Povo de Deus


Povo de Deus
Rev. Eronides DaSilva
“Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.” (Rm 11.20-22). Uma breve sobre povo no original grego:
Demos — povo em assembléia política
Ochlos — povo como massa, aglomeração
Polis — povo como unidade política, cidade, estado
Ethinos — povo como tradição, cultura
Laos — povo de Deus, o povo que tem relação com Deus.
Até a revelação do grande mistério de Deus, a Igreja, o povo de Deus no mundo era Israel. A Palavra de Deus, a voz de Deus pelos profetas o agir de Deus através da história diferenciava claramente entre Israel, seu povo, e as demais nações pagãs. Deus pelas leis ditou para Israel sua conduta e sua cultura, suas cerimônia e seus deveres. Toda a lei os diferenciava das demais nações do mundo, e para aqueles que dentre o povo de Deus não quisesse viver segundo os seus ditames, deveriam ser extirpados da congregação de Israel.
Ela esperava um líder formoso, de voz autoritativa, que liderasse o povo em guerra contra Roma e ao vencer, os pusesse por líderes do mundo. Esperava um libertador social, um benfeitor dos pobres e oprimidos. Esperavam um homem que fizesse justiça na terra, e lutasse para que a humanidade vivesse em paz e harmonia. No entanto, esse Jesus se apresentou muitíssimo diferente de suas expectativas, quando disse: “O meu Reino não é deste mundo... Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” (Jo 18.36,37) Jesus veio primordialmente libertar espiritualmente cada indivíduo que nele cresse.
A salvação oferecida por Jesus era e é individual, e não coletiva como advoga o Marxismo! O fruto da salvação, pela presença do Espírito Santo faz-se sentir no interior de cada vida transformada pela fé em Cristo. Jesus condenando a Israel por sua incredulidade, abriu caminho para todos os indivíduos, quer israelitas ou gentios, para que experimentassem o novo nascimento, promulgado por Jesus a Nicodemos. A Igreja passa a ser, nesse contexto, o povo de Deus na terra. E agora as Escrituras fazem clara separação entre o Povo de Deus — a igreja e o mundo, como a luz das trevas, como a Igreja do Estado laico. A missão do povo de Deus em ambos os Pactos, foi demonstrar que Deus quer salvar o homem, ensinar-lhes o caminho do arrependimento dos pecados, da fé em Jesus, de um novo nascimento, de uma vida eterna e, consequente, morte para o mundo.
Jesus ceitou a injustiça, no entanto nunca foi um líder sindicalista contra a injustiça entre os povos. Jesus andou com os pobres e pecadores porque estes reconheciam com muito mais facilidade sua necessidade do perdão e da graça de Cristo. (Mc 2.17). Paulo nunca fez campanha de alimentos para os pobres do mundo, mas para os necessitados da igreja. Reconhecia ele, que o mundo, através dos instrumentos constituídos e dos impostos pagos pelos membros da sociedade, cuidam os governos. Nenhuma criança deve ser privada de escola e todo jovem deve ter acesso ao ensino superior. Melhor situação econômica para todos é uma extrema necessidade. Mas não nos iludamos: o problema básico do ser humano não é pobreza ou ignorância. O Senhor, através do gesto caritativo da igreja, não permite que nada lhes falte, principalmente aos domésticos da fé, como bem afirmou no Sermão do Monte (Mt 5.3-12).
É antibíblico dizer que a igreja é agente transformador da sociedade, em verdade ela é, espiritualmente, agente transtornador da sociedade (At 17.6). Jesus não operou transformação da sociedade mas sim transformação dos corações e vidas arrependidas que se chegaram a Ele pela fé. Agente TransformadorJustiça SocialTeologia Negra e Teologia da Libertação são primariamente jargões, com cara de filosofia, de uma agenda globalizada ateísta, que veio à luz através do Comunismo e o Facismo na Europa! Infelizmente a igreja em geral, ou pelo menos seus líderes, à semelhança de Israel, abraçou uma agenda politicamente correta e secular, deixando uma vida de obediência à Palavra, uma postura de verdadeira humildade, se esfriando no Espírito, e agora não mais aceitando ser transtornadora da sociedade, à semelhança de seu Mestre. A luz não pode transformar as trevas, se ela chega, as trevas se vão!
Amada Igreja do Senhor Jesus, sejamos luz, luz que incomoda por apontar o pecado do homem, mas luz que mostra o caminho de regresso a Deus. Não sigamos a história de Israel que quis um Messias defensor abrangente dos pobres e oprimidos, um que melhorasse a sociedade. O Anticristo será esta figura, no princípio de seu governo, um líder social que tentará fazer do mundo um lugar melhor, mais igual e mais sem Deus! Jesus sim, depois do arrebatamento da Igreja, e na posterior instalação do Reino dos Céus, reinará nesta terra por mil anos em perfeição, santidade e justiça. É de tremer por dentro e por fora, ao ver seguimentos das nossas Assembléias de Deus, no Brasil, marco indelével da Sã Doutrina bíblica, nos Estados Unidos, na Europa e em outras regiões mais carentes do hemisfério, ensinando um evangelho emergente que se mescla com o mundo — no perfil socialista do Austríaco Friedrich A. Hayek — no engano de fazê-lo melhor, mas comprometendo a verdade Divina. O Reino de Deus não é deste mundo, e nós em breve sairemos dele — Ora vem Senhor Jesus!

 
FONTA PORTAL EBD