Polícia é mobilizada em Israel para o aniversário da conquista de Jerusalém Oriental


Cerca de 30 mil israelenses vão caminhar de Sheikh Jarah até o Muro das Lamentações

Polícia é mobilizada em Israel para o aniversário da conquista de Jerusalém Oriental
Mais de três mil membros das forças de segurança israelenses foram mobilizados nesta quarta-feira (1º ) em Jerusalém por ocasião do 44º aniversário da conquista e anexação da parte oriental desta cidade por Israel.

"Mobilizamos reforço da polícia, guarda fronteiriça e voluntários da guarda civil na parte oriental da cidade e ao redor da Cidade Antiga para garantir a ordem pública durante as cerimônias", justificou Micky Rosenfield.

De acordo com uma estimativa da polícia, cerca de 30 mil israelenses vão desfilar nesta tarde partindo do bairro árabe de Sheikh Jarah até o Muro das Lamentações na Cidade Velha de Jerusalém, um dos lugares mais sagrados do judaísmo. 

Há meses Sheikh Jarah é palco de manifestações de palestinos e israelenses que se opõem à colonização após a expulsão de famílias palestinas em favor de colonos judeus. 

Pela manhã, uma centena de Fiéis do Monte do Templo, um pequeno grupo judeu extremista, foi autorizado a desfilar de Sheikh Jarah até o Muro das Lamentações. A polícia não autorizou, no entanto, que eles sigam até o Monte do Templo, onde está localizada a esplanada das mesquitas, o terceiro lugar mais santo para o islamismo. 

Israel considera a Cidade Sagrada como sua capital "eterna e indivisível". A anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional. Os palestinos, por sua vez, querem fazer do setor oriental a capital do Estado ao qual aspiram. 

Desde 1967 Israel construiu uma dezena de bairros para colonos na parte oriental, onde vivem mais de 200.000 israelenses.

Fonte: AFP  ECPAD NEWS