Grupos cristãos ajudam vítimas do tornado nos EUA - VEJA FOTOS


Ministérios de várias denominações se unem em oração e ajuda a Joplin

Grupos cristãos ajudam vítimas do tornado nos EUA
Grupos cristãos estão orando e oferecendo apoio prático para a reconstrução de Joplin, Missouri. A cidade foi devastada por um tornado gigante. Os especialistas dizem que esse foi o maior e mais devastador tornado que atingiu os EUA desde 1953.

O tornado atingiu o hospital da cidade e destruiu centenas de casas e estabelecimentos comerciais, transformando parte da cidade numa terra desolada. Cerca de 75% de Joplin, de 50 mil habitantes, sofreu algum dano.

"Essa [devastação] é ruim, muito ruim para uma cidade tão pequena," disse o reverendo Glenn F. Merritt, diretor de Resposta a Desastres, em um comunicado. "A recuperação será mais difícil porque a infra-estrutura foi destruída".

A World Relief and Human Care disponibilizou cerca de U$ 50 mil dólares para ajudar na reconstrução da cidade. A Associação Evangelística Billy Graham (AEBG), trabalha com a Samaritan's Purse na avaliação da situação.

"O caso é urgente. As autoridades têm que estabilizar a situação e prestar os serviços básicos necessários," disse Preston Parrish, vice-presidente executivo da dos Ministérios da AEBG, em um comunicado.

"Estamos orando pelos sobreviventes para que eles possam sentir a presença e o cuidado de Cristo no meio da tempestade".

Também tentando fornecer ajuda imediata, John Marshall, presidente da Convenção Batista do Missouri, pediu que os batistas da região, ajudem os moradores.

Os batistas estão sendo aconselhados a contatar uma igreja irmã na área de Joplin através das quais poderão ajudar. "Estamos orando e iremos enviar ajuda de todas as maneiras que pudermos," disse Marshall, de acordo com a Baptist Press. "Que Deus ajude o povo de Joplin".

Wanda Shellenbarger, líder do ministério de mulheres da Convenção Batista do Missouri, disse ao jornal que a Igreja Batista Harmony Heights e a Igreja Batista Empire em Joplin foram arrasadas pelo tornado.

"Sofremos uma grande destruição e devastação aqui. Orem por todos nós enquanto servimos tantas pessoas que sofrem".
édito: AP
Tornado provoca destruição em cidade do Missouri, nos EUA
Tornado devasta cidade nos Estados Unidos

  Um tornado atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital. Ainda não informações oficiais sobre o número de mortos e feridos, mas a imprensa norte-americana, citando testemunhas e fontes do hospital, dá conta de ao menos 30 mortos.


Tornado devasta cidade de Joplin. Helicoptero é arrastado (Foto: AP)

Tornado devasta cidade de Joplin. Helicoptero é arrastado (Foto: AP)

Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, que ficou praticamente destruído.

Testemunhas asseguraram à imprensa que o hospital foi golpeado diretamente, não parcialmente, pelo tornado, e várias de suas alas sofreram incêndios.Segundo as autoridades locais, os estragos provocados pelo tornado podem ser comparados à devastação sofrida pela localidade de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado, onde morreram 30 pessoas.

Os veículos de emergência trabalham por toda a cidade para ajudar as pessoas presas e recolhem os cidadãos feridos a fim de levá-los para os hospitais mais próximos.

O jornal local da cidade, que conta com cerca de 50 mil habitantes, "Joplin Globe", narra em seu site o aspecto desolador que o tornado deixou, com as ruas praticamente impraticáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz.

Um caçador de tornados, Steve Polley, disse à "CNN" que a situação de Joplin era irreconhecível, e que tinha acontecido uma "completa devastação".

O tornado que se abateu sobre Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou neste domingo (22) alguns estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

Em Minneapolis, os tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de ter provocado escapamentos de gás e destruições de casas.As autoridades advertiram que os tornados continuarão nas regiões próximas do meio oeste do país, e recomendaram à população buscar abrigo.

Homem socorre jovem garota que teve a casa atingida pelo tornado na cidade de Joplin (Foto: AP)

Homem socorre jovem garota que teve a casa atingida pelo tornado na cidade de Joplin (Foto: AP) 

Fonte: Christian Post  e CPAD NEWS   E PORTAL MS