Ore pelo 15º país no ranking de perseguição: Turcomenistão

  
 
Turcomenistão 
TURCOMENISTÃO (15º) - A história da Igreja no Turcomenistão foi marcada por mártires no passado, mas atualmente há certa liberdade para a evangelização. Ainda assim, é comum que os cristãos sejam hostilizados pelos muçulmanos e enfrentem muitas restrições por parte do governo. A maior parte dos templos das igrejas protestantes foi demolida na década de 1990. O processo para se obter registro foi facilitado em 2004, mas ser registrada não garante à igreja liberdade de culto. Os grupos não registrados são banidos. Da mesma forma, é proibido publicar e distribuir livros cristãos. A importação desse material é censurada, e é necessário ter uma aprovação do Comitê de Assuntos Religiosos para cada item. Aqueles que trocam o islamismo pelo cristianismo são acusados de trair a “fé de seus antepassados”.

A constituição provê a liberdade religiosa, mas em 2010 policiais disseram que fariam todo o possível para garantir que não houvesse mais nenhum cristão no país. Nossos irmãos turcomanos são insultados e pressionados a retornar ao islamismo. Muitos cristãos correm o risco de perder seu emprego. Existem poucas igrejas registradas; atividades religiosas não registradas são ilegais.

Pedidos de oração

•    Ore por proteção para as atividades com jovens cristãos. Às vezes, os acampamentos de verão são invadidos pela polícia e muitos adolescentes são detidos e ficam sem alimento e água.

•    Ore por unidade entre as igrejas e por líderes direcionados por Deus.

•    Ore por um discipulado de qualidade, e para que haja recursos para treinamentos.

Tradução: Deborah Stafussi


Fonte: Portas Abertas