Estudo Bíblico - A cura de Naamã



Hora da História
A Bíblia nos conta de uma menina escrava, ou menina cativa, que foi morar na casa do capitão Naamã. Ela era muito trabalhadeira, alegre e gentil. A esposa do capitão gostava muito da menina.
Certo dia, a menina viu a esposa do capitão chorando muito e quis consolá-¬Ia. A senhora lhe disse que o capitão estava muito doente. Ele estava leproso. Naquele tempo, a lepra era uma doença terrível, que não tinha cura.


A esposa de Naamã estava muito, muito triste. A menina, tentando ajudá-Ia, disse:
 
- Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele iria curá-Io da lepra.
A esposa de Naamã enxugou as lágrimas e perguntou:
- O que você está dizendo menina?
Então a menina cativa sentou-se em um banquinho à beira da cama da mulher e contou-lhe tudo a respeito do profeta Eliseu, que morava na terra de Israel. Ela explicou que o Deus do Céu realizava milagres por meio do profeta Eliseu. A meninazinha contou à esposa de Naamã também tudo o que seus pais lhe ensinaram sobre o verdadeiro Deus.
A esposa de Naamã ficou muito feliz com a notícia. Assim que o capitão chegou, falou a ele o que a menina lhe havia dito.
 
O capitão Naamã acreditou no que a menina disse e pediu licença ao rei para ir visitar o profeta. O profeta pediu que ele mergulhasse no rio Jordão sete vezes e Naamã, mesmo achando que na sua terra havia muitos rios melhores, fez como o profeta lhe ordenara e voltou para casa curado.
 
Deus abençoou aquela casa com a presença da menina cativa. Todos nós podemos ajudar outras pessoas e servir a Deus em qualquer lugar que estivermos. Dessa maneira, estaremos honrando o Seu nome e mostrando às pessoas quem é o Deus verdadeiro.

ELE OUVIU – V 2-3 - POR QUE NAAMÃ FOI ABENÇOADO?
Para completar o que falta, o primeiro passo é ouvir. Não basta apenas reconhecer o que falta, (ele sabia que era leproso), temos que buscar orientação sobre o que fazer. Não foi fácil para um homem na posição de Naamã ouvir uma escrava, provavelmente uma pré-adolescente. O rei tinha sábios, médicos, pessoas que lhe poderiam aconselhar, mas ele ouviu sua criada. Ele era acostumado a dar ordens e não a receber ordens. Precisamos de algo para completar o que falta na nossa vida e às vezes demoramos porque não ouvimos a Deus. Algumas vezes não ouvimos por orgulho ou soberba. precisamos ouvir a Deus.

Ele Agiu (V. 4-6)
Se apenas ouvirmos e não fizermos nada, não adianta. Deus disse a Abrão em Gênesis 12:1-2 (“Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para terra que te mostrarei; De ti Farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.” E Abrão ouviu e agiu conforme a palavra do Senhor. Naamã também agiu. Quantas vezes Deus nos fala, nós ouvimos e continuamos na inércia. A Fé é ativa! Denota Ação. Ex: Tenho fé em Deus que vou emagrecer! – se você não parar de comer exageradamente, não vai. Temos medo de agir porque pensamos que as coisas não vão dar certo. Mas quando decidimos agir, Deus coloca todas as coisas a nosso favor. O próprio rei escreveu uma carta de recomendação para Naamã levar ao rei de Israel. Há um ditado que diz: “Deus faz o impossível acontecer naquilo que não podemos agir, mas não move uma palha naquilo que podemos fazer.” Decida hoje agir para completar o que falta; não esper! e Deus fazer aquilo que está ao seu alcance.

Deus completou o que lhe faltava (V.14-15)
Depois de ouvir e agir, Deus completou o que lhe faltava. Naamã fez a sua parte e Deus a dEle. Deus o curou e restaurou a sua carne, o seu corpo, sua alma, sua auto-estima, seus sonhos, sua família. Um encontro com Deus muda tudo. Naamã foi abençoado não somente no corpo, mas na alma (sentimentos) e também no espírito (V.15). Ele reconheceu o poder e a grandeza de Deus, do verdadeiro Deus. Este mesmo Deus mudará a sua sorte, restaurará a sua família, seus negócios, sua descendência, seu ministério.


Leia mais em : http://www.docenciacrista.com/2011/08/estudo-biblico-cura-de-naama.html#ixzz1VB20UoYS