Carreata do Centenário reuniu cinco mil veículos


Carreata do Centenário reuniu cinco mil veículos (Foto: Elcimar Neves)
(Foto: Elcimar Neves)
Mais um momento da grande comemoração do Centenário da Assembleia de Deus se deu na manhã deste sábado (18), dia em que se completam os 100 anos do movimento pentecostal que nasceu na capital paraense. Por volta de 9h, aportou na Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas, a embarcação caracterizada como a embarcação “Saint Clement”, na qual chegaram a Belém os pioneiros da Assembleia de Deus, Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Membros da Igreja encenaram o desembarque dos fundadores do movimento pentecostal e, em seguida, evangélicos e não evangélicos seguiram em carreata pelas avenidas do centro da capital paraense, como Presidente Vargas, Nazaré, Almirante Barroso e Augusto Montenegro.
Segundo a coordenação da carreata, cerca de cinco mil veículos – entre carros particulares, vans, ônibus, motos e bicicletas - participaram da homenagem, também acompanhada por quase 15 mil pessoas. A carreata se encerrou no Centenário Centro de Convenções, na avenida Augusto Montenegro, com um culto que reuniu vários pastores de Belém e convidados. A programação terá continuidade, à noite, com pregações e apresentações de grupos gospel, no Mangueirão.
Fundadores – A embarcação “Saint Clement” era aguardada por muitos fiéis e a banda de música Nova Jerusalém, na Escadinha do Cais. Desde cedo, as ruas que dão acesso à Escadinha do Cais já estavam tomadas por carros particulares, ônibus e vans fretadas por caravanas que vieram do interior do Estado e outros estados, e motos. Do município de Tailândia, Aldenir Cristino Araújo veio com mais 46 pessoas de ônibus, e deve retornar pra casa somente após a celebração no Mangueirão na noite deste sábado (18). “Temos dois ministérios em Tailândia, das Missões e Madureira, mas também chegarão os irmãos da Igreja Batista. Nos organizamos na semana passada para estar aqui, só sabe a emoção o povo de Deus. É muita satisfação”, salientou.
Com uma bandeira de 4,5 metros por 4 metros nas mãos, Wenderson Andrade não se casava de balançá-la à espera da embarcação. A que empunhava é uma homenagem ao pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém, o “guerreiro do Centenário”, como o jovem frisou. “Fizemos cinco bandeiras e uma faixa de 15 metros: uma do núcleo de base, uma do grupo Encontro com Deus, outra do Encontro de Casais e uma da Rede de Jovens. Me converti há dez anos. Muitos já caíram e nós da Assembleia de Deus prevalecemos”, contou o membro do Templo do bairro da Pedreira. As bandeiras foram confeccionadas pela torcida do Payssandu.
Além do bairro da Pedreira, também estava na carreata membros de Templos do Bengui, de Nazaré, do Marco e de outros estados como Goiás e Rio de Janeiro.
Foi deste último que vieram os chofazeiros do Exército de Deus. Na cidade de Teresópolis, os sete integrantes do grupo que toca chofá – uma trombeta feita com chifre de carneiro – ensaiaram para prestar homenagem ao Centenário. De cima do trio elétrico, eles fizeram a sua apresentação no trajeto até o Mangueirão. “O chofá faz o chamamento, como está no Evangelho, capítulo VI, versículo 4. Em junho do ano passado estive em Belém para conhecer a programação, o que estava sendo programado, e levar nosso grupo. Foi um ano de preparação”, disse Vanderlei de Almeida Gonzaga, líder do grupo. (DOL)