Justiça Ambiental


Conselho Latino-Americano de Igrejas discute a missão da Igreja nas questões ambientais

Justiça Ambiental
A Assembleia Regional do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai-Brasil) se reuniu, durante o último fim de semana em São Paulo, para discutir o tema “Justiça Ambiental e Emergências: Missão da Igreja”.  A Assembleia contou com a presença das igrejas membros, organizações e segmentos parceiros. A Igreja Metodista foi representada pela Revda. Renilda Martins Garcia - Coordenadora Nacional de Educação Cristã – Conec, 1ª RE, e pelo Rev. Alcides Alexandre de Lima Barros, 3ª RE.

A temática “Justiça Ambiental e Emergências: Missão da Igreja” foi desenvolvida a partir de painéis coordenados por Nilton Emmerick Oliveira e Eliana Rolemberg. A Dra. Tânia Pacheco, pesquisadora da Fiocruz, refletiu sobre a “Justiça Ambiental”, a partir dos seguintes enfoques: A herança colonial que recebemos e Paradigmas da formação da sociedade brasileira. Ela expôs uma síntese do Mapa da injustiça ambiental e saúde no Brasil.

O Dr. Jung Mo Sung, da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, tratou do tema “Teologia, Economia e Ecologia” e refletiu sobre a aproximação dessas três áreas de conhecimento a partir de um eixo comum, a vida.

O Defensor Público do Estado de São Paulo, Dr. Wagner Giron de La Torre compartilhou uma visão geral das situações de emergência no Brasil e deu dicas de como proceder diante destes fenômenos.

As celebrações foram outro ponto forte da Assembleia, dirigidas por Luiz Carlos Ramos, com participação especial da pianista Liséte Espíndola, da Fateo - Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Há que ressaltar a apresentação dos relatórios pelos programas do CLAI- ano 2010: Pastoral da Mulher e Justiça de Gênero - Continental e Regional (Cecília Castillo e Ester Lisboa, respectivamente), Rede da Juventude (Daniel Souza), Rede de Liturgia (Luiz Carlos Ramos), Pastoral Evangélica de Negritude (Vera Maria Roberto), Pastoral da Juventude (Débora Ludwig) e Secretaria Regional (Darli Alves).

Um dos destaques da Assembleia foi a eleição da Junta Diretiva do CLAI-Brasil, constituída pela Diretoria e Conselho fiscal (exercício 2011 a 2013) que ficou, assim, constituída: Diretoria:  Presbítero Nilton Emmerick Oliveira (Igreja Presbiteriana Independente), Presidente; Neusa Aparecida Tetzner (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Vice-Presidente;  Revda. Magda Cristina Guedes Pereira (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), Secretária; Anivaldo Padilha (Koinonia), Tesoureiro. Conselho Fiscal: Rev. Bruno Giese (Igreja Evangélica Congregacional do Brasil), Revda. Renilda Martins Garcia (Igreja Metodista) e Eliana Rolemberg (Diretoria Executiva da CESE).


Fonte: Metodista E CPAD NEWS