LIÇÃO 6 GERAÇÃO SAÚDE - JUVENIS


Juvenis Aluno  - 2º trim/2011 TEXTO BÍBLICO 
  1 Coríntios 6.20. 
  ENFOQUE BÍBLICO 
   “Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas chagas, diz o Senhor ...”
       (Jeremias 30.17). 

   OBJETIVOS 

Conscientizar  de que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo.
Definir doenças como anorexia e bulimia.
Crer que os padrões de Deus não são os nossos.


A MÍDIA INFLUENCIANDO SEUS HÁBITOS ALIMENTARES


Em primeiro lugar, vamos destacar  a necessidade de formação de bons hábitos alimentares. Todos devem participar de  uma refeição balanceada, alimentos que favoreçam o crescimento e forneça ao corpo os nutrientes básicos. Assim, é importante que as refeições se realizem  em horários regulares e em família. Assim, as refeições se tornam uma atividade de prazer realizada em conjunto.

Não é aconselhável as refeições serem feitas diante da TV, vídeo ou computador. È necessário um ambiente de calma e as pessoas observarem, poderem ver os alimentos que estão consumindo. Observar as cores, sentir o cheiro agradável da comida, estimula o apetite. O nosso arroz com feijão é importante, porque o corpo sente-se saciado por mais tempo, não sentindo necessidade de recorrer a comer pequenos bocados.  Muitas  pessoas adquirem hábitos alimentares prejudiciais  à saúde, pois se “alimentam”, comendo sanduíches, enquanto jogam videogame, assistem à televisão. Não prestam atenção ao que comem, alimentam-se da forma errada escolhendo, preferencialmente, sanduíches, refrigerantes e salgadinhos. Quando encerra o dia, a pessoa não se serviu de uma alimentação adequada. Isto contribui para o cansaço.

A mídia acaba exercendo um papel contraditório na vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que divulga um corpo perfeito, dietas, que muitos adotam sem consultar o médico, oferece uma série de guloseimas que acabam tornando-se o referencial de consumo alimentar.

Anorexia e Bulimia, resultados da busca pelo corpo ideal

O adolescente está na época que ele se preocupa com a sua aparência e com o reflexo que isso possa causar em amigos e outras pessoas. Deseja ser aceito e na busca dessa aceitação, muitas vezes, chega  a  extremos. Assim, a mídia ao cultuar o corpo e, ao supervalorizar a aparência, causa problemas.  O que o adolescente vê diante de si? Um grupo de adolescentes, como ele, magros, felizes e que, por meio desse seu corpo, pode atrair pessoas, especialmente do sexo feminino. Assim, ele entra em conflitos, porque acredita que sua aparência não é aceitável.  A ansiedade toma conta do adolescente, a ponto de recorrer a dietas “milagrosas”, ou deixando de alimentar-se. O outro extremo é ele alimentar-se compulsivamente: compensando suas frustrações com a comida. Podem ocorrer os distúrbios alimentares.

A ANOREXIA


È um distúrbio em que a pessoa deixa de alimentar-se ou ingere comida muito abaixo do necessário. Com isso, sofre de desnutrição crônica que pode levar à morte, como já observamos pela imprensa ocorrer especialmente com muitas jovens.

Na anorexia, a pessoa ao olhar-se no espelho, embora esteja com peso abaixo do normal, se vê a si mesma como “gorda”. Na aparência, física, a  pele torna-se amarelada, os cabelos ficam fracos com poucos fios. A desnutrição leva a infecções, a problemas da diminuição da freqüência  cardíaca.

OBS:  Entre as muitas vítimas da anorexia, citaremos a modelo Carolina Reston, brasileira de 21 anos. A revista Época de 17/11/2006, assim destacou: “Com uma taxa de mortalidade da ordem de 10% a 20% dos  pacientes, a anorexia ceifa proporcionalmente mais vidas que a depressão ou o alcoolismo. Estima-se que 1,4 milhão de brasileiras sofrem de anorexia. Carolina morreu depois de 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. A modelo tinha 1,72 metro de altura e pesava 40 quilos na ocasião. Estava aproximadamente 20 quilos abaixo do normal” (http://revistaepoca. globo.com – acesso em 06/05/08).

