História da AD Sousa na Paraiba




Há muitos anos, quando Sousa ainda estava em crescimento, Deus impulsionou alguém a vir a esta Cidade. Sousa interior da Paraíba, lugar onde a seca impera, onde o clima é quente e seco, embora sadio.

Lugar onde havia muita incredulidade e superstições, onde muitos preferiam ficar com a religião dos pais do que aceitar o sacrifício de Cristo na Cruz, mas foi aqui mesmo que corações endurecidos foram fertilizados pela palavra de Deus, a boa semente, e produziu frutos.

Tudo começou quando no dia 29 de abril de 1958, chegou a esta cidade, vindo de outra cidade vizinha o casal: Francisco Pereira Andrade e Nazinha Andrade, e para dar assistência a esses irmãos, o Pastor Artur Barreto da Cidade de Cajazeiras vinha uma vez por mês a Sousa.

E devido às dificuldades, foi designado que o próprio irmão Francisco Andrade dirigisse os cultos até que o Senhor providenciasse um Pastor.
No dia 03 de junho do mesmo ano, a esposa do irmão Francisco pediu autorização para iniciar o Circulo de Oração na sua própria casa, onde todos os trabalhos eram realizados. Começou com 3 (três) pessoas: o casal e uma enteada da irmã Nazinha por nome Luzinete. Era sempre visitado por uma irmã Maria do Céu (amiga do casal). E Jesus sempre falava que iria salvar e batizar com Espírito Santo, e tem se cumprido. Depois passou a ser dirigido pela esposa do Pastor. Teve como dirigentes as irmãs: Nazinha, Toinha, Odete Mesquita, Maria Fernandes Pimenta, Maria Fernandes (Irmã Pedoca), Serevina, Rita Morais, Gilda Araújo, Maria Nogueira, Irmã Carmelita, Lindacy e Julita (atual).

No dia 20 de agosto de 1961, o Pastor Antonio Petrolino dos Santos que era o Pastor Regional, trouxe o Pastor João Camilo de Oliveira e o empossou como o Pastor da Igreja, mesmo sem um templo construído.

Com a chegada do Pastor os trabalhos passaram a ser dirigidos num salão, localizado a Rua: D. Pedro II, onde Deus continuou abençoando.

Logo Deus colocou no coração do Pastor o desejo de construir um templo, onde pudesse melhor abrigar os crentes. Não foi fácil, mas todos com o mesmo desejo começaram a trabalhar com fé e ação, e lançaram a pedra fundamental, onde o irmão Antonio Andrade teve uma participação especial.

Os irmãos que iniciaram a obra foram: Francisco Andrade, Antonio Andrade, Antonio Augusto, Antonio Nogueira, João Vicente, João Paulino, Aluízio, Milton, o Dr. Emanuel Medeiros, o próprio Pastor João Camilo que trabalhou como servente e outros. E como patrocinador maior o irmão Jonas Pereira de Oliveira (novo convertido na época) que era industriário e comerciante nesta Cidade.

A parte de alimentação dos trabalhadores, ficava por conta das esposas dos irmãos. Tudo com dificuldade, mas nada sem amor. Num clima de alegria e agilidade, Deus abençoava cada vez mais.

Depois de tudo pronto, foi marcada a inauguração, esta realizada dia 28 de outubro de 1962 com a presença de Deus e de vários irmãos inclusive do Pastor Regional (Antonio Petronilo dos Santos).
Abaixo vê-se duas fotos da Igreja Assembleia de Deus em Sousa, tiradas recentemente:
 
Na ocasião da inauguração, houve o batismo nas águas de alguns irmãos, que residiam à fazenda Poço-de-Pedra, onde o evangelho já havia alcançado. Lá, o evangelho foi bem divulgado, tanto pelos irmãos de Sousa como pelo irmão Francisco Henrique que vinha a cavalo de um sítio chamado Retiro.

Muitas almas foram alcançadas, só num dia, 10 pessoas aceitaram a Jesus como Salvador, a pregação foi feita pela Jovem Rute Carvalho onde Deus usava tremendamente. A partir deste dia resolveram dirigir os cultos na residência do irmão José Andrade que morava na Fortuna (sitio vizinho a Poço-de-Pedra) o dirigente era o irmão Francisco Henrique, depois foi construído um templo no Sito Poço-de-Pedra. Vejamos alguns Crentes deste Sítio: Antonio Holanda, Antonio Augusto, Luiz Henrique, José Andrade, e a Família Nogueira, que vieram no ano de 1964 morar em Sousa-PB.

