Subsídio Juvenis - Lição 13 - As Igrejas de hoje



As igreja de hoje estão mas preocupas em fazer sucesso, ficar ricas e estar na mídia, do que levar as pessoas verdadeiramente a Cristo. Na verdade as igrejas e pregadores que estão em evidência, são o joio que o diabo semeou no meio do trigo.
 
Ensinam o povo a fazer o contrário do que manda a palavra de Deus, ensinando a cobiça (sentimento ou impulso de quem quer intensamente ter, obter ou acumular riquezas e bens materiais) e a ambição (desejo intenso de obter riquezas, poder, fama, desejo e a intenção de alcançar um objetivo).
 
Uma igreja mundana vai ensinar coisas do mundo, com isso vai fazer alterações no evangelho, criando uma falsa doutrina.
Alguns falsos profetas criaram igrejas para pregar a sua própria doutrina, outros introduziram-se em igrejas com a finalidade de desviar o rebanho de Cristo do caminho da salvação e conduzi-las para o caminho da perdição.
(Atos 20:28) - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
(Atos 20:29) - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
(Atos 20:30) - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
(Atos 20:31) - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
O projeto desses falsos profetas é atrair discípulos para si. Esses discípulos tornam-se seguidores de um pastor e vão em busca do que ele promete em suas pregações, a cobiça e a ambição.
Os falsos profetas no seu exterior são como as ovelhas, com sorriso cativante e sua aparência de piedade, levam multidões a seguir suas falsas doutrinas.
(Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Jesus nos manda ficar alerta contra esses falsos profetas, e nos manda prova-los vendo o seu fruto, que significa prova-los pela palavra de Deus, porque a árvore boa, o verdadeiro pregador de Jesus, ensina o que está na palavra e o falso pregador, que é de Satanás, ensina o que vai contra a palavra de Deus.
Pedro nos diz:
(II Pedro 2:1) - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
(II Pedro 2:2) - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
Esses doutores distorcem as escrituras para levar o povo ao erro, e muitos estão seguindo essas práticas. Dissoluções quer dizer, que rompe, anula a aliança com Jesus, por causa desses falsos ensinamentos. Tornando a verdade de Cristo desacreditada, por causa dessa conduta imoral dos que se dizem Cristãos.
Como está escrito, esse falsos profetas enganarão a muitos.
(Mateus 24:11) - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
Há três tipos de enganadores no corpo de Cristo:
Os pastores, missionários, apóstolos, etc, que mentem de maneira intencional para atingir seus propósitos egoístas, que é ganhar dinheiro as custas das ovelhas.
Os cantores que se envolvem com a lucrativa indústria da música gospel, levando os ritmos do mundo para a igreja.
Há um grupo que não estão desviando o rebanho de Cristo de propósito. Esses espalham a falsa doutrina porque foi isso que eles aprenderam.
O motivo desse falso evangelho é a ambição e a cobiça de homens que vêem o evangelho como forma de lucro.
(I Timóteo 6:3) - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
(I Timóteo 6:4) - É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
(I Timóteo 6:5) - Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Esses pregadores fizeram das suas igrejas uma grande fonte de renda, com os CDs de músicas, livros, DVDs e CDs com ensinamentos, e os pedidos de ofertas atreladas as campanhas, aos pedidos de oração e para receber bens materiais.
Esses pregadores manipulam as pessoas para ofertar, falam como se para receber as bençãos de Deus, tenha que dar uma quantia determinada por eles, para que se alcance a benção.
Os falsos profetas buscam criar empresas a custas do evangelho e das ovelhas, compram canal de TV aberta para passar programas do mundo, para disputar audiência com outra emissora. Outros vendem TV a cabo, e ainda tem a coragem de dizer que é TV do povo de Deus, e muitas outras empresas como faculdades, editoras, gravadoras e etc... isso tudo só confirma o que o apóstolo Pedro disse:
(II Pedro 2:1) - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
(II Pedro 2:2) - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
(II Pedro 2:3) - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
O texto de II Pedro 2:3, quer dizer em outras palavras:"que por apego excessivo ao dinheiro, aos bens materiais, e a grande preocupação em juntá-los, esses pregadores farão das pessoas um negócio, um comércio e irão explorá-las e tornarão, as suas igrejas em empresas, tudo isso com palavras falsas...".
Temos que ter cuidado com tais pregadores.
(Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
De uma maneira clara o texto nos diz:"para tomarmos cuidado, para que ninguém nos torne cativos e nos prive da liberdade que há em Jesus Cristo. Para não aceitarmos pensamentos e reflexões intelectuais, para não aceitarmos pensamentos ou teologias vazias, sem valor, de pessoas que sabem agir de maneira que se possa tirar vantagens das pessoas. Porque eles agem de acordo com a tradição dos homens, de acordo com o conhecimento do mundo, e não de acordo com os ensinamentos de Jesus."
O povo de Deus tem que ter em mente que se estamos em Cristo, somos novas criaturas por isso não podemos ter a cobiça, a ambição e os mesmos desejos que tínhamos antes. NÃO podemos seguir essas doutrinas loucas e vazias.
(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Isso significa que morremos para o mundo e para as suas concupiscências, a forma como vivíamos e pensávamos morreu. Somos novas criaturas, a nossa vida precisa mudar, porque estamos sendo moldados a semelhança de Jesus. Agora ao invés de vivermos para nos mesmos, como novas criaturas em Cristo, viveremos para Cristo.
