AD mantém padrões de vestes, beleza e comunicação; confira regras


Ilustração
Padrões de usos e costumes dos crentes assembleianos
Padrões de usos e costumes dos crentes assembleianos
Resolução de 1999 voltou a ser discutida durante a CGADB 2011; pontos foram ratificados
Desde agosto de 1999, quando foi aprovado o pronunciamento feito durante o Fórum Convencional promovido pelo 5º Encontro de Líderes das Assembleias de Deus (ELAD), no Rio de Janeiro, surgiu a resolução que norteia os bons costumes da denominação no Brasil. Na 40ª Assembleia Geral Ordinária, da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), neste ano, em Cuiabá, o assunto voltou ao debate. Entretanto, apesar de opiniões contrárias, a igreja manteve os padrões doutrinários com relação às vestimentas, beleza, uso de bebidas e dos meios de comunicação.
Confira abaixo a resolução.
A resolução está publicada na edição deste mês do Mensageiro da Paz, informativo oficial das Assembleias de Deus. E o Portal AD Alagoas quis repercutir cada ponto com um integrante da Convenção Estadual. O pastor José Laelson da Silva, dirigente da igreja no Pinheiro e secretário-geral da Assembleia de Deus em Alagoas e também da Comadal, comentou o tema e considera que a discussão foi proveitosa no Mato Grosso, com extremos – havia quem defendesse o conservadorismo e o liberalismo. Ao final, segundo ele, prevaleceu o consenso.
“A Assembleia de Deus no Brasil já foi extremamente conservadora. Os obreiros mantinham a rigidez quanto às práticas dos bons costumes que, inclusive, têm respaldo bíblico. Atualmente, a igreja aparenta estar mais aberta neste sentido. A intenção de debater esta resolução foi a revitalização das velhas práticas, dos bons usos e costumes assembleianos”, assinalou o pastor Laelson.
Na opinião do ministro, é notório que muitas igrejas assembleianas precisam, urgentemente, resgatar os costumes que marcaram a história de tradicionalismo da denominação. Para ele, a simplicidade no modo de se portar e de se vestir dos membros sempre distinguiu a AD das demais igrejas pentecostais que existem. Além disso, o incentivo à oração, ao jejum e ao estudo da Palavra também se destacou entre os líderes e membros. Esta questão foi colocada em pauta e os pastores do Brasil decidiram estimular ainda mais estes procedimentos nas congregações.
Normas têm base na Bíblia
As normas prescritas na resolução orientam para que as igrejas assembleianas se abstenham de possuir entre os membros pessoas com características e costumes contrários ao que preconiza também a Bíblia. A primeira delas é para que os homens evitem cabelos compridos, ou fazer cortes extravagantes e usar brincos.
Sobre este ponto, o pastor Laelson revela que em grandes centros urbanos do País, alguns rapazes frequentam os templos com os acessórios nas orelhas. “São casos isolados e muitos são meros simpatizantes da Assembleia de Deus e que se dizem membros. Os pastores devem alertar quanto a esta atitude”, diz.
A resolução trata ainda do uso de roupas para as mulheres, para evitar a indecência. O ministro alagoano comenta que a Assembleia de Deus sempre focou na mulher alguns procedimentos a fim de evitar a propagação da sensualidade. “O corpo feminino desperta mais a sensualidade do que o masculino. E as vestimentas devem ser comportadas. As irmãs devem se vestir com cautela”, posiciona-se.
Sobre o uso de pintura nas unhas, tatuagens e cabelos, assim como a maquiagem, a resolução pede que sejam evitados os exageros. “Há muito exagero em quem usa e em quem combate. Tudo tem que ser na simplicidade, para não chamar a atenção e causar escândalos”, opina o pastor Laelson, completando que o corte de cabelo feminino tem fundamentação bíblica, em 1 Co 11.6,15. “Como parâmetro, os cabelos podem ser abaixo do ombro e acima dos quadris”, recomenda.
Constam na norma do ELAD o mau uso dos meios de comunicação, inclusive o telefone, o uso de bebidas alcoólicas e a orientação que os pastores devem dar aos membros para que seja feita uma seleção dos programas a serem veiculados na TV brasileira. “Muito cuidado nos programas de entretenimento”, advertiu o pastor Laelson.
Dirigentes precisam convencer membros
Ficou acertado na 40ª AGO, da CGADB, que os dirigentes terão a incumbência de orientar os membros nos cultos para evitar ainda mais os modismos. Conforme disse o pastor José Laelson, os obreiros usarão a Bíblia como referência para convencer aos membros de que a obediência à doutrina da igreja é um preceito respaldado nas Escrituras Sagradas e provocou a expansão do movimento pentecostal em tempos passados. A manutenção deste padrão vai trazer muitas bênçãos à igreja nos dias atuais, na avaliação feita pelo secretário da Comadal.
RESOLUÇÃO DO ELAD DE 1999
RATIFICAÇÃO NA 40ª AGO EM CUIABÁ
Que as igrejas se abstenham de:
1. Ter os homens cabelos crescidos (1 Co 11.14), bem como fazer cortes extravagantes, bem como o uso de brincos;
2. As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1 Tm 2.9, 10);
3. Uso exagerado de pintura e maquiagem - unhas, tatuagens e cabelos- (Lv 19.28; 2 Rs 9.30);
4. Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica (1 Co 11.6, 15);
5. Mal uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8); e
6. Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1 Co 6.10; Ef. 5.18).
7. Os Ministros das Assembleias de Deus deverão orientar seus fiéis quanto aos programas veiculados na TV brasileira ou em qualquer outro de imagem e som, os quais venham provocar distorções litúrgicas e confusões teológicas.
fonte PORTAL ADALAGOAS