LIÇÃO 3 – VOCÊ NÃO PARECE UM REI

3º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD: Os reis de Israel: Lição 3

Ao Mestre
Prezado (a), na lição de hoje, Deus escolhe um rei segundo o seu coração – Davi. Não que fosse perfeito, mas um que tinha disposição em obedecer à ordem de Deus, pois seu coração possuía humildade e temor a Deus.
Para introdução da aula de hoje, sugerimos a seguinte dinâmica:

Compre uma caixa de bombons e esvazie-a. Guarde os bombons em outro recipiente não visível, para que seja dado aos alunos no final da aula.
Encha a caixa de bombons com algo que não possa comer, mas de modo que parece que contêm os deliciosos doces esperados. E diga aos pequenos:
“Trouxe um presente hoje! O que vocês acham que é? Oh, não é que vocês pensaram (e mostre o que tem na caixa).Ao olhar por fora vocês pensavam que sabia o que tinha dentro, não é mesmo? Será que é possível um menino ou uma menina parecer diferente do que realmente são por dentro? Alguns meninos e meninas ao olharmos para eles se parecem tão bonzinhos por fora, mas por dentro, na verdade são maus e desobedientes. Deus vê por dentro, lá no fundo do coração – vê o verdadeiro você. ELE sabe como agimos, o que pensamos. ELE procura pessoas com coração reto. Você sabe o que é uma pessoa com coração reto? É alguém bom, obediente. Preocupada em fazer a vontade de Deus e ajudar as outras pessoas. Na lição de hoje veremos que deus escolhe pessoas que são assim.”
Deus abençoe grandemente sua aula!
Texto Bíblico:1 Sm 16.1-13.
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus não está preocupado com a nossa aparência exterior, mas com o que está em nosso coração. Que todos os dias devemos examinar nossos corações, confessando a Deus nossas atitudes erradas e pedir perdão.
Exercitando a memória
“Mas o SENHOR disse; Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. EU o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas EU vejo o coração.” (1 Sm 16.7 – NTLH).
Deus julga pela sinceridade que há no coração das pessoas, e não pela aparência. ELE vê o interior. Apenas Deus pode julgar com precisão. Muitas pessoas se preocupam muito com a aparência externa, quando na verdade deveriam se preocupar em desenvolver um caráter cristão. Devemos todos os dias nos esforçar para melhorar nossas atitudes para ter um coração sincero para com Deus, demonstrando isso em nossas palavras e atitudes.
Crescendo no conhecimento
Na lição anterior vimos que Deus rejeitou a Saul devido à sua teimosia, desobediência e mentiras também. Vocês se lembram qual foi a ultima coisa que Samuel disse a Saul? Não!!?? Foi:
— Hoje Deus rasgou das suas mãos o Reino de Israel e o deu a alguém que é melhor do que você.
Saul ficou preocupado em Samuel ungir outra pessoa. Ao invés de se arrepender de seus erros, mandou espiões vigiarem a Samuel, e contar tudo o que ele fazia. Mas, Saul continuava a fazer as coisas segundo sua cabeça, sem consultar a Deus, sem se importar em agradar a Deus. A cada dia se afastava mais e mais de Deus.
Passado alguns dias, o SENHOR Deus disse a Samuel:

 — Até quando você vai continuar a ter pena de Saul? Eu não quero mais que ele seja rei de Israel. Encha um chifre com azeite e leve com você. Depois vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei.
 —Como posso fazer isso? respondeu Samuel. —Se Saul souber disso, ele me mata!
Samuel tinha razão em temer que Saul o matasse se soubesse que ele iria ungir outro rei para Israel. Saul se afastou de Deus, e agora ao invés de ter o Espírito de Deus, havia um espírito maligno que o atormentava.
O SENHOR Deus respondeu:
— Leve um bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao SENHOR. Convide Jessé para o sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar.

Samuel fez o que o SENHOR Deus havia mandado e foi a Belém. Quando chegou lá, os líderes da cidade foram tremendo encontrá-lo e perguntaram:
— A sua visita é de paz?
É que Samuel era um grande profeta de Deus, em muitas vezes quando o povo estava guerreando, ele orava a Deus que enviava saraivas enormes que caiam sobre os inimigos matando-os.
 — Sim! respondeu ele. — Eu vim oferecer um sacrifício a Deus. Purifiquem-se e venham comigo.
Ele mandou que Jessé e os seus filhos se purificassem e os convidou para o sacrifício. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou:
— Este homem que está aqui na presença de Deus, o SENHOR, certamente é aquele que o SENHOR escolheu.
Mas o SENHOR disse:
— Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.
Então Jessé chamou o seu filho Abinadabe e o levou a Samuel. Mas Samuel disse:
 — Este também não foi escolhido pelo SENHOR.
Aí Jessé trouxe o seu filho Siméia. E Samuel disse:
 — O SENHOR Deus também não escolheu este.
Assim Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse:
— O SENHOR Deus não escolheu nenhum destes.
E perguntou a Jessé:
 — Você não tem mais nenhum filho?
Jessé respondeu:
—Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora, tomando conta das ovelhas.
 —Então mande chamá-lo! disse Samuel. —Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier.
Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. Mas era pequeno, franzino. Muito diferente de Saul, na verdade, não tinha aparência de um rei.
E o SENHOR disse a Samuel:
— É este mesmo. Unja-o.
Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do SENHOR habitou em Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá.
Davi continuou em seus afazeres, não havia nele orgulho algum, e nem ficava se gabando de nada. Era um jovem de coração puro e desejo sincero em servir a Deus. Alem de apascentar as ovelhas de seu pai, Davi também tocava harpa e escrevia belos cânticos de louvor a Deus. Lá no campo, sozinho à noite, seu cânticos eram ardentes orações de gratidão a Deus.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus vê os corações, e procura pessoas de corações sinceros e puros para que possa realizar grandes coisas. Cada criança deve se preocupar com o que está dentro de seu coração, será que tem mentira? Maus pensamentos? Maldade com seu irmão (ã)?
Jesus pode limpar nosso coração, deixando bem branquinho e cheio de bondade e sinceridade. Basta pedir que ELE perdoe nossos pecados e prometer não fazer mais.
Professor (a) não esqueça de distribuir os bombons da dinâmica ao pequenos.
Fontes Consultadas:
  • Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
  • 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
  • Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva