Perto de Deus e longe do paraíso


Série ensinos do Mestre Jesus Cristo (por André Sanchez)
perto de deus, longe de deus, religiosidade“E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus” (Mc 12. 34)
Talvez o lugar mais perigoso em que alguém pode estar é próximo do reino de Deus. Eu explico: Deus não quer que ninguém fique próximo de seu reino, mas dentro dele. E é isso que veremos o Mestre Jesus Cristo ensinar.
Um escriba (Veja aqui o que significa escriba) se aproxima de Jesus querendo analisar o grau de Seu conhecimento das Escrituras. Logo dispara a pergunta: “Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” (Mc 12. 28)
Jesus responde, como sempre, com maestria. Ouvindo a resposta o escriba elogia Jesus: “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc 12. 32-33)
O que nos deixa intrigados é a resposta de Jesus a ele. Esse escriba se mostra muito conhecedor da palavra de Deus e, em nossa visão, talvez analisando suas palavras, quem sabe, ele seria para nós um grande homem de Deus com entrada garantida no paraíso. Mas Jesus, ouvindo sua resposta e vendo o seu coração, lhe responde:
“E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus” (Mc 12. 34)
Apesar desse “elogio” de Jesus a ele, vejo que não há nada pior que estar “perto do reino de Deus” e não dentro dele. O que separava aquele homem do reino de Deus? O que o impedia de desfrutar desse reino já que era um conhecedor da palavra? Qual foi o destino dele após essa conversa com Jesus? Permaneceu perto do reino e não dentro dele?
São perguntas que todos nós deveríamos fazer também a nós mesmos, pois muitos de nós talvez estejamos na mesma situação desse escriba, achando que estamos dentro do reino de Deus, quando, na verdade, estamos apenas perto dele. E o mais perigoso: Achando que estamos dentro!
Deus não quer pessoas que vivam apenas [aparentemente] dentro do Seu reino, como no caso daquele escriba, mas deseja pessoas [dentro] de Seu reino através do reconhecimento de Seu senhorio e obediência verdadeira à Sua vontade.


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/08/perto-de-deus-e-longe-do-paraiso.html#ixzz1VtEIDamX