LIÇÃO 9 – MIDIA E COMUNICAÇÃO - ADOLESCENTES


3º Trim. 2011 - ADOLESCENTES – CPAD - Lição 9: Mídia e Comunicação

Ao Mestre
Amado (a) lembre-se que, o professor (a) de EBD, não trata somente dos aspectos humanos da personalidade. Seu trabalho está também ligado a redenção da alma da pessoa e ao seu progresso à semelhança de Cristo. Desse modo o trabalho de quem ensina na EBD se torna uma missão de significado eterno.
Ore apresentando seus alunos à Deus, pedindo a unção do Espírito Santo, para assim poder alcançá-los para Cristo. Vivemos dias difíceis, e o tem desse trimestre “A vida em sociedade” é uma ótima oportunidade de ensina-los a viver em meio as contradições sociais, sem denegrir sua vida espiritual e afetar seu crescimento em Cristo.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Ø  Refletir, analisarevitar os efeitos nocivos da mídia, conscientizando-se da necessidade de valorizar mais a Palavra de Deus e as pessoas em vez dos meios de comunicações e games.
Para refletir
“Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.”(Sl 101.3 – ARC).
Este Salmo mostra-nos a oração individual, o servo do SENHOR restabelecendo um concerto de obediência e fidelidade – e ficou escrito para que nós aprendermos e adotarmos essa atitude.
Pois ser cristão, é viver louvando a Deus e observar a Sua Palavra, vigiando para cumpri-la, é buscar a santificação na vida particular.
Texto Bíblico em estudo: Sl 101.1-8.
Introdução
Hoje devido a velocidade de informação sem fronteiras, através da Internet, TV, TV à cabo, cinema, revistas, jornais, celular,  MP3, etc., uma enorme gama de informação (na maioria das vezes nocivas), são despejadas sobre nós.
A mídia tem o poder de persuasão, e muitos são enredados em costumes e atos aparentemente “inocentes”, sem se aperceber do perigo que isso representa à vida espiritual.
Tem um ditado popular que diz: “Quem busca o perigo, perde-se”. Se o pecado não constituísse perigo, também para os filhos de Deus, Jesus não nos deixaria teria ordenado “orar e vigiar” (Mt 26.4 - ARC).
Propaganda como entende-la
Os caminhos indicados pela mídia são enganosos. Pode parecer que oferece-nos muitas vantagens, são inúmeras opções e em sua maioria coisas que facilitadas, não exigem nenhum sacrifício.
Porém diante de escolhas tão fáceis, é melhor pensarmos duas vezes. Devemos perguntar a nós mesmos: “Será que isso é realmente bom para mim? Será que Deus se agrada disso?”
O mau uso da multimídia – acarretará conseqüências desastrosas, na área psicológica, comportamental e social da pessoa, com maior prejuízo às crianças e aos adolescentes que não tem possibilidade de uma avaliação madura e coerente do conteúdo sobre eles despejado.
Devemos pedir ao SENHOR a capacidade de usarmos os recursos tecnológicos de forma sábia. E não nos deixar influenciar com o mal, mas que ELE nos conceda discernimento, pois todo aquele que decide seu “caminho” sem se importar com Deus – terrível será o seu fim. Pois o caminho da vida é a obediência submissa à Vontade de Deus, esta é a verdadeira sabedoria.
Esse é o bom uso da multimídia.
Ser seletivo, necessidade urgente
São enormes as influencias que a TV exerce, porém, a Internet hoje é bem mais perigosa>
A Internet vem apresentando uma das maiores transformações sociais que o homem já viu. Mas o mesmo universo virtual que estabelece novas relações de tempo e espaço, resultado da facilidade e rapidez com que informações e dados trafegam pela rede, também esconde armadilhas terríveis.
Hoje podemos dizer que vivemos a cibercultura, que rapidamente altera costumes e estilos de vida do mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito à educação dos jovens. Consultar alguns livros na biblioteca pública é uma atividade praticamente pré-histórica, pois a informação nunca foi tão facilmente encontrada como ocorre através dos sites. A maioria dos adolescentes cresce com um mouse em uma mão, um controle remoto na outra e um monitor à sua frente. Eles estão sempre conectados e ativos no mundo on-line. Para eles a internet é uma fonte primária e imprescindível de informações. Através de e-mails, programas de mensagem instantânea, os estudantes podem compartilhar informações, questões e trabalhos escolares com uma velocidade sem precedentes na história da educação. O professor que quiser se manter atualizado e verdadeiramente se comunicar com seus alunos não poderá limitar-se a parar no tempo, deve estar sempre bem informado acerca dos acontecimentos diários.
Uma pesquisa feita recentemente nos Peru, sobre o Perigo da Internet para crianças e adolescentes, indica que, oito por cento dos menores revela seu correio eletrônico para qualquer pessoa e mais de 5% já foi assediado por uma pessoa conhecido através da Internet. Estas duas estatísticas dão uma idéia do perigo que existe ao redor dos avanços da rede mundial de computadores, em especial o fato de que delinqüentes sexuais fazem uso da rede para cometer seus delitos.
Segundo a última pesquisa "Opinando em Grande", realizada pela organização Ação pelas Crianças, em convênio com o instituto de pesquisa IMASEN, junto a 413 crianças entre 11 e 17 anos, de 36 distritos de Lima Metropolitana e Callao, mais de 41% das crianças e adolescentes acessa a Internet de maneira diária e interdiária. A isso, se deve acrescentar que muitas crianças (89%) preferem ingressar na rede através de uma cabine pública, mas com privacidade (44%). 
O mais grave é que 76,2% acessam a Internet sem a supervisão de um adulto e apenas 21,2% têm algum tipo de controle familiar. Do total, 64,4% navegam de uma a duas horas por dia. A maioria, 55%, navegam pela rede com o objetivo de bater papo, 41,6% para jogar, 27,2% para buscar informações, 24,1% para revisar seu correio eletrônico e só 20,2% para estudar. 
O perigoso é que 8% dos entrevistados respondeu que revela seu endereço eletrônico para qualquer pessoa. E mais: 12,3% já foi a um encontro com uma pessoa conhecida através do bate-papo. Quanto à pergunta ¿alguma vez foi assediado por alguma pessoa que tenha conhecido pela Internet?. 5,5% afirmam que sim, foram vítimas de assédio através de mensagens enviadas para seus correios eletrônicos (66,7%), conversa pelo bate-papo (57,1%) e chamadas por telefone (9,5%).
Finalmente, 30,5% das crianças e adolescentes entrevistados assinala que têm acesso a material pornográfico, e, deste grupo, 92,9% fizeram através de uma cabine pública. 
Na pesquisa, 50,6% dos entrevistados eram mulheres, a maioria tinha entre 11 e 14 anos, e 32% é de nível sócio-econômico baixo inferior. As páginas mais visitadas são o Google, Hotmail e Messenger. Quando os entrevistados vão a uma cabine de Internet, a maioria dos clientes tem idades entre 15 e 17 anos e até 12,6% conecta-se ao Messenger para conhecer outras pessoas. 91,1% têm correio eletrônico e 53,6% explicam que revelam seu correio a qualquer usuário para ter mais contatos. 14,4% afirmam que fornecem seu telefone para qualquer pessoa que peça. 4,7% revelam que as crianças de sua idade preferem páginas sobre sexo na Internet e 30,9% já viram páginas pornográficas, sendo que 68% já receberam material pornográfico em seu correio y 15,3% guardam para ensinar aos amigos. 
Das pessoas que disseram já ter sido assediada por alguém que conheceu na Internet, 66,7% contam que elas escrevem mensagens por em seu correio. 43,2% afirmam que denunciariam uma ocorrência de assédio ou abuso sexual na Internet à Delegacia.
Na internet há também o fenômeno blog (publicações diárias na web). O espaço virtual é agora um condomínio de milhares de blogs. Ao contrário do que muitos pensam, eles não são apenas brincadeiras de adolescentes, mas espaços ocupados seriamente por empresários, jornalistas, doutores, acadêmicos e religiosos que querem “deixar sua mensagem”. Há blogs pessoais, profissionais, culturais, educacionais, fotoblogs e outros.
Outro muito utilizado na internet é o Orkut, um site destinado a ajudar seus membros a estabelecer novas amizades e a reavivar relacionamentos antigos através de comunidades virtuais. O nome é uma homenagem ao projetista chefe Orkut Büyükkokten, um engenheiro turco do Google, provedor do Orkut. Desde o início o Orkut foi logo abraçado pelos internautas, inclusive crianças (embora para acessar comunidades elas tenham de falsificar a data de nascimento, pois há exigência de uma idade mínima). A princípio, essas páginas não ofereciam grandes dificuldades para serem visitadas ou bisbilhotadas por outras pessoas. Algumas, inclusive, foram utilizadas para propagar a violência, o racismo e até mesmo material pornográfico, que transformaram a vida de algumas pessoas em verdadeiro inferno. Para reduzir os problemas, os criadores do Orkut criaram em abril de 2006 uma ferramenta capaz de permitir que as pessoas rastreiem o perfil daqueles que visitam suas páginas. Funciona como um BINA e pode ser desativada, mas com isso o usuário perde a proteção.
Somente o tempo mostrará a efetividade dessa medida e a habilidade dos hackers em neutralizá-lo.
Cuidado com o coloca diante de si
A cibercultura oferece várias vantagens aos usuários e isso justifica a sua popularidade. As ferramentas citadas podem ser utilizadas para desenvolver interações sociais, motivar a leitura e a escrita, bem como abrir possibilidades comerciais para um universo que estava oculto. Todavia, como toda subcultura é essencialmente imprevisível, o universo da internet também oferece alguns desafios e perigos. Por exemplo, porque os jovens abreviam palavras e inventam novos termos para facilitar a digitação, alguns professores dizem que a geração eletrônica banaliza e mutila a gramática de qualquer idioma, embora existam opiniões de especialistas que contrariam essa previsão.
Alguns estudiosos indicam também que muitos adolescentes que não apresentam dificuldades de se comunicar no mundo virtual não conseguem dialogar com seus pais nem com os amigos no mundo real. Por isso, o universo da cibercultura requer uma avaliação mais atenciosa.
Um dos grandes riscos da internet é a dificuldade de supervisão. Muitos que utilizam a internet como um veículo facilitador de relacionamentos podem estar “teclando com o inimigo”. Os diários on-line e as comunidades no Orkut são espaços onde as pessoas expõem seus sentimentos, pensamentos, angústias, informações pessoais, sem ter idéia de quem lerá essas informações. Há ainda o risco de informações familiares e fotos de menores serem intencionalmente corrompidas por pedófilos e outros criminosos. Além disso, cada mensagem transmitida traz não apenas a informação, mas a filosofia daquele que a escreveu. Com isso, muitos jovens podem estar tendo o seu pensamento e valores formatados ou reformulados pela cibercultura.
Grande parte dos riscos do mundo virtual poderia ser minimizada se os pais e educadores estivessem cientes dos perigos que se alojam nesse espaço. Todavia, o diálogo entre pais e filhos ainda parece ser um dos maiores abismos da humanidade: o verdadeiro espaço a ser conquistado. Muitos pais não têm idéia de que seus filhos utilizam a internet como um canal de namoros e relacionamentos afetivos, e quando o coração é derramado pelos dedos é porque a alma está sedenta por atenção e intimidade. Além disso, o tempo gasto diante de uma máquina com a suposta missão de comunicar uma verdade e transmitir uma mensagem para alguém do outro lado pode ser prejudicial ao relacionamento com aqueles que estão ao lado, pois afeta o convívio e o comprometimento real.
