LIÇÃO 8 - UMA IGREJA DIFERENTE


3º Trim. 2011 - PRIMÁRIOS - CPAD - Lição 8: Uma Igreja Diferente

Texto Bíblico
“Êxodo 25-31.1-11;36-40
Objetivo:Ministre sua aula enfatizando que devemos nos comportar na igreja pois é um lugar Santo e por ser a casa de Deus.
  Memória em ação
“A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”
Marcos 11.17
Frase do dia
A CASA DE DEUS É UM LUGAR ESPECIAL
 Explorando a Bíblia
 Como estudamos na semana passada, Deus ordenou a Moisés que construísse a morada Dele no meio dos filhos de Israel. Mas como toda casa, a Casa de Deus também precisa de mobília, não é mesmo?
E assim deus ordenou a que Moises chamasse dois homens, Bazaleel e Aoliabe,  para construírem todos os móveis e utensílios de Sua Casa. Vejamos os móveis
1-O altar do sacrifício
altarsacrificios.jpg
Prim_3trim_lição8_fig7
Material:Madeira de Acácia revestida de bronze. Com 4 pontas que formam uma só peça. Uma grelha como se fosse uma rede presa por 4 argolas.
Era comum os altares antigos serem quadrados, isso é verdade quando lemos 2 Cr 4.1, pelas dimensões que mostram comprimento e largura iguais.
O altar era a maior mobília do santuário. Usada para a adoração, sempre estava aberto aos israelitas. Para cristãos, o altar está cheio de significado e ensino espiritual, pois há muita história sobre altares na Bíblia.
A acácia é uma madeira dura, incorruptível, indestrutível que cresce no Deserto de Sinai. Retrata a humanidade de Cristo de que veio formosamente e era sem pecado na sua natureza humana (Hb 4.15; 7.26).
O bronze que cobre a madeira tipificaram a retidão divina e julgamento de Cristo, o íntegro (1 Jo 3.5), que levou o julgamento divino de Deus e se tornou pecado por nós (2 Co 5.21). Como os Israelitas foram salvos da morte quando olharam para a serpente de metal, assim, todos que confiam em Jesus Cristo serão salvos (Jo 3.14-15).
O altar de bronze foi posto para sacrifício. Sem sacrifício, não poderia haver nenhuma compensação para o pecado (Lv 17.11; Hb 9.22). Sobriamente, os Israelitas trouxeram os oferecimentos prescritos sem defeito.
2. A bacia de bronze
Prim_3trim_lição8_fig6
Material:Feita dos espelhos das mulheres (Ex 38.8). Nesta época não haviam espelhos como os de hoje, usava-se o bronze polido para refletir a imagem das pessoas. As mulheres da época utilizavam este utensílio desta forma como espelho.
Usada para se lavar antes de entrar no santo dos santos. Perfeito símbolo da Lei e da Graça, da Lei: quando olhava-se para dentro da pia e a água refletia como um espelho, agindo como a Lei, servindo para mostrar ou refletir os pecados (Tg 1.23-25). A graça, quando os pecados que são revelados pela Lei são todos apagados mediante obediência e submissão a Cristo pelo pecador, simbolizados pela água que purifica ou limpa (ver Is 1:16 e Ef 2:8).
A pia era o local onde os sacerdotes lavavam as mãos antes de entrar no tabernáculo, Deus queria que eles estivessem limpos antes de entrar no lugar santo.
A pia era símbolo da purificação dos pecados e a presença do inocente.
3A Mesa dos Pães
Prim_3trim_lição8_fig5
Material:
Feita de madeira de Acácia revestida de ouro puro. Tinha 4 argolas para varais. Localizava-se em frente ao candelabro Ex 40.24.
No alimento Deus provê todas as nossas necessidades. É a presença de Jesus na vida do crente como principal fonte de alimento. A mesa dos pães era um quadro da vontade de Deus chamando ao companheirismo e comunhão (literalmente compartilhando algo). Isto seria igual a um convite para um almoço entre amigos. Comer junto é um ato de companheirismo, principalmente na época de Cristo. Deus está disposto a permitir que o homem entre em sua companhia. Representa Cristo como o verdadeiro alimento, o pão da vida. Percebe-se que os pães estão organizados lado a lado em número de 6 (6 e 6), formando um número 66, que são a quantidade de livros da Bíblia.
A cada sábado se colocava 12 pães sem fermento (fermento é símbolo de pecado) organizados em duas pilhas de 6, cada um feito com algo mais de 2,4 kg de flor de farinha.
Moisés havia instruído o artesão cheio do Espírito em como construir a mesa dos pães. Esta mobília tipificou a vida e ministério de Jesus, incorruptível, indestrutível, como vimos com o altar de bronze, tipificando a humanidade de Cristo que saiu como uma raiz de uma terra seca (Is 53.2). O ouro na mesa era um emblema de Jesus como divino. (Mt 28.20; Jo 2.24-25; Fl 3.21).
4. Castiçal
Prim_3trim_lição8_fig4
Material:Ouro puro batido.
Símbolo da santificação pela fé. Aquele que é a luz do mundo, Jesus Cristo é a luz do mundo (Jo 8.12; 9.5).   Não existe santificação sem a luz de Cristo e sua palavra. Símbolo também de revelação. Localizava-se em frente a mesa dos pães Ex 40. 4.
Em Ex 27.20 - Informa que o material utilizado para acender as lâmpadas é de azeite puro de oliveiras, batido, para arder as lâmpadas continuamente. A luminária deveria queimar durante toda a noite com um óleo que não faria fumaça.
Em certo sentido, o "castiçal" representava ao povo de Deus como a luz moral e espiritual do mundo, em forma individual (Mt 5.14-16; Fl 2.15) e como igreja (Ap 1.12, 20).
Representava também o poder do Espírito Santo para iluminar a igreja (Zc 4.2-6; Ap 4.5).
Todos os que têm Jesus no coração representa a luz, "...vós sois luz" Mt 5.14 - Mas realmente nós não somos "luz" no sentido real desta palavra, nós somos lâmpadas, que emitem luz. Não temos luz própria, pois se deixarmos a Cristo deixaremos de brilhar, assim nossa luz se apagará. Jesus é a fonte da luz, nós refletimos essa luz.
O castiçal é um ensino de grande importância aos cristãos. O ouro tipificava a deidade de Cristo, o Filho divino de Deus que andou pelas galáxias do universo e se tornou um homem.
 5. Um altar
O altar de incenso nos mostra o ministério de Jesus como intercessor, com orações a nosso favor, nunca deixando de subir a Deus. Os quatro chifres são o ministério de Cristo estendendo-se aos quatro cantos da terra.
Material:Madeira de Acácia revestida de ouro puro, uma borda como peça inteira de ouro, duas argolas para passar os dois varais. Localizava-se em frente a cortina, diante do véu Ex 40.26.
Prim_3trim_lição8_fig3
O altar de incenso nos mostra o ministério de Jesus como intercessor, com orações a nosso favor, nunca deixando de subir a Deus. Os quatro chifres são o ministério de Cristo estendendo-se aos quatro cantos da terra.
Símbolo do altar da família, onde se adora a Deus, um cantinho em nosso lar onde devemos separar para buscá-lo e elevar nossas preces. (Sl 141.2) Símbolo também das orações dos santos.
Material:Madeira de Acácia revestida de ouro puro, uma borda como peça inteira de ouro, duas argolas para passar os dois varais. Localizava-se em frente a cortina, diante do véu Ex 40.26.
O altar de incenso nos mostra o ministério de Jesus como intercessor, com orações a nosso favor, nunca deixando de subir a Deus. Os quatro chifres são o ministério de Cristo estendendo-se aos quatro cantos da terra.
Quando colocava o incenso sobre as brasas toda manhã ao preparar as lâmpadas e ao crepúsculo, subia uma fumaça e como o véu que dividia o templo em dois não chegava até o teto, o incenso não só enchia o primeiro compartimento, mas penetrava também no segundo. Assim, o altar de incenso, apesar de estar no lugar santo, servia também ao lugar santíssimo, na verdade, ele pertencia ao santíssimo. Ensina-nos uma bela lição, mostrando que se não pudermos entrar no lugar santíssimo, nossas orações podem. A fé e a oração podem chegar aonde o corpo não pode entrar. Mostra-nos também que não existe santificação sem oração. Outra lição importante é que na oração encontramos poder para vencer o mal.
6.A Arca da Aliança
Prim_3trim_lição8_fig2
Material:Madeira de Acácia revestida de ouro puro no interior e exteriormente.
Um propiciatório e os querubins de ouro puro.
A arca era um baú sem tampa que Deus mandou fazer de madeira. Ninguém poderia tocá-la, seria morte certa (Uzá morreu por ter tocado na arca – 2 Sm 6.6, 7). Ex 25.10-16.  Dentro
da arca havia os objetos símbolos da intervenção direta de Deus no trato do seu povo.
A tampa da arca chama-se propiciatório, segundo 1 Jo 2:2 e 4.10 diz "...Ele é a propiciação pelos nossos pecados". Isto significa que a tampa da arca simboliza Cristo. A verdadeira arca do concerto encontra-se no céu (ver Ap 11.19)
A arca construída pelo povo de Deus e que foi colocada no santíssimo, logo após a destruição do templo de Salomão pelos babilônicos em 586 a.C, segundo a tradição judaica diz que ela foi escondida por homens santos antes de a cidade ser saqueada, por isso ela não estava no templo de Zorobabel nem o de Herodes.
Deus escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra que Ele mesmo tinha lavrado e o entregou a Moisés. Pela rebeldia do povo, Moisés as quebrou e então teve de lavrar outras pedras e levá-las a Deus que escreveu novamente os mandamentos. Essas tábuas foram colocadas dentro da arca, como símbolo da Justiça Divina. (Ex 24.12; 31.18; 32.19; 34.1; 34:4)
Propiciatório:O vocábulo assim traduzido se deriva de uma raiz que significa "cobrir", "perdoar" o pecado. Representava a misericórdia divina. Em forma significativa, o propiciatório era feito de ouro puro, o que implicava que a misericórdia é o mais precioso dos atributos divinos. Estava localizado por cima da lei, assim como a misericórdia sobrepuja à injustiça (Sl 85.10; 89.14). Eram necessários tanto a arca como sua justiça como o propiciatório com sua misericórdia para revelar plenamente a maneira como Deus procede com os homens.
A arca e o propiciatório eram o coração do santuário. Por cima do propiciatório repousava a Nuvem com a gloria de Deus, o símbolo da presença divina. As pranchas da lei dentro do arca atestavam que o reino de Deus está baseado sobre normas imutáveis (Sl 97.2).
Apoiando-se na lei, Deus e o homem não podem voltar a unir-se, pois agora o pecado os separa (Is 59:1,2), então, o propiciatório orvalhado de sangue, aproximam-nos um do outro, graças a mediação de Cristo em nosso favor (Hb 7:25).
O local chamado de santíssimo onde estava a arca e o propiciatório mostra-nos:
Cristo como MEDIADOR  -1 Timóteo 2.5
Cristo como ADVOGADO - 1 João 2.1
Cristo como SUMO-SACERDOTE Hebreus 10.21             
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Prim_3trim_lição8_fig1
Fonte:www.sementinhakids.wordpress.com
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo