Consciência Cristã’ é o maior evento do gênero da América Latina

O Encontro para a Consciência Cristã é um evento que acontece anualmente na cidade de Campina Grande, no interior do Estado da Paraíba. Em 2010 aconteceu a 12ª edição do evento que é considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2011, entre os dias 2 e 8 de Março o evento completa 13 anos, com o tema “O Retorno ao Evangelho da Cruz”.

Durante sete dias de programação diária e intensa, cerca de 100 mil pessoas circulam pela Representação do Tabernáculo Bíblico, uma grande estrutura montada no principal espaço para realização de eventos da cidade, o Parque do Povo. Durante esse período, Campina Grande pode congregar um grande número de cristãos, das mais variadas denominações, de várias partes do Brasil.

A 12ª edição do Encontro para a Consciência Cristã superou todas as expectativas dos organizadores. O Evento que é realizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC tem como coordenador geral o pastor e Euder Faber, que também é presidente da VINACC.
Para o pastor Euder objetivo do evento é exaltar a pessoa de Jesus Cristo, edificar a Igreja, defender os princípios da fé cristã e propagar o evangelho. Além disso, a Consciência Cristã também tem forte envergadura social na cidade.

Como acontece
O Encontro Para a Consciência Cristã, que é um evento de característica interdenominacional, sem fins lucrativos ou político, busca proporcionar uma consciência cristã a sociedade, a edificação do Corpo de Cristo, bem como de promover o crescimento do indivíduo na sociedade e na família, segundo o seu coordenador geral.

Para atender a estes anseios, o Encontro promove uma gama de palestras e seminários que abordam os mais variados assuntos e vertentes intelectuais de forte influência social e no meio cristão. Esse ano o evento se superou no que diz respeito a promoção de conhecimentos.
A Consciência Cristã 2010 ofereceu ao seu público 21 eventos paralelos, entre seminários, painel, encontros de jovens, pais, crianças, palestras, entre outras realizações que aconteceram dentro da programação do evento. Além das sete ministrações que ocorriam a noite, durante as grandes concentrações noturnas, que atraiu milhares de pessoas e caravanas de vários pontos do país.

Foram realizadas também 91 palestras dentro dos eventos paralelos que aconteceram pela manhã e a tarde na Central de Palestras, uma ampla área com 10 ilhas, cada uma com capacidade para cerca de 300 pessoas sentadas. Além da central de palestras, o Centro Cultural, o Teatro Rosil Cavalcanti e o auditório do Centro da Jovem, espaços localizados no complexo do Parque do Povo foram também usados para a execução das atividades do Encontro.



Temas abordados
Entre os temas abordados no Encontro para a Consciência Cristã podemos destacar: Dependência Química, Sexualidade Sadia, Família Sadia, inclusive, os eventos paralelos que debateram esses assuntos tiveram salas de aconselhamento. Os participantes que enfrentavam algum problema relacionado poderam receber conselhos de profissionais especializados no assunto.

Ao final das preleções de tais temas foi visto uma grande procura de pessoas que tinham um desejo de compartilhar seus problemas com alguém mais experiente, porém não encontravam e o Encontro para a Consciência Cristã proporcionou isso.

Um dos mais esperados palestrantes, o missionário Joide Miranda, que abordou a questão da sexualidade sadia se surpreendeu com a procura de pessoas em busca de conselhos para entender e lidar com conflitos e algum transtorno sexual. O missionário Joide já tem uma ampla experiência em ministrar esse assunto, onde na verdade ele compartilha a história de sua vida, relatando sua experiência homossexual, sendo ele um ex-travesti.

O palestrante, que já teve experiências homossexuais assegura que “quando o indivíduo tem um encontro real, geral e genuíno com o Senhor Jesus, ele sem dúvida alguma terá a sua vida transformada”.

Depois de convertido em uma igreja evangélica, Joide abandonou o mundo homossexual. Hoje, casado com Edna Miranda, que também ministra palestras sobre o assunto, o missionário Joide procura ajudar a pessoas que vivem na mesma vida que outrora ele viveu.

“A igreja precisa despertar para encorajar as pessoas a testemunharem e expor acerca desses assuntos, somente expondo os seus conflitos sexuais o indivíduo poderá receber ajuda e orientação necessária para conseguir superar esse transtorno”, ressaltou Joide, que também afirma que a sexualidade ainda é um tabu nas igrejas evangélicas.

Entre outras vertentes que tiveram enfoque na Consciência Cristã destaca-se Evolucionismo e Criacionismo, abordado pela maior autoridade no assunto no país e reconhecido internacionalmente, o professor e físico Adauto Lourenço, Ideologia Queer, Aborto, Políticas Públicas, Estratégias da Nova Ordem, Mídia, Missão, Espiritualidade Cristã, Evangelização, Sincretismo Religioso, Seitas, Teologia, Filosofia, Louvor, Adoração, Igreja Perseguida, Fé, Ciência, Capacitação de Lideranças, entre outros temas não menos importantes.

Preletores
Para a 12ª edição do Encontro, a VINACC convidou o maior número, em todas as edições do evento, de homens se mulheres de gabarito reconhecido no meio evangélico e secular, foram 33 preletores que trouxeram para Campina Grande os seus conhecimentos para ser compartilhados gratuitamente com o numeroso público que se fez presente no Encontro.

As ministrações noturnas ficaram a cargo de sete experientes homens que a cada noite levava o público a uma reflexão sobre a realidade da Igreja de hoje e as dificuldades de manter a sua essência no chamado mundo pós-moderno.

A abertura da Consciência Cristã 2010 teve como primeiro preletor o pastor Antônio Carlos – ONG. Rio de Paz/RJ, sendo sucedido nas outras noites pelos pastores Hernandes Dias Lopes – IPB/ES, Aurivan Marinho – IC- Recife/PE, Estevam Oliveira-1ªIB –JP/PB, Paulo Solonca – 1ª IB/SC, Luiz Sayão – IBNU/SP e se encerrou com a pregação do pastor Edison Queiroz -1ªIB – STO. André/SP

Quem ajuda a realizar
Para realizar o Encontro para a Consciência Cristã, a VINACC conta com o apoio de mais de 75% das igrejas evangélicas da Paraíba, representadas pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e no Exterior – OMEBE/PB, e da Associação dos Pastores Evangélicos do Estado da Paraíba – APEP, além de várias entidades evangélicas de todo o país.

O Estado da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Campina Grande são fortes incentivadores do evento, esses órgãos também contribuem para a realização do Encontro.

Novidades da Consciência Cristã 2010
A Consciência Cristã 2010 foi de acordo com os organizadores a maior edição do evento. As expectativas de público, palestras foram todas superadas. Para alcançar esse nível, a produção do evento este ano também foi maior. Foi realizada uma série de investimentos em toda execução do Encontro, que foi cheio de novidades.

Esse ano, o Encontro trouxe de novo uma série de melhorias, como o monitoramento eletrônico em toda área do Parque. Foram instaladas 20 câmeras, proporcionando assim uma maior segurança para os participantes, apesar de em todos esses anos nunca ter sido registrada nenhuma ocorrência no evento segundo a organização.

Outra novidade foi o acesso a gratuito a Internet, através de um terminal Wireless que foi montado no Parque do Povo durante os sete dias do Encontro. As pessoas que levaram seus computadores portáteis poderão conectá-los gratuitamente a rede.

A Consciência Cristã 2010 foi transmitida pela internet. Foram realizadas duas transmissões, um via rádio online e uma via TV online. A rádio Trans Mundial, que é conhecida em todo Brasil e o site Top Gospel foram fizeram essa transmissão. Além desses, alguns sites de notícias da cidade e o próprio site da VINACC, que é o www.vinacc.org.br também transmitiu as sete concentrações noturnas do Encontro.

A representação do Tabernáculo Bíblico teve uma ampliação esse ano, passando de 3.600 para 5000 metros de área utilizada. O local, que comportava em média 7 mil pessoas foi lotado todas as noites.

A Consciência Cristã já realiza há oito anos o Encontro para a Consciência Cristã Kids, o qual também trouxe novidades, foi montado um espaço com brinquedos para atividades com as crianças, como também aconteceu o Primeiro Encontro para Pais e Mães Kids.

A Consciência Cristã Kids também surpreendeu em público. Durante todo o evento, a Pirâmide do Parque do Povo, onde aconteciam as atividades do Kids ficava lotada. Na última noite do evento, cerca de 1500 crianças marcaram presença no encerramento do Encontro infantil.

Importância Social do evento
O Encontro para a Consciência cristã promove um enriquecimento do indivíduo e contribui para sua formação dentro da sociedade e da família, através de palestras, seminários, workshops, debates e uma seleta lista de apresentações musicais.

Segundo os órgãos responsáveis, como a CDL e o Sindcampina, a Consciência Cristã também gera emprego e renda na cidade no período do Carnaval, onde geralmente o movimento comercial cai por conta do feriado e um grande número de pessoas viajarem para outras cidades. Porém, com o evento comércio e a rede de hotelaria da cidade são aquecidos, tendo em vista o grande fluxo de pessoas que vem para participar do evento, inclusive caravanas de outras cidades do país inteiro.

O Encontro para a Consciência Cristã atrai turistas de diversas partes do país, provando que o evento vai além do contexto paraibano e regional, mas é uma realização que tem alcance nacional e até mesmo mundial, sendo considerado inclusive o maior evento do gênero da América Latina. A diversidade de temas abordados pelas palestras promovidas durante o evento é um dos principais motivos que atrai os visitantes. fonte consciência cristã