LIÇÃO 8 A ORDEM É PRESERVAR TEXTO BÍBLICO - JUVENIS

  Gn 1.1-26 

 ENFOQUE BÍBLICO 

 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”(Sl 24.1). 

 OBJETIVOS 

 Conscientizar de que o crente deve cuidar bem do planeta.
 Saber que o crente deve estar ciente das questões ambientais.
 Demonstrar biblicamente que Deus se preocupa com a qualidade de vida do nosso planeta.


Sugestão

Pesquisar em jornais e revistas sobre presevação.

  DEUS E O MEIO-AMBIENTE


  Deus criou  o mundo e pôs o homem no Jardim do Éden: “Ora, o Senhor Deus  tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara”  (Gn 2.8 - NVI). (Sugira, professor que os alunos imaginem como se sentiu Adão ao contemplar o mundo que Deus criara para ele). Podemos imaginar que, após o sopro de vida do homem, Adão abriu os olhos e contemplou toda aquela beleza, respirou profundamente aquele ar puro, pôde contemplar  o céu azul, os mares, rios, e aves. Também, a variedade de animais era enorme. Água pura para beber e tantas árvores frutíferas,  tudo a seu dispor. O homem, entretanto, deveria cuidar, preservar o jardim: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”  (Gn 2.15). O homem não foi deixado na ociosidade: tinha muito trabalho a fazer.

Como observamos, o homem recebeu o meio ambiente puro, ideal das mãos de Deus. O homem era e é responsável pela obra que Deus lhe deu. A natureza era para dar satisfação ao homem, era bela e também para seu alimento. Era motivo de render graças ao Criador.

Verificamos, todavia, que o desejo de conquista do homem o conduziu a não proteger a natureza, mas a explorá-la. Muitas terras são direcionadas a ambiciosos projetos, construções, sem se preocupar com o que Deus destinou ao homem. Este não se preocupa com o impacto ambiental. O desenvolvimento industrial, as fábricas despejam na atmosfera componentes que afetam a saúde do homem.

Antes de analisarmos alguns aspectos precisamos definir alguns termos. Ecologia é uma parte da Biologia que estuda  a relação dos seres vivos entre si e o meio ambiente. Baseia-se no conceito  de ecossistema. Este é o conjunto de seres vivos e o meio ambiente. Uma floresta, um rio, pode ser considerado um ecossistema. Se em determinado local houver derrubada de árvores, entre outros fatores, os pássaros de uma região podem ser afetados, pois não têm o seu alimento.

A degradação do meio ambiente tem sido um fator alarmante. Várias conferências são realizadas. Em 1987, ocorreu  “Nosso Futuro Comum”, no qual se propôs o desenvolvimento sustentável. Este foi definido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”. É a procura de um desenvolvimento sem recorrer à depredação da natureza para não afetar o desequilíbrio ecológico.

Um dos acontecimentos mais debatidos tem  sido o aquecimento global que já tem ocasionado diversos problemas.

A maioria dos países se uniram em torno do Protocolo de Kyoto.(Kyoto fica no Japão). O objetivo é que, durante o período de 2008 a 20012,  seja reduzido em 5,2%  a emissão dos gases que   contribuem para ao aumento do efeito estufa, tomando-se como base ao no de 1990. Em novembro de 2006, 168 países haviam aderido ao protocolo de Kyoto. Os Estados Unidos não assinaram o Protocolo, sendo que são responsáveis por 25% das emissões de gases no cenário mundial. Já se passaram dez anos (1997-2007) que o protocolo foi assinado; muitos países não conseguiram alcançar a meta proposta, de diminuir a emissão de gases.

Os efeitos das mudanças climáticas  são analisados pelo órgão da ONU, conhecido pela sigla em Inglês, IPCC, ou seja, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, criado em 1988.  É composto por 130 países. Segundo o órgão,  a temperatura da Terra deve subir entre 1,8 graus centígrados e quatro graus centígrados.

OBS:  “O grupo também calcula que o derretimento das camadas polares pode fazer com que os oceanos se elevem entre 18cm e 58 cm até 2100, fazendo desaparecer pequenas ilhas e obrigando centenas de milhares de pessoas a engrossar o fluxo dos chamados  ‘refugiados ambientais’ – pessoas que são obrigadas a deixar o local onde vivem em conseqüência de piora do meio ambiente” (Entenda o que é IPCC disponível em http: // bbc.co.uk- acesso em 20/05/08)



O aumento do aquecimento global se deve ao excesso de gás carbônico e outros gases liberados pelo homem, especialmente a  queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural. Tais substâncias correspondem a mais da metade das fontes de energia empregadas pelo homem. Já o óxido nitroso e o metano são ocasionados pela decomposição do lixo, pela pecuária e o uso de fertilizantes.

Hoje se utiliza a expressão “ecologicamente correto”, ou seja, a fabricação de materiais  sem prejudicar ou poluir o ambiente.

Deus criou, o homem não preservou. Em relação ao meio ambiente, enfrentamos outro problema que afeta a subsistência do homem:  a água. Antes de chegar a ser consumida, 40% dela se perde por causa dos vazamentos. As pessoas não cooperam: exageram no consumo da água: deixando a torneira aberta durante a lavagem da louça ou durante sua higiene pessoal. Os banhos são demorados; gasta-se excessivamente na lavagem de calçadas, casas e carros. Enquanto isso, muitas pessoas no mundo inteiro sofrem com a falta de água. Além desde fator, há necessidade de um gerenciamento adequado da água. Muitas pessoas ainda não contam com água tratada.

OBS:  “Dados da ONU mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo, não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80 % das mortes e enfermidades. No século 20, o consumo da água multiplicou-se por seis – duas vezes a taxa do crescimento da população mundial. Um total de 26 países sofrem escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 serão 3,5 bilhões  de pessoas em 52 países nessa situação” (www. agenciabrasil.com.br – acesso em 20/05/08).

Outro grave problema ambiental é o desmatamento. Extensões de terra são desmatadas para plantio.  O desmatamento nas margens dos rios provoca a perda de proteção do solo. Devido à inexistência das árvores,  quando ocorre a chuva, esta vai diretamente para os rios. Estes se avolumam, produzindo enchentes e os rios se ficam com detritos.

Deus sempre se preocupou em fornecer o meio ambiente adequado ao homem. Este, através da história, não preservou o que recebeu de Deus. Por ignorância, desejo de enriquecer, o homem não teve uma atuação responsável. Com a chegada da época industrial, a situação chegou à beira de um desastre. Não tratando do meio ambiente, o homem abriu caminho para sua  própria destruição.

As leis de Deus em relação ao meio ambiente

Deus concebeu, criou e entregou ao homem um mundo com condições de vida extremamente favoráveis a ele e aos outros seres vivos. Ao homem cabia preservar, trabalhar, para que a obra criada de Deus não sofresse danos. Em primeiro lugar, observemos algumas dádivas de Deus, sem as quais não seria possível a vida:
  1. Respiração:  “Pois ele mesmo é quem dá a vida, a respiração e todas as coisas” (At 17.25b)

  1. Água:  “Tu visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe dás o trigo, quando assim a tens preparada; tu enches os seus sulcos, regulando a sua altura; tu a amoleces com muita chuva; tu abençoas as suas novidades”  (Sl 65.10); “Fazes jorrar as nascentes nos vales e correrem as águas entre os montes; delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede. As aves do céu fazem ninho junto às águas e entre os galhos põem-se a cantar”  (Sl 104.10-12-NVI). Se o homem não preservar a natureza, esta  lhe fará falta. Se o homem não conservar limpa as fontes das águas, muitas espécies não sobreviverão. Além disso, não poderemos apreciar a beleza das aves, suas corres, seus vôos e seu canto.

  1. Árvores: “As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou; nelas os pássaros fazem ninho, e nos pinheiros a cegonha tem o seu lar” (Sl 104.16-17 –NVI).  As árvores, além de serem fonte de alimentação constituem algo importante para os seres vivos. É o seu refúgio. Também as árvores têm a especial função de purificar o ar, oxigená-lo,elas absorvem o gás carbônico. Cada árvore derrubada aumenta a incidência do gás carbônico. As árvores fixam os nutrientes da terra. Além disso, elas propiciam sombra. Por isso,  a extração da madeira tem de ser feita de modo a não causar um problema  ambiental. Existe grande comércio ilegal de madeira. 

Uma das grandes preocupações ambientais é a derrubada de florestas. Se a derrubada de uma árvore causa enorme prejuízo, imaginemos a devastação de matas e florestas. Pergunte aos alunos: “Você sabe qual a proporção da Amazônia que está em território brasileiro?” Permita que eles respondam. Diga-lhes que  60% da Amazônia está no território brasileiro.




OBS:  “O Brasil tem 60 % da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, com 30.000 espécies vegetais. O Brasil tem a maior planície inundável do mundo, o Pantanal, com mais espécies de aves do que a América do Norte e mais espécies de peixe do que a Europa. O Brasil tem o maior volume de água doce superficial do mundo. Quase 14% do estoque do planeta. São números estonteantes, bonitos por natureza”  (André PETRY. A miopia do verde, Veja, pág. 66, 21/502008).

  1. Alimentação: “Ele faz crescer  a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento”  (Sl 104.14).

Depois de meditar nessas bênçãos que o Senhor nos dá, observemos alguns cuidados que a Bíblia menciona. Deus se preocupou em deixar registrado que o homem é responsável por conservar, preservar o meio ambiente. Devemos lembrar  também o respeito à vida, o respeito aos seres vivos.

  • “Quando encontrares algum ninho de ave no caminho, em alguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhos.” (Dt. 22.6) Deveria predominar o respeito à vida; não podia pegar-se a mãe: ela poderia estar chocando: o momento em que a vida estava sendo gerada não deveria ser interrompido; deveria ser respeitado.

  1. Preservação das árvores:  “Quando sitiarem uma cidade por um longo período, lutando contar ela para conquistá-la, não destruam as árvores dessa cidade a golpes de machado, pois vocês poderão comer as suas frutas. Não as derrubem. Por acaso as árvores são gente, para que vocês as sitiem?Entretanto, poderão derrubar as árvores  que não são frutíferas, para utilizá-las em obras que ajudem o cerco, até que caia a cidade que está em guerra contra vocês”  (Dt 20.19-20- NVI). Horrível é  a fome. Tantos as pessoas que estavam sofrendo a guerra como os soldados poderiam precisar dos frutos da árvore. Infelizmente, em muitas guerras as árvores, as fontes de água são contaminadas.

  1. Preservação dos animais. Deus sabia que o dilúvio destruiria a terra, por isso ordenou a Noé que recolhesse  na arca espécies que depois poderiam reproduzirem-se: “De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho  e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea. Também das aves sos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra”  (Gn 7.2-3). Existem muitos projetos destinados a recuperar animais em vias de extinção. Esta é causada pela destruição do habitat dos animais e também devido ao comércio de animais selvagens.

  1.  Evitando a proliferação de doenças  “Também qualquer homem dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles que caçar caça de animal ou de ave que se come derramará o seu sangue cobrirá com pó”  (Lv 17.13). Era uma forma de evitar a contaminação do homem e demais seres vivos.O homem poderia pisar no sangue. Também algum animal poderia lamber o sangue,  desenvolver algum tipo de doença que se transmitisse aos homens.
  1. Evitando poluir  a terra e afetar  seus semelhantes.   “E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado fora, então, com ela cavarás e, virando-te, cobrirás aquilo que saiu de ti” (Dt 23.13).  O soldado iria para  a guerra; não poderia deixar de levar a pá. Ao fazer suas necessidades, estas deveriam ser cobertas com terra.  Isto impediria que alguém pisasse, descalço, e pudesse então adquirir doenças. Nosso Deus é santo: “Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu acampamento para te livrar, e para entregar-te os teus inimigos; portanto o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti cousa indecente, e se aparte de ti” (Dt 23.14– ARA). O indecente era alguém não cuidar da higiene e não tomar cuidado que pudesse transmitir alguma doença.

OBS: Muitas doenças podem ser transmitidas, quando a pessoa está descalça e pisa na terra. Uma delas é o “bicho-de-pé” (tunga penetrans). Também devemos lembrar que o dono de um animal não deve deixar as fezes do animal na rua. Deve levar um saco plástico para tal.

  • “Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe” (Êx.. 23.19b). Tudo o que o homem fizesse, deveria incluir respeito. Deveria haver reflexão. Deus colocou muitas coisas ao dispor do ser humano para a alimentação. Ele  é que nos permite que nos alimentemos. Assim, até a alimentação deveria ser um motivo de demonstrar que fomos criados por Deus, somos Seus filhos. Cozinhar o cabrito no leite da mãe constituía um desrespeito, maldade.





SIGA OS BONS EXEMPLOS


A Bíblia é repleta de bons exemplos. Deus concedeu ao homem livre-arbítrio. Ele tinha todas as condições para ser um feliz. Ele não era o dono da natureza, do meio-ambiente, porém era o mordomo. Terá de prestar contas pelo modo como usou a criação de Deus.

O  salmista dá relevância à posição que Deus deu ao homem, uma posição de domínio: “Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares” (Sl 8.7-8). O homem deveria dominar, porém não para fazer o que quisesse. Ele poderia desfrutar toda a beleza do universo, possuía todas as condições para sua sobrevivência. Necessitaria lavrar a terra e cuidar dos animais. Não deveria destruir, mas preservar o universo.

Diante de tantas bênçãos concedidas ao homem, que ele deveria fazer? O homem deveria adorar a Deus:“Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!”  (Sl 8.9–NVI). Infelizmente, o homem, muitas vezes, deseja atribuir tudo para si, esquecendo-se de glorificar o Senhor.

Temos bons exemplos na Bíblia de pessoas que souberam valorizar a criação.

  1. Abraão. Um grande exemplo a seguir. Plantou árvores:  “E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno” (Gn 21.33). Abraão plantou e adorou a Deus. Não fez como muitos que adoram, veneram a natureza, a água; invocam deuses nas águas e rios. Não! Abraão reconheceu que Deus lhe concedia todas as dádivas;  natureza existia, porque Deus a criara.

OBS: Em Israel, em homenagem a alguém, planta-se uma árvore.

  1. A mulher virtuosa: “Planta uma  vinha com o fruto de suas mãos”  (Pv 31.16)

  1. O rei Uzias.  Preocupou-se em desenvolver a agricultora: “Também edificou torres no deserto e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas, lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura” (2 Cr 26.10).    Muitos só se preocupam apenas com outros setores de produção, esquecendo-se dos alimentos. O rei sabia da necessidade de água para a agricultura.  As torres eram para supervisionar, detectar qualquer ataque aos suprimentos da nação.

  1. O rei Salomão. Era apreciador da natureza:  “Fiz para mim hortas e jardins e plantei neles árvore de toda espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores” (Ec 2.5-6). Salomão era um estudioso da flora e da fauna:  “Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes”  (1 Rs 4.33).

CONCLUSÃO


Preservar não é uma opção; é uma ordem divina.
O servo de Deus também dá bom testemunho, quando faz bom uso da natureza: sem poluí-la, sem desperdiçar alimentos, água.
O cristão não cultua a natureza; ele adora ao Criador. Ele age como Abraão: plantou um bosque, mas não ficou agradecendo a “mãe-Terra”. Ele adorou ao Deus verdadeiro.
Em cada ser vivo, cada flor, lembramo-nos de nosso Senhor.Tido é expressão de Seu amor e providência para conosco.
Como afirmou o salmista: “Louvem ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! E ofereçam sacrifícios de louvor e relatem as suas obras com regozijo!”  (Sl 107.21-22).
Portanto, louvemos a Deus com nossa voz, com todo nosso ser, preservando Suas maravilhas: “Adorai o Rei do Universo!/Terra e céus, cantai o Seu louvor!/Todo o ser no grande mar submerso,/Louve ao Dominador!/Todos juntos O louvemos!/Grande Salvador e Redentor!Todos O louvemos!Régio Dominador!”  (1aestrofe e estribilho do hino 124 da Harpa Cristã).

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu. 




    FONTE PORTAL EBD