LIÇÃO 9 - O AMIGO DE DEUS AMA SUA FAMÍLIA. - JARDIM DE INFÂNCIA


3º Trim. 2011 - JARDIM DE INFÂNCIA - CPAD - Lição 9: O Amigo de Deus Ama sua Família

Texto Bíblico:
Josué 24.14-28
Objetivo:Ao ministrar sua aula, enfatize aos pequenos que Deus ama e protege a família.
Aprendendo á Bíblia
“Eu e a minha família serviremos a Deus.”- Josué 24.15.
Frase do dia...
FAMÍLIA.
Jd_3trim_lição9 fig 1.jpg
Fonte:www.1ipbresplendor.blogspot.com
Explorando a Bíblia
A bíblia nos conta várias histórias de pessoas que eram amigos de Deus.
Hoje vamos conhecer mais um que resolveu obedecer e amar a Deus, seu nome era Josué, ele e sua família, amava e obedecia a Deus.
Josué foi escolhido para ficar no lugar de Moisés, vocês se lembram da história de Moisés? Pois bem quando Moisés morreu Josué ficou responsável em levar todo o povo até o lugar onde Deus havia mandado.
Mas Josué não estava sozinho, estava com ele toda sua família, mas como aquela viagem demorou, e no meio de tantas dificuldades muitos reclamavam e se aborreciam com Josué, mas sua família não murmurava e sempre estavam alegres e satisfeitos com tudo.
Crianças nós que servimos a Deus temos que dar glórias a Ele por tudo que temos e passamos, devemos ter a confiança que Ele nos dará tudo que for necessário.
Muitas surpresas aconteceram na caminhada do povo de Deus pelo deserto, mas Deus não deixou que faltasse pão, carne e água para que pudessem matar sua fome e sede.
Mas sabe o que foi pior de tudo isso? Foi quando Deus viu que o povo não estava adorando somente á Ele, mas o povo não obedeceu, mas Josué conversava com sua família.
Ele dizia que não importa o que passamos vamos permanecer obedecendo a Deus e a sua palavra. Mas as outras famílias fizeram um grande bezerro de ouro e o adoraram, que coisa horrível! Pensem comigo como Josué ficou triste em ver aquilo.
E por tão grande desobediência a viagem demorou muito mais tempo, mas Josué orou a Deus e logo depois reuniu as pessoas antes de entrar na Terra Prometida e disse:
Todos vocês, prestem bastante atenção no que vou dizer: Prestem obediência e serviço ao Senhor de modo sincero e fiel, joguem fora os ídolos que foram adorados pelos pais de vocês quando eles viviam para lá das bandas do rio Eufrates.
Sirvam somente ao Senhor! Mas se vocês não estão querendo obedecer ao senhor, escolham hoje a quem querem dar obediência. Será que vão querer servir aos deuses falsos dos seus pais?
Quanto a mim escutem! Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!
O povo respondeu: Nunca abandonaremos o senhor! Nunca serviremos a outros deuses! Foi o nosso Deus que libertou os nossos pais da escravidão do Egito. Foi Ele que fez grandes milagres diante dos olhos de Israel.
Foi Ele que nos protegeu durante a nossa viagem pelo deserto e que nos guardou quando passamos pelas terras dos nossos inimigos.
Sim! Nós escolhemos servir ao Senhor!
Somente Ele é o nosso Deus!”
Então Josué disse ao povo: Vocês não podem servir ao Senhor Deus, pois Ele é um Deus santo e zeloso. Ele não perdoará a rebelião e os pecados de vocês. Se vocês abandonarem o senhor e servirem a deuses estranhos, Ele se voltará e destruirá vocês - apesar de todo bem que fez a Israel!
Mas o povo respondeu: Nós escolhemos servir ao Senhor.
Ouviram o que vocês mesmos disseram! Disse Josué. “A escolha é de vocês; vocês resolveram obedecer ao senhor.” Sim, afirmaram eles, nós somos testemunhas.
Certo, disse ele. Então têm de destruir todos os ídolos de vocês e têm de obedecer de coração ao Senhor Deus de Israel.
O povo respondeu a Josué: Sim nós vamos servir e obedecer somente ao Senhor.
Josué fez assim um acordo com o povo naquele dia, levando o povo a assumir um compromisso e a manter um contato permanente e obrigatório entre ele e Deus.
Josué registrou a resposta do povo no livro das leis de Deus. Depois fez colocar uma enorme pedra debaixo da árvore que havia ao lado do tabernáculo do Senhor.
Então Josué disse ao povo: Esta pedra serviu como testemunha ela ouviu tudo o que o Senhor disse, ela servirá para depor contra vocês se não cumprirem a palavra!
Então Josué mandou o povo para casa- cada um para a terra que havia recebido.      
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Jd_3trim_lição9 fig 2.jpg
Fonte:www.caminhodapsicologia.webnode.com.pt
Jd_3trim_lição9 fig 3.jpg
Fonte:www.oninhodopires.blogspot.com
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na Linguagem de Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo