A ARMADURA DE DEUS / O ESCUDO DA FÉ



 Efesios 6:16
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”


O que é o escudo e para que serve em sentido literal?
Definicão: Arma defensiva que serve para proteger-se contra golpes de espada ou de lança.
O que tinha em mente Paulo, quando nos exortou a tomar o escudo da fé? O exército romano utilizava dois tipos de escudo, um pequeno e redondo e outro comprido e oval. O que Paulo fala aqui, é o segundo que tem por finalidade proteger de lanças, espadas e dardos todas as partes do nosso corpo.


Porque este escudo é chamado de escudo da fé? Porque a fé nos protege dos dardos inflamados do inimigo.
O exercicio da fé (fé prática no dia a dia) é um ítem de defesa que vai adequar-se às mais diversas circunstâncias, já que o escudo é um instrumento móvel e pode proteger dos “dardos inflamados do inimigo” qualquer região do nosso corpo, ou seja, qualquer circustâncias.


Como vem a fé?
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
Note a preposicão “pela” (por + ela), ou seja, “atraves de”, “por meio de”.
E quem é a palavra de DEUS???? Alguém pode me ajudar???  Isso!!! Quem foi o verbo que se fez carne mesmo???? (João 1) JESUS!!!! Para melhor entender esses versículo, coloquemos assim: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir “por meio” de JESUS!!!”


Precisamos passar muito tempo lendo a Biblia, para ouvirmos a Deus, para nos armarmos do escudo divino da proteção total. É JESUS que nos dará fé. Enquanto lermos a palavra, os versículos entrarão em nosso coração e começaremos a ouvir JESUS falar conosco através dela!!!! Dessa forma, ao pensar: “JESUS está falando comigo!


No entanto há necessidade de tomá-lo voluntariamente e aprender a manejá-lo, portanto envolve decisão humana. O desejo de aprender a manuseá-lo bem, pois na guerra o bom adestramento envolve salvação de vidas.
E o que são estes dardos inflamados do inimigo?


Satanás nos ataca: ataca nossa mente, nosso lar, nossos familiares, nossos negócios e outras áreas da nossa vida. Portanto precisamos ter fé em Deus, na sua palavra, no poder que há no nome de Jesus e nas suas promessas  (Deuteronomio 33:29 e II Samuel 22:3).


Vou dar 2 exemplos, um para os homens e outro para as mulheres. Os exemplos serão baseados no que tenho visto como dificuldade para cada um.
Mulheres primeiro:
Já faz um tempo que você está na igreja e conhece muitas amigas, em especial 4. Algumas a pelo menos 5 anos e outras até cresceram com você.
DE REPENTE, um varão valoroso chega e arrebata o coração de uma delas e eles iniciam um namoro. Você até pensa: “Olha só hein!!! Que legal!”. Masssss….. passado mais algum tempo (talvez meses), eis que surgem 2 cavaleiros formosos e capturam suas outras 2 amigas. Agora você pensa: “Bom, pelo menos sobrou a Duda também ! Ufa!”. Mas……. passado maaaisss um tempo, surge um principe enviado de uma igreja vizinha e também toma o coração de sua última amiga intima! E agora???


O cara do subsolo começa a atacar seu coração: “Xiiiiiiiiiii vai ficar sozinha hein????!!!! Ninguém te quer mesmo!!!  Você percebeu como os caras do mundo te admiram? Viu como eles te elogiam??? Os caras da igreja nem te dão valor! Qualquer coisa também, você pode trazer ele pra igreja!!!”


Eis o dardo minha querida irmã! E como se defender? O ESCUDO DA FÉ!!! Procure (ou lembre) de versículos que te ajudarão a vencer esses dardos. Um deles já tem sido usado como chacota e infelizmente acabam ofuscando o poder que há nele: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40:1). 
Se você riu, é porque o poder desse versículo está ofuscado pra você! Quem falou isso foi Davi em um de seus salmos! Davi! O maior rei que Israel teve (sem contar JESUS que é o supertrunfo dos reis)! Se ele escreveu isso, é porque existe alguma coisa no minimo “boa” nisso. 
Varoa, encontre sua fraqueza e cubra-se com (versículos) o escudo que é a palavra de DEUS.


Homens, é só analisar isso acima, e perceber que aquele olhar pro Pastor, tipo " porque ele chama o fulano pra pregar e eu não. Nem ao menos seminário ele faz". Ou tipo "que bom que o beltrano foi indicado para diácono, logo logo chega minha vez ". Olha o dardo aí. Presta atenção, empunhe o escudo e se proteja .

http://marceloibl.blogspot.com