Na foto ao lado/abaixo está o Pastor Antonio Petronilo, ministrando o batismo do irmão AntonioNogueira, sua esposa a irmã Raimunda Nogueira, e duas filhas Maria Nogueira e Francisca Nogueira.
Na foto ao lado direito e acima vê-se o Pastor João Camilo.
Neste mesmo dia foi batizada também a irmã Francisca Magalhães que até hoje serve a Deus nesta igreja.
Atualmente a Assembleia de Deus em Sousa continua investindo fortemente em evangelização e anualmente são realizados batismos em águas.
O Batismo em Águas, marca um rito de passagem, onde o novo convertido deixa o estatus de congregado e passa a fazer parte do membro do corpo de Cristo, podendo inclusive participar da Santa Ceia do Senhor.

No salão da Rua: D. Pedro II, um grupo de moças já cantava e possivelmente no dia da inauguração do templo, este grupo recebeu o nome de Conjunto Ebenézer, tendo como fundadora e dirigente por muito tempo a jovem Rute Carvalho de Oliveira (filha do Pastor Camilo), onde se destacava um acordeão tocado por Maria Jose de Andrade, Rode Carvalho e ainda um violão tocado por Carlúcia Andrade. O Conjunto estava sempre à disposição nas evangelizações das congregações.

No decorrer dos anos já tinha um Jipe que conduzia o Conjunto até São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Uiraúna, Marizópolis, Aparecida, São Gonçalo, Sítio Poço-de-Pedra, Cajá Doce e outros, pois todos pertenciam ao campo de Sousa.

As dirigentes que passaram pela liderança do Conjunto Ebenézer foram: Rute Carvalho de Oliveira, Léa Praxedes (hoje é Maestrina do Coral Beth Shalom, na Cidade de Cabedelo - PB), Maria José Nogueira (hoje dirigente de Circulo de Oração e Esposa de Pastor, reside na Cidade de Vitória-ES), Núbia, Sandra Alves, Gilda Araújo, Eliã Ferreira, Daniel Nogueira, Isaac, Francisca Assis, Ivone (filha do Pastor José Paulino), Gisélia Lima, Ana Nery e Margarida Nogueira (atual). Foto

Vejamos os Pastores que por aqui tem passado:João Camilo de Oliveira
João Fernandes Praxedes (foto 08)
Jonas Pereira de Oliveira (1ª gestão) [foto 6]
Geraldo Cunha Cosmo Marques
José Alves da Rocha [foto 7]
José PaulinoManoel Pedro
Hermenegildo Estrela Dantas (1ª gestão) [foto 4]
Jonas Pereira de Oliveira (2ª gestão) [foto 6]
Antonio Ferreira de Lima (foto 03) [foto 5]
Hermenegildo Estrela Dantas (2ª gestão) [foto 4]
Severino João do Nascimento
Erildo Monteiro [foto 3]
Luiz Gonzaga Chaves
Luiz Gonzaga e Silva [foto 2]
Alexandre Duarte da Costa (PASTOR ATUAL) [foto 1]

1 2 3
4 5 6
7 8

Muitos irmãos desta igreja e das congregações estão no Campo a exemplo de:Jonas Pereira de Oliveira
Antonio José da Cruz
Francisco Braga
Antonio José de Lima
Raimundo Nóbrega
Manoel Nóbrega
Geraldo Simeão
Manoel Estrela
E outros.
Alguns Presbíteros que atuaram e muitos ainda atuam:
Manoel Feliciano
Francisco Henrique
Francisco Andrade
Francisco Assis Caboclo
Odílio Fernandes
Manoel Estrela
Alfredo Alves
Severino Augusto
Severino Lacerda
Luiz Arlindo
Alexandre José de Sousa
José Laurindo
Alberto Miguel
Aristóteles Andrade

Superintendentes da Escola Bíblica Dominical:
Manoel Mesquita
Manoel Fernandes Pimenta
Alfredo Alves
Odílio Fernandes
Manoel Estrela
Edmilsom Henrique

A igreja de Sousa, nos seus primeiros anos possuiu uma Banda de Música com vários instrumentos que sentíamos prazer em ouvi-los. A direção era do irmão Leônidas, Maestro Competente, vindo de Campina Grande, porém houve tempo em que muitos irmãos precisaram deixar suas Cidades, devido à crise financeira e procurar recursos nas Grandes Cidades. Outros que eram funcionários da Rede Ferroviária, foram transferidos e ainda o próprio Maestro teve que voltar a sua Terra, ficando assim, os instrumentos na sua maioria parados, o que causou tristeza para muitos.
Deus, no entanto, providenciou uma Maestrina e formou um lindo Coral que foi inaugurado no dia 28 de outubro de 1969 e a irmã Maria Inês (Dourinha) era maestrina, recebendo o nome de Coral Louvores de Sião, em seguida a irmã Creuza Marques, Francisca Matias, Francisca Nogueira Margarida Nogueira.
Depois de algum tempo, chega à cidade, a irmã Carmelita Alves de Lima, que veio com a finalidade de formar maestros e maestrinas.
Vejamos os nomes alguns dos alunos formados:
Lindaci Oliveira (atual)
Rode Pereira
Núbia Soares
Sandra Alves
Daniel Nogueira
Edgar Gomes
Edivan Gomes
Daniele Alves
Eva Tomé
Com a saída da irmã Carmelita, o coral ficou sob a direção da irmã Lindacy Oliveira que também, com muita dedicação ensinou música a alguns irmãos:
Paulo Morais
Joacir Lopes
Romilda Coelho
Francisco de Assis França e outros. (foto)

