Estudantes ateus e cristãos debatem sobre religião


Entre os assuntos discutidos estão existência, papel e relevância de Deus e Big Bang

Estudantes ateus e cristãos debatem sobre religião
Dois estudantes cristãos e dois ateus fizeram uma discussão de 90 minutos sobre a existência, papel e relevância de Deus, Big Bang, entre outros assuntos, na Escola Capistrano Valley Christian em San Juan Capistrano, EUA.

O objetivo do debate foi trazer jovens de diferentes pontos de vista para discutir temas racionalmente e ponderadamente.

Com relação às implicações filosóficas do cristianismo versus ateísmo, os estudantes explicaram sobre por que suas crenças fazem sentido e tentaram complementar o argumento um do outro. 

Ambos os lados procuraram por respostas em suas vidas, alguns mesmo vivendo em contato com o cristianismo, não obtiveram respostas satisfatórias, enquanto outros já puderam encontrar mais respostas à medida que questionavam mais, aplicando isso em esferas da vida real.

“Eu fui criada em uma família religiosa e durante os anos, as coisas nunca faziam sentido, eram só respostas básicas que eu sempre recebia,” disse Leaman.

Por outro lado, Schaller acredita que é uma fé razoável, “Quanto mais perguntas eu fazia, mais respostas eu encontrava... o cristianismo proveu uma maneira de lidar com problemas emocionais reais na minha vida”.

Os veteranos da Escola cristã Capistrano Valley Andrew Sears e Hannah Schaller, ambos de 18 anos, representaram o lado cristão; veteranos da Escola Redlands High School Devin Leaman, 16, e veterano da UC Irvine Daniel Buehler, 24, apresentaram o lado ateu.

Os estudantes começaram o debate abordando a questão de como os cristãos podem ter livre arbítrio se Deus é uma divindade onisciente. “O conhecimento de Deus não é causal,” disse Sears. “é reflexo das decisões humanas. Só porque Ele conhece não quer dizer que Ele causa isso”.

Mas para Buehler, “isso não é livre arbítrio. Ainda que Ele não esteja causando isso, a presciência presume uma certa visão do tempo... Quando você decompõe isso, você não pode separar o tempo do espaço”.

E quanto ao Big Bang? Os estudantes foram mais a fundo para discutir sobre o tempo e o espaço e o que tem a ver isso com a criação do Universo. 

O debate foi moderado pelo autor Sean McDowell que proveu os debatedores cristãos juntamente com um professor da escola; e o fundador da Freethought Alliance, Bruce Gleason.

“Me ocorreu que estamos tendo a mais sofisticada conversação entre estudantes no mundo agora mesmo,” disse McDowell para a audiência durante o fórum.

Cerca de U$800 foram arrecadados via taxas de admissão do debate, que serão enviados a duas Instituições de Caridade – Invisible Children (Crianças Invisíveis) e Speech and Language Development Center (Centro de Desenvolvimento da Fala e Linguagem) em Buena Park.


Fonte: Christian Post E CPAD NEWS