Estudo: Uma caminhada de intimidade com Deus



Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” Jó 42:5

Assim como Jó, eu apenas conhecia a Deus de ouvir falar, sobre as maravilhas e coisas incríveis que Deus fez e faz no meio do seu povo, mas hoje eu conheço a esse Deus de andar com Ele e vejo essas coisas incríveis e não apenas as vejo, mas as vivo…
Mas como caminhar em intimidade com Deus? Para responder a esta pergunta seguem alguns itens:
- Buscar a Deus
"Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma." Deuteronômio 4:29
Incessantemente buscar a Deus, em todo e qualquer momento que puder fazer isso, se preciso de madruga, em qualquer tempo disponível buscar mais e mais, pois sabemos que se buscarmos de todo o nosso coração O acharemos.
- Servir a Deus
"E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades." Êxodo 23:25
Não apenas pelas bençãos, mas por amar a Deus, por querer estar com Deus, estou disposto a servir a Deus de qualquer modo que eu possa fazer, seja em um ministério de louvor cantando, seja apenas carregando equipamentos de som, cuidado da regulagem de som, arrumando e ajudando nas tarefas na igreja, escondido de todos orando pela obra, não importa o que. Servir a Deus por amor que tenho por Ele.
Servir a Deus é o segredo para ver coisas incríveis que Deus faz, basta dispor-se e ir, como, quando, ou o que, se esses são os questionamentos que te impede de servir a Deus, eu apenas te digo: vá, faça, de o primeiro passo, Deus cuidará do restante.
Somos instrumentos nas mãos de Deus, cabe a nós escolher, servir ou não a Deus.
- Confiar em Deus
Colocar toda a nossa confiança em Deus, sim sei que não é fácil, Deus tem me ensinado a confiar nEle a cada dia mais, tratado os meus medos, angustias e cada dia mais tenho confiado em Deus.
Confiar em Deus não é algo que se diga: “-vou confiar em Deus” e da noite para o dia, você confia em Deus, é um processo, onde quanto mais você conhece e convive com Deus mais e mais aumenta sua confiança nEle.
Confiar em Deus, também significa ouvir as orientações de Deus e obedecer, não importa que tipos de conseqüências acreditemos nós que poderá ocorrer, que tipos de perdas poderemos ter, pois os medos e angústias põem a prova a nossa confiança em Deus, porém devemos manter-se fieis e obedientes.
Esses dias em uma situação, ao saber de algo, apenas um comentário, foi o suficiente para criar uma agonia, angustia e digo até pânico no meu coração, isto em algo que Deus claramente me mandou esperar e não fazer nada, por enquanto. É fase de tratamento e ensinamento de Deus não é fácil, mas Deus como um pai amoroso e paciente viu o pavor presente no meu coração e me disse: “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.” II Crônicas 20:17
Confiar em Deus significa que nossas batalhas, não mais nós quem lutamos, mas Deus luta por nós, apenas devemos esperar e crer, ter fé, confiar verdadeiramente em Deus, pois veremos o agir de Deus!
"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31
- Andar com Deus
Você sabe o que isto significa?
Significa andar na mesma direção de Deus
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Amós 3:3
Significa andar em sinceridade com Deus
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.” Salmos 15:2
Significa andar em um caminho reto
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.” Salmos 15:2
O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.” Provérbios 14:2
Significa andar nos caminhos de Deus
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.” Salmos 128:1
Significa andar em justiça
O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.” Isaías 33:15
Significa andar em novidade de vida
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4
Significa andar em Espírito
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16
Significa andar em amor
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2
Significa andar em sabedoria
Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” Colossenses 4:5
Significa andar na luz
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7
Significa andar na verdade
“Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.” III João 4
Conclusão:
Neste estudo, não digo que é uma conclusão, mas uma descrição, não de algo que alguém viveu, mas sim do que eu tenho vivido com Deus e esta caminha de intimidade com Deus que tenho vivido gostaria de lhe desafiar a viver também…
Como?
- Busque a Deus, se coloque a disposição de servir a Deus como for necessário a todo tempo, confie em Deus, saiba que confiar a Deus não é algo que da noite para o dia se conquista, mas é um processo gradual, que aumenta aos poucos, mas você tem que querer isso de todas as tuas forças e por fim caminhar com Deus a cada dia, a cada instante.
Então você também conhecerá verdadeiramente a Deus, não apenas de ouvir o que Ele faz, mas você verá com seus próprios olhos o que Deus faz e pode fazer através de sua vida, durante essa caminhada de intimidade com Deus.