LIÇÃO 5 - A TERRA TAMBÉM SE CANSA.

3º Trim. de 2011 - PRIMÁRIOS- CPAD - LIÇÃO 5 - A TERRA TAMBÉM SE CANSA


Texto Bíblico
Êxodo 23.10-12; Levítico 25.1-7.
Objetivo:Ministre sua aula de forma que os incentive a cuidar de tudo o que Deus criou, e que eles também são responsáveis pela preservação da natureza.
Frase do dia...
Cuidar da natureza é uma ordem de Deus.

 Prim_3trim_Lição5 fig 1.jpg        
Memória em ação
“Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele.” - Gênesis 2.15.
Explorando a Bíblia
Hoje vou contar-lhes uma história de como nosso Deus se preocupa com tudo e com todos.
O nosso Deus quando criou a terra ele fez tudo bom e perfeito, ele teve o cuidado de criar o homem para que cuidasse da sua criação.
Mas o homem com a sua desobediência fez com que Deus o expulsasse do lindo jardim.
E por causa do pecado que entrou na  terra ela começou a sofrer, as pessoas começaram a se multiplicar e com isso veio a destruição de tudo aquilo que Deus havia criado.
Quando o povo de Israel estava em sua longa viagem para a terra prometida Deus sempre cuidou de todos, não faltava comida, nem água para que todos sobrevivessem naquele deserto.
E o nosso Deus sempre falava com Moisés, dando lhe todas as ordens para que vivessem e para continuar a viagem, certo dia Deus chamou Moisés e disse:
__Quando Israel entrar na terra que receberá de mim dê um ano de descanso para que a terra possa descansar.
Mas eu pergunto a vocês será que a terra se cansa?
Bem vamos ver, quando Deus criou - a ela era novinha como já disse e com o passar dos anos muitas pessoas plantaram colheram,e com isso a terra ficou precisando de cuidados, mas as pessoas não deram o valor que ela merecia.
Então o nosso Deus que é zeloso ele disse ao povo:
__ Seis anos você poderá cultivar os seus campos – semeando, podando as plantações de uvas e colhendo os produtos da terra.
Mas o sétimo ano será um ano de respeitoso descanso para a terra.
Descanso dedicado ao Senhor. Não semeie os seus campos, nem pode as plantações de uvas.
Nem mesmo colha o que nascer sozinhos nas suas lavouras, e as uvas que as suas plantações derem sem os cuidados do cultivo. A terra descansará o ano inteiro, é descanso solene determinado pelo Senhor.
Os produtos dos terrenos deixados em descanso – sem cultivar servirão de alimentos para todos tanto para os amos como para os servos, tanto para os patrões como para os empregados. Também para os imigrantes, o gado e todos os animais das terras de Israel comerão também daqueles produtos.
Crianças tudo o que Deus nos fala nós devemos obedecer se o povo obedecesse a tudo aquilo que Deus dissera a eles teria muita comida para todos.
Mas hoje nós vemos como a terra tem sido destruída pelo homem, a terra está assim porque todos nós não dela como Deus planejou. Todos os dias nós vimos nos jornais, revistas, televisão que o homem não está dando á terra o valor que esta possui.
Crianças que a partir de hoje todos nós possamos cuidar da terra e da natureza assim todos  estaremos cumprindo a missão que Deus nos deu.                   
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Prim_3trim_Lição5 fig 2.jpg
Fontes Consultadas:
  • Bíblia na linguagem de hoje
  • Bíblia da galerinha
  • Bíblia de estudo pentecostal.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo