Paquistão rejeita medos raid EUA Anterior



A picture taken from a video posted on April 25 on internet and attributed to Al-Qaeda in the Islamic Maghreb (AQIM) shows five armed youths, one of them masked, announcing that they would defend prisoners detained in Morocco. Bin Laden contou com o apoio de grupos como a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQIM)
Al-Qaeda e suas afiliadas em todo o mundo árabe pode tentar fazer bom em suas promessas de ataques de vingança, em represália pela morte de seu carismático fundador e símbolo, Osama Bin Laden.
No Iraque e noutros países, as forças de segurança estão se preparando para uma possível onda de violência que visa demonstrar que os grupos relacionados Qaeda ainda estão no negócio, apesar da morte do seu ícone.
Bin Laden gostou da aliança frouxa da Al-Qaeda filiais espalhadas na região, incluindo o Iraque (Al-Qaeda no Iraque), Arábia Saudita e Iémen (al-Qaeda na Península Arábica) e África do Norte (al-Qaeda na islâmica Magrebe).
Mas esses grupos operados com um elevado grau de descentralização e independência.
Operacionalmente, segundo Bin Laden no comando, nascido no Egito e Ayman al-Zawahiri, pode ter tido mais influência na organização de um movimento que tem sido comparado a uma série de franquias, em vez de um bem-controlado equipamento, centralizado.
Receia que já expressou que a morte de Bin Laden pode complicar se move para libertar três reféns franceses e um italiano detido pelo grupo Al-Qaeda do Magrebe.
"Out of tune"
Seja qual for o desfecho a curto prazo, a morte de Bin Laden veio em um momento em que a ideologia militante que propagava estava em declínio no Oriente Médio, tanto eclipsada por uma falha no terreno, em lugares como o Iraque, e com a chegada dos árabes Primavera, cujos valores democráticos dispararam as massas de uma forma que a Al-Qaeda nunca foi capaz de fazer.
filosofia de Bin Laden foi visto em sua forma mais validado e heróico, no auge de sua luta Mujahideen para acabar com a ocupação soviética no Afeganistão, e até mesmo nos primeiros anos de ataques contra forças dos EUA no Iraque.
Videograb provided by the Site Intelligence Group on April 15, 2011, showing a picture of al-Qaeda number two Ayman al-ZawahiriAyman al-Zawahiri pode ter tido influência mais organizacionais do que Bin Laden
Mas, além de cenários simples de "heróica resistência à ocupação estrangeira", o apelo parece ter caído no vazio em termos de aceitação das massas no mundo árabe, onde ele foi posto à prova.
Como a democracia, ainda que imperfeito, começou a tornar-se mais de uma realidade no Iraque, a influência dos grupos Qaeda relacionadas caiu agudamente como as pessoas viviam as conseqüências da carnificina sectária provocada por uma bomba de ataques indiscriminados contra civis, principalmente dirigidas aos xiitas.
A comunidade sunita, no qual a Al-Qaeda e outros grupos insurgentes tinham sua base, em grande parte se voltou contra os jihadistas militantes. Eles ainda têm uma capacidade residual no Iraque, mas é uma fração do que era antes.
A filosofia radical e violenta liderada por Bin Laden já haviam sido experimentados, testados e não no Egito.
Em meados da década de 1990, grupos semelhantes, como o Gamaa Islamiya e da Jihad Islâmica realizou vários ataques a turistas estrangeiros, coptas egípcios e outros alvos.
Mas eles renunciaram tais táticas depois de encontrar-se cada vez mais isolado dentro de sua própria comunidade, como a realização alvoreceu que suas ações estavam secando seiva da nação, especialmente o turismo.
"Ameaça de jogo"
Estes episódios sublinhados dois elementos-chave de "chamada" al-Qaeda, que tornam cada vez mais fora de sintonia com a mudança dos tempos na região: a sua inegável sectária conteúdo (sunita), eo fato de que os radicais islâmicos não acreditam na democracia, mas em uma teocracia islâmica imposta, se necessário pela força.
Apesar de integrar os movimentos islâmicos - como a Irmandade Muçulmana no Egito e na Síria, o grupo palestino Hamas, a Al-Nahda, na Tunísia e outros - optou por jogar o jogo democrático e apoiou as revoluções que ocorrem em muitos países árabes, o hard-core Qaeda estilo encontraram-se marginalizado e irrecuperáveis.
Anti-government protesters in the northwestern city of Saada, Yemen, April 15, 2011. Presidente do Iêmen Saleh tem usado a ameaça da Al-Qaeda para reprimir os manifestantes mais
Curiosamente, isso deu-lhes quase uma estaca na sobrevivência de líderes em apuros, como Coronel Muammar Kadafi, na Líbia, o presidente Ali Abdullah Saleh no Iêmen e presidente Bashar al-Assad, na Síria, em que cada valida a existência do outro.
Al-Qaeda e grupos semelhantes pretensão de ser líder da jihad contra esses "tiranos cruéis", que em contrapartida se agarram ao poder com a alegação de que só eles podem permanecer firmes contra a ameaça representada pelos militantes islâmicos.
No Iêmen, manifestantes pró-democracia pediram que seus seguidores não a imagens onda de Bin Laden em comícios, aparentemente porque daria Presidente Saleh um pretexto para reprimir o mais difícil e apertar o controle do poder.
O governo do presidente argelino Abdelaziz Bouteflika Abdulaziz também desempenhou até a ameaça Qaeda relacionados para justificar a apertar as suas garras no poder próprio.
Na verdade, a inclusão, disparando ideais democráticos as revoltas em muitos países árabes são uma ameaça muito maior para os regimes a que se dirigem do que qualquer violência provocada pela al-Qaeda ou suas afiliadas.
"Principalmente pacífica '
Os dois não são compatíveis. Assim, na Tunísia e no Egito, pouco se tem ouvido falar de radicais extremos, enquanto principais grupos islâmicos são limbering até para testar a sua força nas urnas.
Os radicais islâmicos possam ainda espero fazer ganhos na Líbia, Síria, Iêmen e em outros lugares se pode explorar a violência de alguma forma inconclusiva a sua vantagem.
Na Síria, não há falar em situação irregular da "armada Salafista (jihad) gangues" realização de ataques contra forças de segurança, embora a maior parte do movimento de protesto é declaradamente pacífica.
Em um cenário apocalíptico em que a região se divide ao longo de sua culpa linhas sectárias, não é inconcebível que os radicais possam entrar em sua própria como a ponta de lança de uma unidade de sunitas contra os xiitas.
Mas em qualquer cenário de transição pacífica para a democracia, tal como previsto muitas revoltas da região, eles têm a perder.
A opinião está dividida sobre se a morte do seu líder carismático vai desanimar o movimento radical, ou mexa a redobrar os seus esforços.
Mas de qualquer jeito que vai, não vai alterar as tendências históricas fundamentais que têm visto as limitações da filosofia intransigente Bin Laden testada e exposta pela experiência.
FONTE BBC NEWS