LIÇÃO 1 – UM RESTAURANTE DIFERENTE

3º Trim. de 2011 - Uma nação diferente: Lição 1
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS
3º Trimestre de 2011
Tema: Uma nação diferente
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.

Texto Bíblico Êxodo 16.1-36
Objetivo: Cada professor conhece as necessidades de cada criança, deixaremos que cada um ministre sua aula com seus próprios objetivos e que Deus vos abençoe.   
Frase do dia:
DEUS NOS DÁ O PÃO DE CADA DIA.
 Memória em ação: “E o meu Deus de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para nos oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. Filipenses 4.19. 

Explorando a Bíblia
Muitos dias se passaram depois que o povo de Israel saiu do Egito, e a comida acabou. Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Arão, dizendo assim:
__ Teria sido melhor que o SENHOR tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade.
O SENHOR Deus disse a Moisés:
__ Diga ao povo que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne. E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus deles.
À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento. Quando o orvalho secou, por cima da areia do deserto ficou uma coisa parecida como flocos brancos. Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros:
__ O que é isso?
Moisés lhes disse:
— Isso é o alimento que o SENHOR está mandando para vocês comerem.
Quando as pessoas provaram, perceberam que tinha gosto de bolo de mel. Deram a esse alimento o nome de maná, que significa “que é isto”? Moisés disse aos israelitas: Todas as manhãs vocês encontrarão o maná sobre a terra. Levantem cedo e colham o suficiente para o dia inteiro, mas não guardem nada para o dia seguinte. Mas alguns não obedeceram à ordem de Moisés e guardaram uma parte daquele alimento. E no dia seguinte o que tinha sido guardado estava cheio de bichos e cheirava mal. Aí Moisés ficou muito irritado com eles. Todas as manhãs cada um pegava o necessário para comer naquele dia, pois o calor do sol derretia o que ficava no chão.
Na sexta-feira, Moisés disse ao povo que colhesse maná suficiente para dois dias, porque Deus não enviaria maná no sábado. Mas algumas pessoas não deram ouvidos a Moisés. Todas as outras noites da semana o maná que sobrava se estragava. Elas pensaram que ele também se estragaria na sexta à noite. Mas na noite de sexta-feira ele não se estragou e no sábado não havia maná sobre a terra. Depois da primeira semana, todos entenderam que precisavam obedecer às instruções de Deus. Durante quarenta anos, enquanto estava no deserto, o povo de Israel teve maná para comer! Deus o alimentou!
Oficina Criativa

 Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Prim_Lição 1_fig 1.gif
Prim_Lição 1_fig 2.jpg
Fontes Consultadas:
  • Bíblia na linguagem de hoje
  • Bíblia da galerinha
  • Bíblia de estudo pentecostal.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo