Novelista espanhol inspira na vida de Lutero




"Matar Lutero" é a história do frade alemão Martín Lutero, líder daReforma Protestante que, disseminada pela Europa do século XVI, sacudiu os alicerces do Vaticano e da Igreja Católica. A novela é do escritor Mario Escobar, publicada pelo Grupo Nelson.

Em meio à crise que provocou por causa de suas ideias, Lutero teve que fugir apressadamente de Worms. De Roma a Madri, passando pela Alemanha, todos querem a cabeça de Lutero para entregá-la em bandeja ao imperador Carlos V. Há ordens de “prendê-lo e matá-lo.” Mas Lutero tem um protetor: o príncipe Federico da Saxônia, que preparou escolta e refúgio para o reformador.

Um jovem mercenário espanhol, Juan Márquez, e seus amigos acompanham Lutero até o castelo de Wartburg, em Eisenach. Ali, atormentado pelo medo de morrer e a angústia de permanecer escondido, que se prolongaria durante um ano, Lutero dedica-se à tradução - a primeira vez que se fazia - da Bíblia para o alemão.

A relação de Juan Márquez com Lutero muda à medida em que o jovem espanhol entende o que o monge reformador quer fazer. Naquele recôndito lugar, Márquez mudará a sua vida e conhecerá Elisabet, uma das serventes do castelo, apaixonando-se perdidamente.
“Matar Lutero” mistura uma complexa trama política, religiosa e de aventuras que prende o leitor do princípio ao fim. “É a luta pela liberdade em todos os sentidos, que vem a ser a mensagem principal da novela”, disse Escobar.

Escobar nasceu em Madri, em 1971. É novelista, ensaísta e conferencista. Bacharel em História e diplomado em estudos avançados em História moderna, Escobar tem escrito artigos e livros sobre a Inquisição, a Reforma protestante e seitas religiosas. Também é diretor da revista História para o Debate Digital e colaborador como colunista em várias publicações. Seu primeiro livro, “Conspiração Maine” (2006) foi um sucesso de vendas.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com