LIÇÃO 9 - O REPRESENTANTE DE DEUS.- PRIMÁRIOS


3º Trim. 2011 - PRIMÁRIOS - CPAD - Lição 9: O Representante de Deus

Texto Bíblico
“Êxodo 28.1-43; 39.1-32.
Objetivo: Ao terminar sua aula a criança tem queentender por que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote.
  Memória em ação
“E por isso ele pode hoje e sempre salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor deles”.
Hebreus 7.25
Frase do dia
Jesus ora por mim.
 Explorando a Bíblia
Na aula passada, aprendemos como o povo era diferente, a maneira como cultuavam a Deus e o seu jeito de viver.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre o representante de Deus, que para nós o chamamos de pastor, mas naquele tempo era conhecido como sacerdote.
Mas quem seria capaz de assumir uma função tão importante? Quem seria o escolhido?
Com certeza todos estavam curiosos e ansiosos para saber quem seria, e Moisés observando e orando Deus assim falou que era para separar Arão e seus filhos.
Os filhos de Arão foram escolhidos para ajudarem, os nomes deles eram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, todos foram separados para representar o povo diante de Deus.
Mas não era só isso, agora iniciaria a preparação, o ritual para ser o Sumo Sacerdote.
Em primeiro lugar Arão precisava ser purificado, ele deveria se lavar na água que ficava na bacia de bronze na entrada do tabernáculo.
Agora tinha que preparar suas vestes: depois de lavado com água, Arão foi vestido com roupas especiais de sumo sacerdote.
Vamos conhecer um pouca mais sobre sua roupa:
A estola ou efode:
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Dividia em duas partes, frente e costas, essa peça continha duas pedras preciosas, em cada qual estava gravados os nomes de seis tribos de Israel.
Arão levava-as sobre os seus ombros, Jesus, como o nosso Sumo Sacerdote, leva sobre seus ombros suportando com seu poder todo o seu povo.
O material de que era feito essa peça indica os vários aspectos do caráter de Jesus; o ouro e a púrpura (sua glória e realeza), o azul (sua divindade), o carmesim (seu sofrimento e morte), e o linho fino torcido (sua perfeita justiça e santidade).

O peitoral:
Fonte:www.iabr.oswnet.com
 Diferente da estola, na qual Arão suportava sobre seus ombros os doze filhos de Israel, no peitoral esses mesmos nomes estão sobre o coração do sumo sacerdote, gravados cada um em uma pedra diferente. Estando assim no coração de Cristo, crianças, não existe nada que possa nos separar do amor de cristo.
O cinto:
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Essa peça é tipo da verdade por ser longo e largo, o cinto moderava o movimento do sacerdote, assim a Palavra de Deus impõe disciplina e prudência, modificando nossa maneira de andar.
A sobrepeliz ou manto: essa peça era feita toda azul, curta e possuía uma abertura para a cabeça. Era bordada com romãs, em azul, púrpura e carmesim, havia também campainhas de ouro entre uma e outra romã.
A mitra:
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Era um turbante de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça do sumo sacerdote, e tinha na frente uma placa de ouro com a inscrição: Santidade ao Senhor, além de significar que o sumo sacerdote deveria viver uma vida santa, tal como viveu Jesus.
A túnica:Esta peça interior, de linho fino, usada por Jesus, não foi partida e nem rasgada, um símbolo do evangelho que não deve ser partido, mas aceito como uma só peça.
Calções de linho:
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Cobrindo dos lombos as coxas, esses calções falam da decência, do recato que devemos ter no desempenho das funções, bem como nosso viver cotidiano.
Depois que Arão estava limpo e vestido Moisés derramou sobre sua cabeça o azeite que simbolizava o Espírito santo, o poder de Deus que nos capacita para realizarmos sua obra.
Naquele tempo só o sacerdote podia entrar á presença de Deus: no tabernáculo havia cortina que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo, ninguém podia entrar lá, só o sacerdote e mesmo assim só uma vez por ano.
Mas quando Jesus morreu, esta cortina foi rasgada e é por esse motivo que hoje temos o livre acesso de falar com Deus pois ele é o nosso mediador, que intercede por nós, assim podemos nos comunicar com Deus através das nossas orações.               
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Fonte:www.iabr.oswnet.com
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na Linguagem de Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo