Nova Zelândia é acusada de abortos de fetos com síndrome de Down


Grupo de pais fará a denúncia contra o governo na próxima semana

Nova Zelândia é acusada de abortos de fetos com síndrome de Down
Um grupo de pais denunciará na semana que vem o governo da Nova Zelândia perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostamente promover o aborto de fetos com síndrome de Down, revelou nesta quarta-feira a imprensa neozelandesa. 

Os pais alegam que os testes subvencionados pelas autoridades para identificar os fetos com a síndrome têm o objetivo de fazer as mães abortarem, o que representa uma violação dos direitos das pessoas com síndrome de Down. 

"O TPI trata os casos de perseguição contra grupos identificáveis na sociedade, e acreditamos que este é o caso na Nova Zelândia", assinalou ao canal de televisão News 3 Mike Sullivan, um dos litigantes. Na sua opinião, o programa estatal "financia e promove a eliminação dos fetos quando se diagnostica a síndrome de Down". 

O Ministério da Saúde neozelandês apontou que, embora o exame seja oferecidos a todas as grávidas, seu objetivo não é fazê-las abortar, e acrescentou que os serviços de saúde oferecem seu apoio às que decidem continuar a gravidez. Segundo dados oficiais, cerca de 90% das mães abortam quando seus fetos têm síndrome de Down. 

O TPI julga casos contra indivíduos e não contra Estados, mas este detalhe não desanimou os pais, que esperam que o caso chegue à Corte internacional. 


Fonte: Terra com iformações da EFE  E CPAD NEWS