Luis Palau vai participar do 100º aniversário da Igreja Protestante no Vietnã


Evangelista voltará ao País um ano após reunião histórica com mais de 500 pastores no local

Luis Palau vai participar do 100º aniversário da Igreja Protestante no Vietnã
A visita do evangelista Luis Palau ao Vietnã coincidirá com o 100 º aniversário da Igreja protestante no País. O encontro marca a primeira comemoração deste aniversário desde que o governo comunista tomou o controle em 1975. 

O evangelista mundialmente conhecido fará uma aparição na capital do Vietnã, Hanói e Ho Chi Minh City (antiga Saigon), em abril. Em junho, Palau vai visitar Hanói e Danang para participar no acompanhamento de eventos e serviços para a celebração. 

Os líderes locais estimam que o número de participantes nos eventos chegue a centenas de milhares. 

No ano passado, Palau tinha dito aos pastores vietnamitas para que respeitem os líderes do governo e orem por eles, de acordo com o Christian Broadcasting Network. Ele também encorajou os pastores a fazerem planos maiores e orarem grandemente. 

Apesar de comunista, o Vietnã parece ter melhorado o seu recorde de liberdade religiosa após sua oferta de se juntar à Organização Mundial do Comércio, que obriga o país a retirar-se da lista dos EUA de "países de preocupação particular". 

Em novembro de 2006, os Estados Unidos levantou os membros do CPC e o Vietnã tornou-se membro da OMC em janeiro de 2007. 

Em dezembro de 2010, cerca de 40 mil pessoas participaram de um culto ao ar livre com a autorização do governo. Até a ocasião, as igrejas sequer tinham realizado eventos evangelísticos ao ar livre. 

Mas o Vietnã continua a enfrentar críticas por parte de vigilantes da liberdade religiosa. 

A Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, uma comissão bipartidária do governo federal que monitora a liberdade religiosa no mundo, tem recomendado o Vietnã para ser colocado de volta na lista dos CPC. 

“O Vietnã continuamente aprisiona a liberdade religiosa”, afirmam proeminentes ativistas dos direitos humanos que criticam as autoridades pela elaboração de leis que são incompatíveis com a atual constituição da nação e dos direitos humanos. 

Apesar da reputação do Vietnã, Palau continua a mostrar otimismo para seu retorno breve. 

"Estes eventos representam um enorme avanço no seio da nação, mostrando a boa vontade que tem sido construída entre o governo e comunidade da igreja", comentou a Associação Luis Palau em um comunicado à imprensa. "Isso também representa a primeira vez que todas as denominações estão juntas em unidade e parceria." 

Desde 1999, Luis Palau têm atraído mais de 8,8 milhões de pessoas em festivais evangelísticos, de acordo com a Associação. O evangelista, que nasceu na Argentina e agora mora na área de Portland, Oregon, alega ter compartilhado o evangelho a mais de um bilhão de pessoas através da rádio, televisão, internet, livros e artigos. 

Fonte: Christian Today / Redação CPAD News