Que tristeza que tantas vidas se percam! Por isso, é fundamental o esclarecimento sobre os distúrbios alimentares para, no caso, de constatá-los dar-nos apoio, encaminhá-lo a tratamento, enquanto é tempo. Se a pessoa encontrou alguém que a incentivou nessa busca doentia para um ideal de magreza, possa encontrar outra que a ajude  a salvar sua vida.

A BULIMIA


Na bulimia, não o aspecto magro o que chama atenção. Aos portadores de bulimia, também a imagem corporal é afetada. De repente, normalmente, as mulheres são atacadas por uma vontade enorme de comer. Assim, ingerem grandes quantidades de comida. Cientes de que isso poderá causar-lhes aumento de peso, provocam  vômitos na tentativa de  recuperar o peso ganho. Provocar vômitos é uma  atitude perigosa para a saúde.

A bulimia pode ocorrer com pessoas que impõe a si próprias uma dieta severa. Em dado momento, sentem uma compulsão para comer  e o fazem de modo exagerado, servindo-se de alimentos com muitas calorias. A pessoa que sofre de bulimia pode passar mal, pois engole grandes quantidades de comida e as ingere depressa demais. Tais pessoas, muitas vezes, submetem-se a jejuns prolongados.

Dois problemas principais enfrenta a pessoa  que sofre de bulimia: não consegue parar de comer (isto pode ser o resultado das privações excessivas a que ela se impõe) e o sentimento de culpa por ter caído no extremo oposto: alimentação compulsiva.

As pessoas com sintomas de anorexia ou bulimia necessitam de apoio, tratamento médico. Elas podem curar-se.

Tais problemas decorrem de uma  visão distorcida do corpo. Assim, a presença na mídia do ideal  de beleza “magra”. Outro problema são artistas, cantores, vendendo o suposto ideal  de beleza. Existe também a pressão do grupo contra pessoas que possuam o peso um pouco acima do peso considerado normal.  Muitas vezes, as pessoas deixam de participar, de brincadeiras,  de jogos, de grupos, isolam-se por considerarem-se feia.

Nós não podemos seguir os padrões da mídia, nem tentar impô-los aos demais. Quando uma pessoa demonstra está com peso acima do normal, é obrigada a ouvir determinadas frases: “Também come demais”. Isto é falta de amor, de solidariedade. Porque não é o fato apenas de comer, pode-se apresentar problemas glandulares, a tireóide pode estar com problemas.




Observemos os dois papéis altamente contrastantes da mídia: em primeiro lugar, convida às pessoas a comerem coisas “irresistíveis” em excesso: doces, frituras, salgadinhos. A indústria enriquece com esse padrão de consumo alimentar. Ao mesmo tempo, apresenta um padrão de beleza que não combina com o tipo se alimentação veiculado. Então, entra em cena, a indústria da estética; dietas para emagrecimento milagrosas; “Perca ‘x’ quilos em uma semana”. Apresenta pessoas que conseguiram livrarem-se  de quilos extras seguindo essas dietas. São chás e alimentos emagrecedores. È a indústria da “beleza” atuando. Cuidado com tais ardis.

A extensão do problema é grande, pois normalmente, as jovens, as mulheres , nem estão acima do peso. Sentem-se mal, enxergam a si próprias com excesso de peso. Isso é falta de equilíbrio: priorizar o corpo.

Não estamos afirmando que não se deve cuidar do corpo, que não se deva tratar a aparência, a da beleza. O que é errado, é o exagero: imposição de um modelo único para todas as pessoas.

OBESIDADE E GLUTONARIA


Muitas doenças são causadas pela obesidade. Deve ser investigada a causa da obesidade pelo médico. A Bíblia recomenda  a moderação no comer. Há um limite para tudo especialmente os alimentos saturados de gordura, as massas empregadas em excesso. . Existe a qualidade do fruto espiritual chamado de temperança, que deve ser buscado em todas as áreas de nossa vida.

Podemos afirmar que todos os alimentos podem ser ingeridos. Não se pode dispensar os legumes e as frutas. Há lugar para a sobremesa e para as guloseimas. O que não se pode fazer é abusar destes últimos e outros tipos de alimentos, a fim de evitarem-se as conseqüências da obesidade.

Quando nos reunimos, em comemorações, em festas é bom lembrar que: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”  (1Co 10.31).

A comida é para refazer nossas forças:  “Ditosa, tu, ó terra, cujo rei é filho de nobres, e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazerem as forças, e não para bebedice”  (Ec 10.17).

Ter um bom apetite é bom! Agora, em determinados locais e situações desejar comer tudo o que se vê diante dos olhos sem selecionar o que come, constitui glutonaria, representa falta de equilíbrio.Os excessos prejudicarão a saúde. Também, existem outros dias para comer.

A Bíblia destaca: “Não ande com os que se encharcam de vinho, nem os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos”  (Pv 23.20-21- NVI).

Comemos, porque é agradável  e também para o nosso sustento. O exagero pode ser superficial: “Achaste mel? Come o que te basta; para que não te fartes dele e venhas a vomitar”  (Pv 25.16).

Não esqueçamos de agradecer pelo alimento que o Senhor nos dá todos os dias: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”  (1 Ts5.18). Devemos lembrar também dos necessitados.

OBS: Os judeus davam graças pelo alimento: “Bendito és Tu, Jeová, nosso Deus, Rei do mundo, que fazes surgir da terra o pão” (Ralph GOWER. Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, p. 54).

Devemos cultivar a moderação: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”  (Fp 4.5– ARA).
 

TEMPLO PICHADO?


Nosso corpo é  a habitação do Espírito Santo:  “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo de Deus vivente, como Deus disse: Nele habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (2 Co6.16)    Assem, por meio do corpo, devemos glorificar a Cristo.

Tatuagens e piercing não combinam com o viver do cristão.

Em primeiro lugar, vamos mencionar a tatuagem, seus vestígios encontram-se desde o Antigo Egito, Mongólia; também acharam vestígios na França, Itália, Portugal e Romênia.

 A palavra tatuagem foi  levada à Inglaterra por  James Cook, explorador das ilhas polinésias, no Pacífico Sul. Este introduziu a palavra “Tattoo” no Inglês, sendo   o termo  incorporado às demais línguas ocidentais.

OBS: “James Cook (descobridor do surf), portanto, é considerado o pai da palavra “tattoo”, que apareceu primeiramente em seu diário como “tattaw”.  Essa expressão era conhecida também como “tatau”, normalmente usada para referir-se ao som feito durante a execução da tatuagem, onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele” (Édino Melo. O perigo oculto em tatuagem e piercing, p.4).




A tatuagem está aliada ao valor de sacrifício e de entrega.

Tatuagem e piercing tentam influenciar os jovens. São utilizados por modismo: “Todo mundo usa” ; por identificação como grupo (às vezes grupos de rock) ou para expressar rebeldia. Vamos analisar tais pontos:1) Será que o cristão ou uma pessoa  deve usar algo, simplesmente porque a maioria  o usa? Ou, especialmente, o cristão, deve procurar fazer a vontade de Deus?  2) Com quem devemos identificar-nos? 3) O espírito de rebeldia não procede de Deus. De nada adianta ostentar rebeldia; se julgamos algo errado, devemos orar e não associar-nos ao pecado de rebeldia: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria”   (1Sm 15.22 a).

A tatuagem usada por diversos povos era um tipo de amuleto (usado para proteção) ou uma superstição . Existem diversos tipos de tatuagens como o escorpião, serpente, símbolos da fertilidade como o touro, de força  (o leão) e até de coisas obscenas, imorais. Ou de feitiçaria.

OBS: M. Lurker afirma no Dicionário de simbologia: “quem se marca a si mesmo deseja assinalar sua dependência diante daquilo a que alude o signo” (Édino MELO. O perigo oculto em tatuagem e piercing, p.19).

