Juniores Mestre  - 1 e 2º trim/2011
LIÇÃO 5 – APROVADO OU REPROVADO?  
Texto Bíblico:Juízes cap.7
Ao Mestre
Prezado (a) nesta lição para  enfatizar aos pequenos a história de Gideão, conte os ocorrido e diga-lhes que preste atenção, que em seguida iram representar. Use as tochas sugeridas na lição passada para representarem a historia. Com certeza eles gostarão e a história ficará fixa em suas mentes.
Como fazer as tochas se acha nas atividades, logo abaixo da historia bíblica. 


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se é de Deus que vem a verdadeira vitória.

Exercitando a memória
“Os homens aprontam cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus o SENHOR.” (Pv 21.31 – NTLH). 

Crescendo no conhecimento
Crianças vocês se lembram que na semana passada Deus levantou Gideão para livrar os israelitas dos midianitas? Pois bem, Gideão convocou os homens para lutar. E o Espírito do SENHOR habitou no coração de  Gideão e lhe deu forças. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele. Gideão enviou também mensageiros para chamar os homens das tribos de Manassés, de Aser, de Zebulom e de Naftali. E eles também foram se juntar a ele. Gideão, e todos os homens que estavam com ele se levantaram de madrugada e foram acampar perto da fonte de Harode. O acampamento dos midianitas ficava no vale, no lado norte, perto do monte Moré.
E4 vieram dez mil homens

E o SENHOR disse a Gideão:
 — É gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.

Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse:
— Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.

Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
Aí o SENHOR disse a Gideão:
 — Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.

Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale. Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse:
— Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão!”



 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam. Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”

E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando. Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate.

Então os homens das tribos de Naftali, de Aser e das duas metades da tribo de Manassés foram chamados e perseguiram os midianitas.
Gideão enviou mensageiros para dizerem a todos os que moravam na região montanhosa de Efraim: —Desçam e lutem contra os midianitas. Defendam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara e não deixem os midianitas atravessarem. Então os homens de Efraim foram e defenderam o rio Jordão e os seus riachos até Bete-Bara.
Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. O povo ficou muito feliz, e queriam fazer de Gideão seu rei, mas Gideão respondeu:
— Eu não serei rei de vocês, e o meu filho também não. O SENHOR Deus é quem é o rei de vocês e de mim.


Atividades
Faça tochas que lembre as que Gideão colocou no jarro.

Material:
- tubos de toalhas de paple, ou então, pode fazer tubos de papel cartão.
- papel seda nas cores vermelho, amarelo e laranja
- canetas hidrográficas



Modo de fazer:

Escreva o nome de cada criança individualmente nos tubos e distribua-os. Diga as crianças para enfeitarem os tubos com as canetas hidrográficas.

Depois devem encherem os tubos com várias folhas de papel seda, de cores diferentes, diga para amassarem as pontas dos papéis como se fossem chamas.



  
Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
  • Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva  
FONTE PORTALEBD.ORG.BR