Então se somos novas criaturas a cobiça e a ambição não fazem mais parte de nossas vidas.
(Efésios 5:5) - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
(Efésios 5:6) - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Vemos que os avarentos não terão parte na herança no reino de Cristo e de Deus. Avarento é a pessoa apegada ao dinheiro, e é incapaz de ser generosa.
Vemos também que o apego ao dinheiro é considerado idolatria.
Em I Timóteo 6: 9,10 diz:
(I Timóteo 6:9) - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
(I Timóteo 6:10) - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Vemos aqui que, quem procura ou busca as riquezas, cai em tentação e em laços que são armadilhas e cai em muitas concupiscências loucas, que causa danos. Submergem, que é afundar e arrasta os homens para a perdição, que é a condenação da alma ao inferno e a ruína que leva o homem a destruição profunda.
O dinheiro em si, não é o problema. O problema é o cristão ficar buscando o dinheiro, isso mostra que o cristão tem mais amor ao dinheiro e ao bens materiais, do que a Deus. O amor e busca pela prosperidade financeira é a raiz de toda a especie de mal. Vemos que essa cobiça vai desviar alguns da fé, e serão atravessados com muitas dores.
A busca pelas coisas erradas levam o cristão a se afastar de Deus.
Temos que ter em mente o que Jesus nos ensina, e não o que esses pregadores falam. Porque eles falam o que as pessoas querem ouvir, porque todo mundo quer ficar bem financeiramente. Por isso essas igrejas operam uma verdadeira casa de prazeres, que dá a qualquer um, seja ele cristão ou não, o que ele busca.
Jesus disse:
(Mateus 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
(Mateus 6:25) - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
(Mateus 6:26) - Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
(Mateus 6:27) - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
(Mateus 6:28) - E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
(Mateus 6:29) - E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
(Mateus 6:30) - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
(Mateus 6:31) - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Mateus 6:32) - (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
(Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Jesus deixa claro que não tem como servir a Ele (Jesus), e a Mamom (o dinheiro e aos bens materiais).
Essas igrejas levam as pessoas a ir contra o que Jesus manda fazer. Na verdade essas igrejas estão servindo a Mamom, que é o demônio das riquezas, esse demônio nos leva a desejar dinheiro e bens materiais.
Jesus já nos aconselha a investir no nosso futuro com uma entrega total a Ele. Jesus nos aconselha a não ficar preocupados com as coisas dessa vida, como o que vamos comer, vestir ou beber. Jesus faz uma pergunta: Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Com essa pergunta, Jesus quer dizer que o nosso equilíbrio mental e interior, deve vir do espírito, e não da provisão material. Jesus mostra que Deus alimenta e cuida de todas as coisas, e nos pergunta se nos não temos mais valor para Deus do que essas coisas.
Homens de pouca fé significa que os cristãos crêem em parte na provisão de Deus, por isso ficam aflitos pelas coisas materiais. Jesus diz que todas essas coisas os gentios, que são os que não conhecem a Deus, são os filhos da desobediência eles buscam as riquezas e ficam ansiosos pelos bens materiais.
Agora nós filhos de Deus não precisamos disso, não precisamos buscar essas coisas, porque Deus nosso Pai, sabe do que precisamos. Jesus mostra que devemos confiar cegamente em Deus, que nosso Pai vai nos colocar onde Ele quiser, com muito ou pouco dinheiro, mas nunca nos faltará nada.
Jesus nos manda buscar o reino de Deus e a sua justiça, que significa fazer parte do reino de Deus, pregando o evangelho, estudando a palavra de Deus e lutando contra Satanás e seus servos. Para que sejamos justos, e que a sua justiça reine na terra, dessa maneira todas estás coisas serão acrescentadas em nossas vidas.
Em Apocalipse 17, o apóstolo João viu a grande prostituta e essa grande prostituta é a parte infiel da igreja que está cometendo adultério com o espírito do mundo.
Tome uma posição siga a Jesus e não as falsas igrejas e seus falsos profetas.
(Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
(Mateus 7:16) - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
(Mateus 7:22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
(Mateus 7:23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Jesus deixa claro, que nem todos os que dizem Senhor entrará no reino dos céus.
Os falsos profetas usam o nome de Jesus, profetizam, expulsam demônios e fazem maravilhas, mas Jesus nunca os conheceu porque eles praticam a iniquidade, ou seja, pecam contra Deus, levando suas ovelhas para o caminho espaços, esses tem o espírito do anticristo.
Entendam uma coisa:
Satanás não está preocupado com as pessoas que invocam o nome de Jesus, contanto que esses cristãos continuem cedendo aos encantos do espírito do mundo, com seus prazeres (concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida).
A HIPOCRISIA, É PARECER SER UM SERVO DE CRISTO POR FORA, MAS NA VERDADE ESTÁ ABRAÇANDO O MUNDO. ESSES CRISTÃOS DÃO AO DIABO UMA GRANDE SATISFAÇÃO E UM INTENSO PRAZER.
Mude o seu caminho e vá para Jesus. Sempre verifique se o que o pregador diz está dentro da palavra de Deus, para ter certeza que, o que está sendo pregado é a verdade.

Evangelista Rogério Reis.
www.evangelistarogerioreis.com.br
twitter.com/evrogerioreis
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
As igrejas de hoje. publicado 1/09/2010 por Rogério Dos Reis Benedito em http://www.webartigos.com