LIÇÃO 9 – PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA PLANO DE AULA


3º Trim. 2011 - Lição 9: Preservando a Identidade da Igreja - PLANO DE AULA

COMENTARISTA :  Wagner Tadeu Gaby
PLANO DE AULA 
LIÇÃO 9 – PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA           
1º  SLIDE  INTRODUÇÃO
- A Igreja, como agência do reino de Deus, transforma a sociedade, porque é sal da terra e luz do mundo.
- Para ser agência do reino de Deus, porém, o sal tem de salgar e a luz, de iluminar, precisamos preservar a identidade que nos foi concedida pelo Espírito Santo diante da obra redentora do Calvário.
2º SLIDE  I – A IDENTIDADE DA IGREJA
- “Identidade” - “conjunto de características e circunstâncias que distinguem uma pessoa ou uma coisa e graças às quais é possível individualizá-la.”
- “Identidade” -  o conjunto de características que se repetem, que estão presentes em um ser de tal maneira que podemos reconhecê-lo por causa destas características.
3º SLIDE
- Para que possa ser instrumento do reino de Deus aqui na Terra, a Igreja precisa ser uma nação que dê frutos de justiça (Fp.l1:11) e manter as características que lhe foram dadas pelo Senhor Jesus, pois foi Ele quem edificou esta Igreja (Mt.16:18; I Co.3:11; Ef.2:20; I Pe.2:6).
- A Igreja, como agência do reino de Deus, é composta de pessoas que foram alcançadas pelo Espírito Santo, que foram convencidas do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:8-11), uma nação formada espiritualmente, daí porque o reino de Deus não é deste mundo (Jo.18:36).
4º SLIDE
- Características que dão a identidade da Igreja na revelação de Jesus Cristo a respeito deste mistério (Mt.16:18). A Igreja é:
a)  “de Jesus Cristo”.
b) “edificada por Jesus Cristo”.
c) sofre a oposição do maligno.
5º SLIDE
- Características que dão a  identidade da Igreja consoante a descrição dos apóstolos Paulo (Ef.5:26,27,29) e Pedro (I Pe.2:9,10) (I):
a) mulher de Cristo – a “última Eva” – tem de ter a mesma natureza do “último Adão” – gerada de novo pelo Espírito Santo – “geração eleita”, “ressurreta” como seu marido.
b) santificada, purificada pela Palavra – “nação santa”
c) gloriosa – “espelho da glória de Deus” (Mt.5:16; II Co.3:18)
6º SLIDE
- Características que dão a identidade da Igreja consoante a descrição dos apóstolos Paulo (Ef.5:26,27,29) e Pedro (I Pe.2:9,10) (II):
d) sem mácula, lavada de purificada no sangue de Jesus (Ap.3:4,5; 22:14; I Jo.1:7). – justificada por Deus (Rm.5:1; Ap.19:8)
e) sem ruga ou coisa semelhante – faz a vontade de Deus e é renovada a cada instante pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus (II Co.4:16)
f) irrepreensível – não é censurada a não ser no serviço a Deus (I Pe.4:15,16), age com sinceridade.
7º SLIDE
- Características que dão a identidade da Igreja consoante a descrição dos apóstolos Paulo (Ef.5:26,27,29) e Pedro (I Pe.2:9,10) (III):
g) alimentada e sustentada pelo seu marido, pelo seu Senhor.
h) “sacerdócio real” – intercessora dos homens e que distingue entre o santo e o profano.
i) “povo adquirido” – comprada por bom preço: o sangue de Jesus (I Co.6:20; 7:23; I Pe.1:18,19), não servindo a homens.
8º SLIDE  II – OS PERIGOS QUE CERCAM A IDENTIDADE DA IGREJA
- A Igreja é sempre santa, gloriosa, sem mácula, nem ruga ou coisa semelhante, sacerdócio real, geração eleita e povo adquirido, mas nós podemos ser lançados fora deste corpo por termos perdido a identidade de Igreja, de “filhos do reino”.
- Reside aqui uma das demonstrações de que é mais afinada com as Escrituras a doutrina de que “reino dos céus” e “reino de Deus” são expressões sinônimas imperfeitas, ou seja, que não querem dizer a mesma coisa sempre, como o Senhor Jesus deixa claro nas parábolas a respeito do “reino dos céus”, notadamente no capítulo 13 de Mateus.
