Terremoto do Senhor



Flores da árvore Cerejeira na primavera do Japão.


"E, perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram as portas, e foram soltas as prisões de todos". Atos 16.25, 26.

Depois do dia 11 de Março, o Japão nunca mais foi o mesmo. O cheiro da tragédia ainda é eminente. Há muita tristeza pelos que se foram, e por tudo que se perdeu.

Existe ainda o perigo nuclear.

Diante de tantas más notícias, nos tem têm chegado testemunhos encorajadores! Testemunhos de irmãos que puderam ir até as regiões atingidas para trabalharem como voluntários, e que tem compartilhado sobre Jesus com as vitimas. Japoneses tem se convertido ao Evangelho, mediante estes abnegados irmãos que tem feito a diferença neste país.

Desde o principio de minha conversão penso que o Senhor tem uma forma tão particular e surpreendente de nos amar, e que quando Ele está agindo não entendemos, parece que vem a desgraça, a dor e o sofrimento apenas. Mas consegui enxergar que por muitas vezes o Senhor "limpa" a nossa área, com alguma dor, para que possamos avistá-lo em meio a nossa vida tão atribulada, para que lembremos que não estamos sozinhos neste mundão, e que Ele está de braços abertos, nos esperando apenas pedir por ajuda.

“Pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28” 

Amo este texto, ele me faz lembrar que em meio ao aparente caos, tudo está sob o controle divino, e de que nada fugiu as suas rédeas. Mesmo um terremoto, um tsunami, um acidente nuclear e um tufão (ufa!), nada disso foge ao controle do meu Deus! Aleluia!

As nossas igrejas aqui no Japão não lotaram de fiéis, muito pelo contrário, alguns foram embora com medo do que viria a seguir, mas temos colhidos os nossos frutos, brasileiros e japoneses.

O terremoto e o tsunami, serviram para que o japonês olhasse o mundo com outros olhos. O terremoto libertou os japoneses de uma soberba que acarretavam desde a erguida do país após a Segunda Grande Guerra. Começaram a reconhecer que precisam de outras nacionalidades, que não somos inferiores porque não dominamos os kanjis (caracteres chinês usado na escrita do idioma japonês), que a cultura estrangeira também tem valor. Aprenderam que atitudes de amor não tem preço.

Sei que para a maioria dos japoneses toda esta tragédia não terá explicação plausível, que para muitos tudo isso soou como uma grande injustiça divina. Mas em um futuro breve, eu creio, colheremos nossa melhor safra neste país. O avivamento há de chegar aqui!

"As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29.29.

Escreveu Cintia Kaneshigue, do blog Vivendo a Última Hora, direto Japão.