LIÇÃO 6 - AJUDANDO OS NECESSITADOS

3º Trim. 2011 - JUVENIS – CPAD - Lições práticas do Sermão do Monte: Lição 6 II


TEXTO BÍBLICO (At 4.32-35)
ENFOQUE BÍBLICO
“Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gl 6.10).
OBJETIVOS
Conscientizar os alunos sobre o cuidado que se deve ter com os pobres e necessitados da igreja e fora dela.
Incentivar a participação e cooperação dos alunos em campanhas beneficentes na igreja.
Desatacar que a pregação da Palavra é prioridade em relação às boas obras.
AJUDANDO OS NECESSITADOS
É muito comum ouvirmos dos políticos, enquanto candidatos: “vamos erradicar a pobreza no país.” Já na primeira semana de governo a presidenta Dilma Rousseff, reuniu-se com a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate  a Fome, Tereza Campello. Para estudar uma forma de implantação e ampliação da rede de benefícios da transferência de renda. (www.wordpress.com  acesso 28/07/11)
Segundo a Secretaria Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, que coordena a gestão do Plano Brasil Sem Miséria. Afirma que há no país 16 milhões de brasileiros, cuja renda per capita, é inferior a R$ 70,00 mensais. Uma miséria com rostos diferentes; a do campo e a da cidade, o estudo procura buscar entendimento e ação em três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos. (www.mds.gov.br/brasilsemmiseria acesso 28/07/11)
Tem sido um grande desafio para as autoridades que se reuniram em Belo Horizonte MG, para discutir o assunto. (9ª Conferência de Assistência Social (29, 30/07/11). O que os governos podem fazer? Documenta-los fazendo os cidadãos conhecidos do estado, combater o trabalho infantil, distribuir alimentos e remédios, oferecer educação, assistir de alguma forma e isto estão procurando fazer.
E a Igreja? Qual é o nosso papel, visto que parte desta população estão em alguma de nossas congregações? Esperar que o governo extirpasse de vez a pobreza? Se assim pensarmos estaremos fazendo uma demonstração de ignorância bíblica enorme.  Primeiro que esta luta social vem desde o Império Romano, os pobres viviam em pequenos apartamentos, usavam água potável das fontes das cidades e subsistiam com cestas básicas vindas do governo.
Não há registros entre os judeus não cristãos, até o ano 70dC., de qualquer organização de caridade. Não foi por falta de clamor profético, por justiça social, o próprio Talmude fala da coleta e distribuição de dinheiro e alimentos aos pobres. Os judeus somete passaram a observar esta prática, na tentativa de imitar os cristãos. No segundo século os judeus atribuíam a pobreza como vontade de Deus ou erro da pessoa. (Explorando o Mundo do Novo Testamento,  2001 -  pp. 172, 173 )
O poeta disse: “O pior que ser pobre é que este se torna objeto desprezo” (Juvenal – poeta Romano). Ainda hoje o problema é     o mesmo (Ez 22. 29). Jesus em seus sermões sempre enfatizou a necessidade de olhar para os oprimidos, para os desprezados. Não é apenas responsabilidade do governo, a igreja de Cristo tem a grande responsabilidade de cuidar do social das pessoas, principalmente membros (Mt 26.6-9; Jo 12.5-8; 13.29).
A primeira coisa a fazer é pregar a palavra de Deus. Em muitos casos a pobreza é proveniente de bebedices, jogos, prostituições e etc. Neste caso a mudança acontece gradativamente com a conversão, a mudança de vida proporcionara dignidade ao novo converso. Mas não se pode descartar que há regiões pobres, onde a igreja precisa exercer a assistência social com muito amor. Assim como haverá famílias pobres em varias comunidades das grandes cidades, que por circunstancias não conseguirão sair da situação.
A igreja primitiva tratou do assunto logo no inicio, enquanto os Apóstolos continuaram pregando a Palavra de Deus. A igreja escolheu sete homens de boa reputação para cuidar, principalmente das viúvas (At 6.1-7). Há na igreja de hoje muitos necessitados que precisam ser ajudados, devemos nos empenhar no assistencialismo. Porém a assistência social não é tudo, nem para quem ajuda e nem para o beneficiado. Não é a ajuda social que nos proporcionará a salvação, mas todos os salvos se alegram em ajudar os necessitados (Ef 2.10).    
Colaboração para o Portal Escola Dominical  – Pr Jair Rodrigues