Luz na Amazônia


A AmazôniaOcupando mais da metade do território nacional, a Amazônia Legal abrange os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Dona de uma beleza deslumbrante, é dominada pelas águas dos rios e pela floresta. Cerca de 60% de todas as espécies vegetais e animais do planeta vivem nessa região. O Amazonas, principal rio da Bacia Amazônica, é o segundo mais extenso do mundo e o maior em volume de água. Em contrapartida, boa parte de sua população é vítima do abandono, da pobreza, de doenças e da fome.

Composta em sua maioria por caboclos – mistura de brancos com índios – a população vive às margens dos rios em pequenas vilas ou casas isoladas, distantes quilômetros umas das outras. Chamados de ribeirinhos, moram em palafitas, casas muito simples de dois cômodos, feitas de madeira e erguidas à beira dos rios sobre estacas. As principais fontes de sustento do ribeirinho são: o extrativismo, a pesca e o cultivo da mandioca.

Em grande parte das casas não há energia elétrica e nem saneamento básico. A água utilizada para beber, cozinhar, lavar e tomar banho é a água do rio, principal responsável pelas doenças que acometem a população. Além disso, na maioria das comunidades não há postos médicos e escolas públicas.

A Amazônia

fonte SBB VIA PIANCÓ GOSPEL NEWS