9º SLIDE
- Na primeira parábola, a do semeador (Mt.13:3-9, 18-23), vemos que a Palavra de Deus encontra quatro terrenos: o pé do caminho, os pedregais, os espinhais e a boa terra, somente frutificando no último terreno.
- A semente que caiu ao pé do caminho representa aqueles que, na verdade, não nasceram de novo, que não chegaram a ver o reino de Deus – os “crentes nominais”, os “ouvintes não convertidos”.
10º SLIDE
- UItimamente, em razão mesmo da “obsessão do crescimento numérico, quantitativo”, muitos “crentes nominais” têm ingressado no convívio do povo de Deus, assim como uma “mistura de gente” (Ex.12:38), um “vulgo” (Nm.11:4), que saiu juntamente com Israel do Egito.
- Esta gente, que é introduzida pelo inimigo, como vemos explicado por Jesus na parábola do joio e do trigo, só tem uma tarefa no meio do povo de Deus: levá-lo a ter desejos carnais, a ter saudade do mundo, a desprezar o alimento de Deus, a trazer a ira de Deus sobre o povo e a consequente morte espiritual (Nm.11:4-6,33,34).
11º SLIDE
- Os “desejos carnais”, o “amor ao mundo” são o primeiro perigo para perdermos a identidade de Igreja. Quando nos associamos com esta “mistura de gente”, passamos a ter comunhão com eles, acabamos por morrer espiritualmente.
- Esta gente é representada, na parábola do grão de mostarda, pelas aves do céu que vêm se aninhar mostarda já crescida (Mt.13:32) e, na parábola do fermento e da mulher, pelo fermento que é introduzido na massa e que a faz inchar (Mt.13:33).
12º SLIDE
- O segundo terreno mencionado na parábola do semeador são os “pedregais”. Neste terreno, há, sim, o novo nascimento, pois a semente germina, nasce.
- No entanto, diz-nos o Senhor na parábola, a semente, embora tenha nascido logo, porque não havia terra bastante, quando veio o sol, queimou-se, secou-se, porque não tinha raiz (Mt.13:6). O Senhor Jesus diz que estes são os que recebem a Palavra com alegria, mas vindo a angústia e a perseguição, ofendem-se, abandonando o Evangelho.
13º SLIDE
- Os “pedregais” falam daqueles que, embora tenham visto o reino de Deus, não aceitam nascer da água e do Espírito. Creram em Jesus mas não querem renunciar a si mesmos, não aceitam tomar a sua cruz para seguir a Cristo e, por causa disso, quando vêm a angústia e a perseguição, abandonam o Mestre, preferindo a si mesmos, não deixando tudo por amor a Jesus. Amam mais a si mesmos do que a Deus e, por isso, desanimam.
- O endurecimento de cerviz é outro perigo para perdermos a identidade de Igreja. O endurecimento de cerviz leva à incredulidade e nenhum incrédulo entrará no reino de Deus (Ap.21:8). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11:6)!
14º SLIDE
- O terceiro terreno mencionado na parábola do semeador são os “espinhais” (Mt.13:7,22). Aqui, a exemplo dos “pedregais”, houve o novo nascimento, visto que a semente também germinou, também nasceu.
- Os “espinhais” são “os cuidados do mundo e a sedução das riquezas”. Temos aqui um “coração dividido”, que não serve a Deus inteiramente, a exemplo do que ocorreu com o rei de Judá, Amazias (II Cr.25:2).
15º SLIDE
- Quando deixamos que haja “espinhos” em nossa vida, ou seja, quando não servimos a Deus com coração inteiro, quando dividimos nossa atenção com os “cuidados deste mundo e a sedução das riquezas”, o resultado é que, num determinado instante de nossa vida espiritual, acabamos sufocando a Palavra, a vida espiritual por causa das coisas desta vida.
- Por isso, Jesus nos mandou buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mt.6:33).
16º SLIDE
- Por causa do amor do dinheiro, muitos se desviam da fé e se traspassam a si mesmos com muitas dores (I Tm.6:10).
- “Os cuidados do mundo e a sedução das riquezas” têm sido a causa do fracasso espiritual de muitos, que deixam de ser Igreja para serem tão somente “empresários bem sucedidos”, “ricos insensatos”, que poderão ganhar o mundo inteiro, mas que perderão a sua alma (Mt.16:26), que nada terão a oferecer quando suas almas forem pedidas por Deus (Lc.12:20).