incêndio, roubo, colisão e os atos de Deus". Quando perguntei o que queria dizer atos de Deus, fui informado de que se refere a terremoto, furacão, tempestade, chuva de pedras, etc.
Pensamos que Deus está superocupado, planejando tempestades, furacões, e terremoto e esquecemos de que Ele é o Autor do lindo pôr-do-sol, do arco-íris, da rosa, e das coloridas penas do pavão. Nossos filhos crescem ouvindo que Deus é um Pai bravo, pronto para castigar.

Certa mãe falava muito no castigo de Deus para seu filho: "Se não se comportar, Deus vai lhe castigar!" Ou: "Se não fizer o que eu lhe pedir, Deus vai ficar zangado com você." Uma noite na janta, o menino não queria tomar o seu leite. Mamãe insistiu, ameaçou, fez de tudo para convencer o menino mas ele se recusou. Finalmente, ela disse: "Se não quer me obedecer, vai para o seu quarto sozinho. Deus deve estar muito zangado com você!"
Ele foi sozinho para o seu quarto. Naquela noite veio um forte temporal, com muitos relâmpagos e trovões. A mãe ficou preocupada com o seu filho, que estava sozinho no quarto, e abriu a porta para ver se ele estava bem. O menino estava na janela vendo os raios, e ouvindo os trovões. Ela o ouviu dizer: "Mas tanto barulho, só por causa de um pequeno copo da leite!"
Vamos nos lembrar que Deus é um Pai de amor, e que é o Diabo unicamente o responsável pelo sofrimento.
Alguém disse: "Mas Deus é o responsável, pois foi Ele que criou o Diabo!" Não concordo. Deus não fez o Diabo. Ele criou um lindo anjo.
Encontramos um bêbedo deitado na calçada – todo imundo, feio. Alguém pode dizer: "A sua mãe não tem vergonha por ter dado à luz um filho tão feio e sujo!" Mas a mãe não é culpada! Ela não gerou um bêbado. Quando nasceu era um bebê doce e delicado! A mãe o ensinou nos bons caminhos mas ele não lhe obedeceu – ele mesmo se fez um bêbedo. A mãe não foi a culpada!
Assim, Deus não criou um Diabo! Ele criou um lindo anjo. Foi ele mesmo que se tornou Diabo. Mas Deus destruirá o Diabo.
Ezequiel 28:18 – "...."
Naum 1:9 – "...."
Naquele dia não haverá mais sofrimento, nem doença, nem morte. Estas coisas não estiveram dentro do plano de Deus, e um dia acabarão!
Deus é amor, e a vontade dEle não é que o homem sofra.
Um soldado incrédulo, desembainhou sua espada e olhando para o céu, exclamou: "Oh Deus, se existir um Deus, eu agora te desafio para uma luta mortal!" Enquanto ele estava esperando a resposta, viu um papel voando no ar. Ele pegou o papel e abriu, e viu 3 palavras escritas  nele: "Deus é amor".
Foi a resposta de Deus ao seu desafio. Deus tem a mesma resposta para você hoje.

S. João 3:16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna."