São Paulo terá primeiro Museu Judaico


Objetivo é difundir a história judaica para toda a sociedade brasileira

São Paulo terá primeiro Museu Judaico
Começou no dia 23 de maio, segunda-feira, as obras de adaptação do Museu Judaico que será montado na Sinagoga Beth El (Casa de Deus) localizado no centro de São Paulo. De acordo com a diretora da sinagoga, Roberta Sundfeld, o objetivo do museu é difundir a história judaica para toda a sociedade brasileira.

O acervo do museu será composto por mais de 1,5 mil peças utilizadas por imigrantes judeus da Europa Oriental e de países do Oriente Médio, datados dos séculos 18 e 19, quando a imigração judaica foi mais intensa no País.

Esse projeto é inédito no Brasil e contará a história da imigração judaica no País, mostrando sua influência na formação da sociedade contemporânea.

“Também haverá um espaço destinado a falar sobre os judeus no Brasil, como foram recebidos aqui e quem são as personalidades que se destacaram na sociedade brasileira”, complementa Roberta Sundfeld.

Farão parte do acervo ainda obras de arte dos primeiros artistas judeus que se estabeleceram no País, como a prestigiada pintora francesa Bertha Worms, que migrou para o Brasil em 1892.

O futuro museu contará também com uma biblioteca temática, que servirá como centro de referência para pesquisas sobre a história judaica.

Ainda de acordo com Roberta Sundfeld, a previsão de inauguração é para o segundo semestre de 2012 “Será um projeto demorado, porque vamos manter a construção da antiga sinagoga,” diz a diretora que também quer usar o espaço para passar uma mensagem de tolerância. “Queremos mostrar como os judeus foram integrados à sociedade e fazem parte dela hoje.”


Fonte: Guia-me
 CPAD NEWS