Conjunto Filhas de Jerusalém é um conjunto composto por irmãs que dedicam parte do seu tempo para servir a Cristo, louvando e adorando o Rei dos reis.
O Conjunto Filhas de Sião foi fundado em 26 de agosto do ano de 1998, na segunda gestão do Pastor Hermenegildo Estrela Dantas, tendo como fundadora a irmã Ana Lanúzia, depois passou a ser regido pela irmã Ana Nery (hoje morando em João Pessoa-PB), logo após a irmã Edna Pedrosa fica na direção, com o auxilio das irmãs Giselia e Alessandra. (Gisélia e Sandra atual.)
Além dos conjuntos citados Deus levantou um grupo de irmãos que louva a Deus com seus instrumentos e suas bonitas vozes, sendo inaugurado no dia 26 de agosto de 2003, na gestão do Pastor Erildo Honório, recebeu o nome de Os Levitas, hoje sob a liderança de Herlânio Fernandes. Esses trabalham cooperando na sede, congregações e cidades vizinhas.
Temos ainda o Conjunto Infantil: Júbilo do Coração que sempre está abrilhantando os trabalhos,sob a direção da irmã Cristina, Ana Raquel e Vera Lucia Sarmento.
Atualmente a AD-Sousa tem se preocupado muito em valorizar as nossas crianças, por isso o Departamento Infantil tem trabalhado para que nossas crianças cresçam sadias espiritualmente.
Também há o Círculo de Oração das crianças que é realizado semanalmente, todo sábado, no Templo Central. A direção do citado círculo de Oração é da irmã Abilene.
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Sousa/PB sob a direção do Pastor Luiz de Gonzaga e Silva, contava com (07) sete presbíteros, 07 sete diáconos, e muitos auxiliares, com aproximadamente oitocentos crentes, entre membros e congregados, com oito (08) congregações, sendo elas: Núcleos I, II e III, Alto do Cruzeiro, Mutirão, Jardim Sorrilândia, Angelim e Lagoa dos Estrelas.
Atualmente a AD-Sousa é pastoreada pelo Pastor Alexandre Duarte da Costa e o mesmo tem implementado algumas medidas de valorização da igreja local (reforma e ampliação). O teto e as luminárias do templo central foram substituidos por um forro e luminárias modernas. A congregação do Bairro do Alto do Cruzeiro está em fase de acabamento.
Ainda na gestão do Pastor Luiz de Gonzaga e Silva foram criadas as Secretarias de Missões e Ação Social, além da informatizar a Secretaria da Igreja. Na área de missões foram escolhidos como Secretários os irmãos Paulo Morais e Marcos Galdino e designados dois missionários para os campos locais: Lagoa dos Estrelas e região (Gerônimo Ferreira), Núcleo I (Aristóteles Andrade), tendo perspectiva de enviar mais irmãos para o campo local, conforme a direção de Deus.
A secretaria de Ação Social tem procurado minorar as dificuldades dos irmãos carentes da igreja e era coordenada pela irmã Selma Alves, atualmente a citada secretaria está sob a responsabilidade da irmã Julita.
O trabalho do Senhor está em ritmo acelerado, pois Deus tem despertado muitos para a evangelização e ação. Estamos concluído o Templo do Núcleo I e outros estão na visão do pastor.
A Igreja de Sousa, também conta com um sub-núcleo do Curso Teológico Básico, pelo Instituto Bíblico da Assembléia de Deus do Estado do Paraná - IBADEP, tendo seu núcleo na cidade de Patos, com dezessete alunos, sob monitoria do evangelista Onias Ferreira de Lima, que provavelmente concluirão o curso no final desse ano.
Graças a Deus que a Igreja de Sousa cresceu e multiplicou o seu rebanho. Não foi fácil, houve muitos obstáculos, mas no nome do Senhor Jesus, todos foram superados. Agradecemos ao nosso Pai celestial, por ter conservado a sua igreja até hoje e pedimos que continue ardendo em nossos corações essa chama acesa que nos desperta para fazer a sua obra.

“Nosso lema principal é: Ganhar almas para Cristo”

Este trabalho foi realizado por: Margarida Nogueira, Pedro Morais.
Sousa, 01 de maio de 2005