Igreja Assembleia de Deus é homenageada pela Câmara de Guaíra


Sessão foi realizada na última segunda-feira

Igreja Assembleia de Deus é homenageada pela Câmara de Guaíra
A Câmara Legislativa de Guaíra realizou na segunda-feira (27), homenagem aos 100 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil comemorado no dia 18 de junho. A Moção Nº03/2011 de iniciativa do vereador Almir Bueno (PT), foi assinada por todos os vereadores em apoio à homenagem com realização em Sessão Solene.

A Moção de Aplausos e Reconhecimento homenageou o Centenário da Igreja no Brasil e 56 anos de atividades religiosas e sociais em Guaíra. A 2ª Sessão Solene de 2011 aconteceu logo após a 19ª Sessão Ordinária com as resoluções da Ordem do Dia. Estiveram presentes, lideranças da Igreja no município e demais membros, participantes da comunidade evangélica que veio prestigiar esse momento histórico para a maior denominação protestante no país.

No dia 18 de junho de 1911 os missionários suecos Daniel Berg Gunnar Vingren, fundaram a Igreja Assembleia de Deus no Estado do Pará, na capital Belém. Desde então a evangelização através desta igreja, vem congregando milhares de pessoas em todo o Brasil. Cerca de 18 milhões de fiéis freqüentam os templos da Assembleia de Deus em todo o território brasileiro, segundo o último senso.

Solenidade

O presidente da Câmara, Almir Bueno, deu início a Sessão Solene convidando o pastor João Joares Rodrigues de Melo, pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus em Guaíra, para assentar-se junto à mesa diretiva da Casa. O protocolo da homenagem se deu pela leitura bíblica, histórico da denominação, Palavra do presidente da igreja, apresentação musical e felicitações pelos representantes do legislativo.

Manifestações religiosas

O pastor Galaomilyd S. Barreto, vice-presidente da Igreja fez a leitura bíblica representando aos pastores e membros da igreja presente no evento. O histórico da denominação assembleiana foi lido pelo colaborador da Câmara Adalton Júnior. Neste momento a platéia presente pode assistir a reconstituição da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil em viagem de navio.

No áudio ouvia-se a voz do missionário Daniel Berg em gravação feita na entrevista que ele deu a uma Rádio em Santa Catarina no ano de 1958, cinco anos antes de seu falecimento. Naquela ocasião o missionário relatou o avanço da igreja e cantou um hino com o título “Uma flor gloriosa”. O áudio na Sessão solene reprisou a canção que faz parte da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação, com o número 196.

O presidente da Casa, Almir Bueno, passou a Palavra ao presidente da Igreja, pastor João Joares.  O mesmo relatou a trajetória da Assembleia de Deus no Brasil, Paraná e município de Guaíra. Seu relado contou com a apresentação de imagens fotográficas dos fundadores da Igreja no Brasil e Paraná, bem como mostrou também as ações da igreja no município (templos, contruções de templos, reuniões de cultos festivos e ações sociais como doações de roupas e mantimentos (cestas básicas) e na área educacional citou o IBADEP – Instituto Bíblico das Assembleias de Deus – Ensino e Pesquisa, com sede administrativa em Guaíra e extensão de ensino em 25 países de língua portuguesa e espanhola.

“Viemos aqui, senhor presidente, para agradecer a iniciativa desta Casa de Leis em reconhecer o trabalho desta comunidade, que tem sido a grande recuperadora das pessoas que estão à margem da sociedade. Nossa Comunidade como ouvi certa feita é formada de Ex, Ex-drogados, Ex-Alcóolatras, Ex-isso, Ex-aquilo, pessoas que traziam muitos males a sociedade, mas que pela Palavra Deus, são restauradas e convivem na sociedade de bem com todos”, relatou o pastor João Joares.

Na continuidade de suas palavras, reafirmou o compromisso dos missionários de que a igreja Assembleia de Deus, até hoje, anuncia “Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo Cura, Jesus Cristo Batiza com Espírito Santo e em Breve voltará para arrebatar a sua Igreja”. Para esta fundamentação prática, utilizou o texto bíblico registrado aos hebreus no capítulo 13 e verso 08: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, muito citado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Antes de finalizar seu discurso, pastor João Joares  convidou os musicistas João Victor Rodrigues de Melo (tecladista), Jesiel Jeronimo (voz) e Ana Paula Jeronimo (violinista), para a apresentação musical com a música preferida do fundador Daniel Berg, “Uma Flor Gloriosa”. Pastor João Soares ,ao finalizar suas palavras, mencionou a presença de todos os pastores, obreiros e membros da igreja em Guaíra  na Sessão Solene.


Fonte: Assessoria de Imprensa / Câmara Municipal de Guaíra