Quanto ao piercing há´registros de vários usos: marinheiros colocavam piercing, pois acreditavam que lhes dariam melhor visão. Os romanos aplicavam o piercing na orelha como significado de riqueza e luxúria. Tribos sul-americanas e africanas faziam piercing , quanto maior o furo, maior era o status social.

Na cultura ocidental, o piercing foi trazido da Índia pelos hippies nos anos 60 e 70, com forte conteúdo esotérico.

Assim, a origem do piercing também está ligada à Índia. Os principais locais em que se colocam os piercing coincidem com os “chacras”, pontos definidos pelo hinduísmo como centros energéticos.

Os primeiros piercing originam-se do Egito; apenas os faraós o obtinham em uma cerimônia ocultista. Usava-se o piercing como consagração à deusa Bastet, representada por um gato e que portava piercing.

O piercing representa a parte do corpo que é entregue a um deus, a uma  força do mal. Colocado na boca, representa confissão, no umbigo, (no ventre)representa a sede da vida.

A quem confessaremos?  “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”  (Mt 10.32). A quem devemos entregar nossa vida: “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida” (Jó 33.4). A Deus é a Quem devemos entregar nossa vida.

A Bíblia destaca: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”  (Lv 19.28– NVI); “Nem ferirão a sua carne”  (Lv 21.5b).

Devemos glorificar a Deus com o nosso corpo: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai  a Deus no vosso corpo” (1 Co 6.20).

A Bíblia ensina: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma , e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para  a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23).

Não podemos ser veículos, portadores  de mensagens enganosas., especialmente aquelas que demonstram que estamos entregando o nosso corpo a deuses falsos.

Existem vários riscos para quem adota o piercing: infecções, hepatite C, além de outros problemas.Muitas vezes têm de recorrer a cirurgias reparadoras. Quando colocado no dente, o piercing pode estragar o esmalte.

OBS: Pode ser consultada a reflexão:  Piercing usar ou não- disponível no Portal.

Equilíbrio

Em primeiro lugar, vamos refletir: “Será que existe um corpo perfeito?”  A “posse” desse corpo perfeito traz felicidade? Será que todos que alardeiam a importância de um corpo perfeito realmente sentem-se bem?




Todos devem cuidar de sua mente, para que possam ter um corpo saudável. Nossa mente tem influência sobre o nosso corpo, originando as doenças psicossomáticas.

A mente precisa repousar, não ficar sobrecarregada. É necessário que se tenha horas regulares de sono:  “O Senhor concede o sono àqueles a quem ama”  (Sl 127.2b - NVI).

Todos têm o dever de cuidar de seu corpo, alimentando-o adequadamente, não expondo  a excessos, não o privando de alimentos. A água é elemento importantíssimo para a saúde, assim como legumes e verduras, pois as pessoas possuem o hábito de deixar tais alimentos de lado.  Se a pessoa sabe que algo faz mal à sua saúde, deve evitar. Não se deve ficar tempo excessivo junto  a jogos np computador, sobrecarregando seu corpo, olhos e mente sem dar-lhes descanso.


CONCLUSÃO

Deus quer dar-nos saúde. Cabe a cada um alimentar o seu corpo devidamente, para que não seja atingido por doenças causadas por falta de controle e acompanhamento médico.
O Senhor concedeu bons alimentos, nutrientes necessários para o nosso viver aqui na terra, portanto o homem deve usar sabiamente as dádivas disponíveis a ele.
O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Devemos entregar a Ele, nossa vida, nosso querer: “Minha vida seja sim,/Consagrada a Ti, Senhor;/Possas sempre Tu por mim,/Operar o Teu amor./A minh’alma lava Salvador /No Teu sangue puro carmezim;/Minha vida toma para ser, Senhor,/Tua para sempre, sim”  (1a estrofe e estribilho do hino 432 da Harpa Cristã).

Colaboração para o Portal EscolaDominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu. 
fonte PORTAL EBD