Cristãos enfrentarão julgamento no Irã


Entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, 254 cristãos foram presos em 33 cidades

Cristãos enfrentarão julgamento no Irã
Onze membros da Igreja do Irã irão a julgamento por supostamente terem cometido "atividades contra a ordem" e beber álcool. De acordo com Christian Solidarity Worldwide (CSW), os cristãos estarão perante o Tribunal Revolucionário de Bandar-Anzali.

Entre os cristãos que serão julgados estão: Pastor Abdolreza Ali-Haghnejad e sua esposa Anahita Khademi, Mahmoud Khosh-Hal e sua esposa Hava Saadetmend, Fatemah Modir-Nouri, Mehrdad Habibzade, Milad Radef e Behzad Taalipas, e Amir Goldoust, sua irmã Mina Goldoust e sua avó Zainab Bahremend.

A organização diz que eles são acusados por participar de uma igreja doméstica e tomar vinho na santa Ceia.

Seis outros membros da Igreja do Irã seriam julgados este mês por causa da blasfêmia, mas o julgamento foi adiado duas vezes, a primeira permissão era para reunir mais provas, e a segunda para que o Ministério Público solicitasse assistência as igrejas tradicionais do Irã na determinação da sua culpa.

Os seis cristãos já cumpriram oito meses por "crimes contra a ordem islâmica" proferida no julgamento anterior e estão atualmente em liberdade sob fiança. A equipe jurídica está otimista de que vai recorrer a todas as acusações.

Entre junho do ano passado e fevereiro deste ano, 254 cristãos foram presos em 33 cidades, mas a CSW teme que o número real de prisões seja muito maior.

Em janeiro, o governador de Teerã, Morteza Tamadon, chamou o movimento evangélico de "uma seita falsa, desviantes e corruptos... colocando-se dentro da religião do Islã como um parasita e sob a capa do cristianismo".

O diretor nacional da CSW, Stuart Windsor, disse que o assédio e segmentação das minorias religiosas são "incompatível com as responsabilidades do Irã ao abrigo do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, em que garantia os países a respeitar o direito dos cidadãos à religião seu manifesto ou crença em culto, observação, prática e ao ensino".

"As acusações contra os onze membros da Igreja constituem uma infração grave na tradição cristã, como eles efetivamente criminalizar a comunhão, que é um preceito bíblico".

A CSW convoca a comunidade internacional a pressionar o Irã para cumprir as suas obrigações relativas à liberdade religiosa, garantindo que todos os membros da Igreja, inclusive o Pastor Nadarkhani Yousef, que ainda enfrenta uma sentença de sejam absolvidos de todas as acusações.

Fonte: Christian Post