DEUS DESEJA CURAR A ALMA MAIS DO QUE AO CORPO



Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 1 Coríntios 12:7

Uma das várias passagens bíblicas que me impressionam, fala que até a sombra dos Apóstolos curavam.

De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. Atos 5:15

O dom de cura é sem dúvida alguma um dos mais significativos. E as curas providas por Deus continuam a revelar o próprio Deus e seu poder. No meio evangélico muitas igrejas fazem da cura seu maior atrativo, lembro-me de quando criança em Brasília, minha mãe falava da casa da bênção. Minha mãe não era convertida, por isso buscou muitos lugares quando tinha alguma necessidade, como o vale do amanhecer (cidade espírita localizada nos arredores de Brasília), lugares aonde se dizia haver manifestações espirituais poderosas que entre outras coisas curavam as pessoas.
As igrejas evangélicas também oferecem suas orações de libertação, suas campanhas de cura e atividades das mais variadas, sempre no objetivo de cura ou amenizar problemas decorrentes de uma doença.
É fato que Deus cura e opera maravilhas, mais estudando a bíblia veremos Jesus realizando seus milagres numa tentativa clara de chamar a atenção do povo para o que de fato é o mais importante, a transformação de vida e salvação. Todos que tiveram o mínimo de contato com a palavra de Deus, já sabem que Deus pede conversão, mudança de atitude para consequentemente se manifestar na vida e no corpo dos comprometidos com ele.
Então curar o povo, nunca foi o principal objetivo de Jesus na terra, curar foi a forma de revelar a Deus e seu poder atraindo a atenção das pessoas, e consequentemente salvar suas almas.
Igrejas que tem enfoque na cura também tem pontos que carecem reflexão:

Pontos Positivos: Você do poder de Deus, mais quando uma pessoa é curada por meio da fé, ela passa a crer e a seguir Jesus mais arduamente. As igrejas que trabalham com foco na cura, demonstram que Jesus não está morto e que continuam a fazer seus milagres e maravilhas.
Aquele que creem farão as obras que faço e ainda as farão maiores.

Pontos Negativos: Nem todos serão curados, e as igrejas curandeiras, não explicam isso, e não são poucas as vezes em que se explica o fato de uma pessoa não ter sido curada por falta de fé do pedinte. Como se ele além de não receber a cura para o seu mal, fosse um pecador indigno de receber a mesma.
Neste caso reúne a doença e a acusação sobre uma mesma pessoa, e a cura que antes servia para aproximar o homem de Deus, agora é motivo de tristeza e incredulidade.

O fato que muitas pessoas não percebem é que homem nenhum tem poder de cura, só Deus é quem pode curar, não adiante alguém achar que existe homem poderoso. Pois o que de fato ocorre é o poder de Deus manifestado aos homens, as vezes por intermédio de alguém, o que chamamos de vaso. A pessoa se enche da graça de Deus e essa transborda tocando os que estão a volta e a unção de Deus derramada pelo vaso (homem) vem revestido de poder e cura para os que creem.
Há pessoas usadas por Deus para realizarem a cura, mais para que isso ocorra é necessário:
1º Que a pessoa busque com fé. (Deus é galardoador de quem o busca).
2º Que Deus tenha propósito na cura.
3º Que a pessoa tenha um compromisso com Deus, ou esteja disposta a se comprometer sinceramente com Deus.
Estamos todos neste mundo para provar nosso valor pessoal, e nos tornarmos fieis seguidores daquele que tudo pode e tudo faz, nosso senhor Jesus Cristo. E ao sermos provados pelas doenças e outras adversidades da vida sermos aprovados por Deus por meio da fé e da perseverança. Se Deus julgar que a cura será um benefício em que nos aproximará de Deus em nossa jornada terrena, então ele nos concederá este benefício.
O poder de Deus nos aperfeiçoa em nossas fraquezas, quando por meio de nossas dificuldades baixamos nossa guarda e abrimos nosso coração para Deus. O poder de Deus se manifesta em qualquer pessoa, se tivermos fé seremos curados a sós, em nosso quarto, no escritório, na rua, lavando a louça, nas campanhas, nas igrejas, e aonde nos propusermos com toda a sinceridade e amor, estarmos submissos a Deus.
É bíblico que busquemos homens de Deus com unção, para nos favorecer, também é certo que ninguém deve cobrar ou constranger alguém a contribuir financeiramente para alcançar qualquer tipo de benção, inclusive a cura.

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8

Igreja com este enfoque correm o risco de se dividirem em os favorecidos (os que receberam a cura) e os derrotados (os que não receberam a cura), alguém pode se envaidecer, crendo em seu íntimo ser melhor do que o outro por ter alcançado a graça. Também pode deixar de focar no principal que é pregar a palavra de Deus com afinco e salvar o que verdadeiramente interessa a alma, o corpo nos é dado de forma passageira, apenas quando estamos neste mudo terreno, porém o que de fato importa é a alma que é eterna.
O fiel verdadeiro sabe receber os benefícios do pai, mais sabe também perseverá ainda que não veja as bênçãos, pois o caminho do justo é feito de renuncia, provações e depreendimento. Os que de fato intenderem isso e aceitarem serem considerados os eleitos de Deus.

Graça e Paz a todos


Pastor Júlio Fonseca
www.idagospel.com