Cuidado com relacionamentos pela internet



Todo cuidado é pouco quando o assunto é relacionamento na internet. A procura por amizades no mundo virtual pode ser arriscada demais, principalmente porque não se sabe quem está do outro lado. Pode ser uma pessoa maravilhosa, ou um bandido falando palavras de bom mocinho.

Para a consultora em relacionamentos Erica Queiroz, há golpistas que se aproximam de suas vítimas com atitudes tão cuidadosas e bem elaboradas, que até as pessoas mais esclarecidas podem ser prejudicadas. “Existem golpistas que querem algo rápido (dinheiro rápido, estupro, roubo de utensílios/equipamentos domésticos) e há aqueles que querem instalar-se na vida do próximo e, de preferência, na casa das pessoas. Os golpistas geralmente não falam muito de si e só querem saber detalhes da vida da potencial vítima. Além disso, não apresentam (muitos) amigos nem familiares a você”, alerta.

Eles utilizam um perfil atraente, segundo Erica, e inventam histórias, usam identidades falsas, se fazem passar por uma pessoa dócil. Com uma conversa mansa e cheia de lábia, falam tudo o que a vítima gosta de ouvir. Então, algum tempo depois, contam histórias tristes (como casos de doença na família, morte, acidente, falta de dinheiro, etc.), com o intuito de comover a outra pessoa.

Para a consultora, as pessoas que caem nesses tipos de golpe são as mais carentes. “As pessoas carentes nem deveriam tentar conhecer alguém pela internet, pois sua fragilidade fica escancarada e o golpista se aproveita disso. A vítima acaba fazendo coisas que não faria se estivesse em seu estado normal”, ressalta.

Algumas dicas para não cair em golpes

- Procure não se exibir demais na internet, dizendo que tem carro, viaja, ou que comprou isso ou aquilo;

- Não receba uma pessoa que conheceu pela internet em sua casa. Segundo Erica, há golpistas que esperam ganhar a confiança da vítima para roubar objetos da residência;

- Também procure não emprestar dinheiro a quem conheceu pela internet;

- Quem já sofreu com golpes na rede pode denunciar o caso à Delegacia de Crimes Virtuais. É importante, para isso, que a pessoa grave tudo o que estiver ao seu alcance, como o perfil da pessoa nos sites, conversas, fotos e o IP (internet protocolo), pois todo o material reunido servirá de provas contra o criminoso.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com
Arca Universal