Conclusão
O que vemos no nos meios de comunicação é a aniquilação dos valores morais e da fé genuína em Deus. Basta monitorarmos as programações da TV, as músicas, os artigos, nos jornais revistas e internet, para perceber que são como uma grande orquestra regida pelo Inimigo de nossas almas, onde a desvalorização da moral e dos princípios éticos é cada vez mais intenso, sendo propagados pela mídia de maneira cada vez mais indecente, imoral e desavergonhada.
Os formadores de opinião, que se moldam pela visão pós-modernista estão sempre presentes nos espaços que lhes abrem a imprensa para bater na mesma tecla: união entre pessoas do mesmo sexo, aborto, eutanásia, clonagem humana, liberação das drogas, libertinagem, etc.
O resultado dessa manipulação da mídia é a desestruturação e destruição da família nos moldes estabelecidos por Deus.  Não devemos permitir que mídia nos ensine a vestir, comportar e ser. Mas moldemos nossa vida nos ensinos da Palavra de Deus, isso nos trará verdadeira alegria, e resultará em sermos participantes da natureza de Deus e por fim a vida eterna.
DINÂMICA
LIÇÃO 9 – MIDIA E COMUNICAÇÃO
Uma viagem atrapalhada
Material: papel, caneta.
Objetivo:mostrar os verdadeiros valores
Desenvolvimento:
Diga aos alunos:
Arrume as malas: Vamos usar um pouco de imaginação. Dentro de algumas horas você vai viajar para uma ilha não civilizada para morar lá durante alguns anos. A viagem é longa, mas seu navio não permite que leve muita bagagem. Apenas dez objetos podem ser carregados. Estes objetos podem ser de qualquer tamanho, peso ou valor.
Trata-se de mais uma esquisitice dessas companhias de navegação. Não tem jeito, e mesmo com toda a argumentação possível a única solução é começar a fazer sua lista dos dez objetos que você considera mais importantes (de certa forma, isto vai acabar revelando seus valores). A única coisa que pode levar fora da lista, é a Bíblia.
Anote no papel qualquer coisa que lhe venha à mente. Podem ser o carro, o cão de estimação, fogão, televisão, material de costura, etc. Qualquer coisa. Uma dica é que ao confeccionar sua lista, lembre-se de que o lugar não é civilizado e totalmente sem recursos.
Um inconveniente de última hora: agora que você tem tudo organizado, devidamente encaixotado, embarcado e encontra-se já em alto mar, surge um problema de última hora.
Sérias avarias no navio obriga toda a tripulação a aliviar a carga. O comandante ordena que você jogue cinco objetos de sua lista no mar. A decisão é difícil, mas tem que ser obedecida. Agora faça uma nova lista e fique apenas com aqueles objetos que considera de maior valor.
Compartilhe sua decisão
Forme grupos de três a cinco pessoas e cada um diz quais foram as cinco coisas com as quais escolheu ficar e qual resolveu jogar fora. Todos devem explicar o porquê da sua escolha. Neste momento todos acabarão por revelar quais são os seus maiores valores atualmente.
Alguém pode ter escolhido um trombone por gostar demais da música. Outro levaria o cachorro por gostar de brincar com ele. O compartilhar poderá ser feito com todos juntos se assim preferirem.
Conclusão
Uma pessoa regenerada procurará colocar Deus em primeiro lugar. Isto afetará todo o seu sistema de valores. "Quem está em Cristo, é nova criatura" (2Co. 5.17). Quando escolhi os valores do Reino, todas as minhas decisões devem ter por detrás delas agradar a Deus. Se foi esta a motivação da sua escolha, tudo bem. De qualquer forma, é bom que o restante do grupo saiba do que realmente gosto.
"Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor" (Rm. 14.8).   

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.