Palavra do Presidente: "A Fé"


A FÉ

"É evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé." (Gl 3.11)


Amados leitores da SEMAD-PB em Revista, nesta edição quero escrever um pouco sobre a fé, algumas coisas que acredito que podem abençoar a sua vida. Pela leitura da Palavra de Deus sabemos que ninguém pode servir a Deus verdadeiramente sem fé, "pois sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11.6). Mas, o que é viver pela fé?

Viver sem é "perder a vida". Jesus disse: "... quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-a." (Mt 16.25). Este é o grande segredo de viver pela fé, perder a vida por Jesus! Como podemos fazer isso? deixando o pecado, que afasta o homem do Senhor (Gl 5.16-21). Para viver pela fé é necessário colocar-se em segundo, oferecendo o primeiro lugar para Deus, (Mt 6.33). Isso não é algo instantâneo. Nós cremos que a justificação é um ato que acontece pela graça de Deus, mas a santificação é um processo, uma caminhada, um dia após o outro.


Uma vida de fé é adquirida no convívio diário com o Mestre Jesus, observando em seus ensinamentos, desenvolvendo a comunhão, a justiça, o amor, a santidade etc. Nesta caminhada é indispensável ser sensível ao Espírito Santo. Para uma vida cristã saudável o viver pela fé é uma realidade tão necessária como se alimentar; e não é privilégio de alguns, é dever de todos os salvos em Jesus Cristo.


Paulo afirmou: "Cristo morreu por todos para os que vivem não vivam mais para si mesmo... quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa, as cousas antigas passaram e se fizeram novas" (I Co 5.15,17).


Se você, caro leitor, já é uma nova pessoa, viva diariamente na fé em santidade e pureza. Com isso poderá saber, em sua própria vida, o que Deus faz por meio de uma pessoa que busca a santificação.


Nesta caminhada diária existem vários tipos de pessoas. Uma delas são os que enxergam o caminho da santificação como uma grande aventura floreada e romatizada, entendem que é preciso abandonar tudo -trabalho, bens, cidade etc.- e ficar esperando confiando na graça de Deus, algo parecido com o acontecido ao profeta Elias, quando foi alimentado pelos corvos (I Re 17.1-7), ou uma espécie de monastério, onde só alguns podem alcançar a santificação.


Com tudo, é um entendimento errôneo da verdade e vontade de Deus, pois o viver pela fé é para todos, envolve as 24 horas do dia. Não é um mandamento direcionado especificamente a alguns que se sentem chamados para o "ministério, obras missionárias etc". "Viver pela fé é uma questão de vida e é para todos!".


A fé implica uma disposição de alma para confiar noutra pessoa. Como escreve o Pr. Elias R. de Oliveira, "é diferente da credulidade, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de fato, e, ainda que muitas vezes transcenda a nossa razão, não lhe é contrário. A credulidade, porém, alimenta-se de coisas imaginárias e é cultivada pela simples imaginação. A fé difere da crença porque é uma confiança do coração e não apenas uma aquiescência intelectual. A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual do homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso".


A fé cristã é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Deus aprova. Não é uma aceitação cega e irracional, mas um sentimento baseado nos fatos da vida de Cristo, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra. Citando mais uma vez Pr. Elias R. de Oliveira: "A revelação é necessariamente uma antecipação da fé. A fé é descrita como 'uma simples mas profunda confiança Naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras'. A mais simples definição de fé, é uma confiança que nasce do coração".


Vivamos uma vida cheia de fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.


Pr. José Carlos de Lima
Presidente da COMADEP
Presidente da AD na Paraíba

Fonte: SEMAD-PB em revista,  ano II - nº 11 - Dez - 2010/Fev - 2011