O "rio" que corre por baixo da Amazônia misteriosa



Rio subterrâneo
Os cientistas debatem se ou não o fenômeno poderia ser considerado um rio.
Um rio subterrâneo que fluiria na Amazônia, cuja existência tem sido questionada, não seria na verdade um rio no sentido convencional.
A controvérsia sobre o "rio" tem gerado muito interesse após a apresentação de um estudo na semana passada em um encontro científico no Brasil.

Outro especialista disse que a água era salgada demais.
Os pesquisadores envolvidos, disse à BBC que é a água se move através de rochas porosas a uma taxa de centímetros por ano e, portanto, não flui.

A descoberta

Hamza e Elizabeth Tavares Valiya Pimental, o brasileiro Observatório Nacional, descobri este estranho fenômeno a partir de dados de temperatura a partir de poços diferentes na Amazônia.
Os poços foram escavados pela Petrobras na busca de novos depósitos, a obtenção de dados apresentados à comunidade científica.
Através de modelos matemáticos relacionados com a diferença de temperatura de água em movimento, os pesquisadores calcularam que a água deve estar se movendo para baixo e depois flui horizontalmente a uma profundidade de vários quilômetros.
Concluiu-se que o movimento foi de oeste para leste, seguindo o mesmo caminho do Amazonas.

É o maior rio do mundo subterrâneo?

"O rio palavra deve ser removido do projeto. Há um rio em tudo "
Jorge Figueiredo, cientista Petrobras.
Um verdadeiro rio subterrâneo nessa escala (6.000 quilômetros de comprimento), seria a maior do mundo de seu tipo.
Mas o professor Hamza explicou que existe um rio no sentido convencional da palavra.
"Temos usado o rio termo em um sentido genérico em uma noção popular", disse ele.
Na Amazônia, disse ele, a água é transportada por três tipos de rio: o rio, fluindo como o vapor d'água na atmosfera e no subsolo.
"De acordo com o terreno na bacia amazônica, a camada média é permeável ea água flui através de poros ... Supomos que a camada do meio tem permeabilidade suficiente para permitir que a água flua sob a superfície."
O volume total de água calculada em circulação é de cerca de 4.000 metros cúbicos por segundo. O que é significativo, embora apenas uma pequena porcentagem de água que leva a Amazônia na superfície.

"Há um rio"

Fluxo das águas subterrâneas pode ser confirmado por medições em áreas costeiras, os cientistas sugerem.
Amazon aérea
Acredita-se que a velocidade desse "rio" enigmática seria mais lento do que o fluxo de gelo em uma geleira.
Estima-se que a velocidade do movimento é ainda mais lento do que as geleiras.
Outros cientistas Jorge Figueiredo, da empresa Petrobras, discute o fato de que a água é realmente transportados pela região dessa forma.
"Primeiro de tudo, o rio palavra deve ser removido do projeto. Há um rio em tudo", disse ele à BBC.
Água e outros fluidos poderia correr através dos poros da rocha sedimentar, disse ele, mas seria improvável de alcançar o Oceano Atlântico, porque as bacias sedimentares de rochas porosas são separados por depósitos de rocha mais velhos, que forma uma barreira impermeável.
"Mas o maior problema é que a uma profundidade de 4.000 metros, não há possibilidade de água doce. Temos provas de que a água é salgada", disse o cientista.
"Meus colegas e eu acho que essa pesquisa é discutível."

"Rio Hamza"

Relatos da mídia sugerem que o professor pensa Hamza confirmar seus resultados nos próximos anos, usando métodos mais diretos.
No entanto, Hamza negou dizendo que os métodos geotérmica "são os melhores para detectar tais fluxos de baixa velocidade."
"Com uma baixa velocidade técnicas experimentais apresentam dificuldades consideráveis."
Ele disse que pode ser possível examinar os sedimentos transportados para o Atlântico pelo fluxo de água subterrânea.
Os resultados da investigação chamada de "Sinais de um rio subterrâneo na Amazônia: estimativas dos resultados de estudos geotérmicos" foram apresentados no XII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, Rio de Janeiro e que não tenham sido publicados em qualquer revista científica.
Por enquanto, o fluxo de água misteriosa tem sido chamado de "Rio Hamza".
FONTE BBC MUNDO