Lição 1 - O perigo do ocultismo - JUVENIS


4º Trim. 2011 - JUVENIS- CPAD - Lição 1 - O perigo do ocultismo


Neste trimestre vamos estudar o perigo do envolvimento com obras satânicas, tais como: Ocultismo, adivinhação, horóscopo, magia negra etc. Oxalá, possamos ter o coração aberto para aceitar a Palavra de Deus e jamais nos envolvermos com qualquer prática por ela condenada.
Texto bíblico. Dt.18: 10-13.
10-       Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua  filha, nem  adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.
11-       Nem encantador de encantamentos, nem que consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos.
12-       Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor; teu Deus, as lança fora de diante de ti.
12-       Perfeito serás, como o Senhor, teu Deus.
                        Quando Deus tirou Israel do Egito e o conduziu quarenta anos pelo deserto, foi lhes dando instruções a respeito de sua santa vontade e de sua doutrina. Todas as nações pagãs estavam seriamente envolvidas com falsas religiões, com idolatria, feitiçaria etc. Ao seu povo Deus não permitiu e ainda não permite e nunca permitirá tais coisas.
                        O versículo 10 começa dizendo: “Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo seu filho seu filho ou sua filha.” A princípio esta expressão nos choca. Teria porventura alguns pais que tivessem coragem de lançar seus filhos à fogueira, ou sacrifica-los de outra qualquer maneira em oferenda aos seus deuses?  Por incrível que pareça, esta era uma prática comum na cultura dos povos pagãos na antiguidade. Ainda hoje em muitos países existe esta prática. E esporadicamente ouvimos notícias de tais acontecimentos no Brasil. Deus nunca aceitou sacrifício humano.
                        No livro de Gênesis capítulo 22, temos a história de Abraão oferecendo a Deus seu filho Isaque Deus aceitou tal sacrifício? Foi Ele mesmo quem o ordenou. Gn. 22: 1-2. Façamos aqui algumas considerações: 1ª: O sacrifício não foi consumado por intervenção do próprio Deus. 2ª :Tratava-se de uma figura profética apontando para o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.Jo. 1: 29. Para Isaque houve o cordeiro substituto. Gn. 22: 13. Para Jesus Cristo não houve quem o substituísse pelo contrário, Ele foi o nosso vigário, o nosso substituto. Temos ainda o caso de Jefté, um juiz de Israel que fez um voto ao Senhor e para cumprir este voto ofereceu sua própria filha em holocausto; Jz. 11: 30-31,  39-40. E agora surge a pergunta: Deus aceitou o sacrifício de Jefté? É evidente que não, Deus não contraria nunca a sua própria Palavra. Este foi um voto precipitado e desnecessário de Jefté; Deus já lhe havia prometido vitória era somente confiar e partir para a conquista. Este voto de Jefté foi um voto de tolo. Ec. 5: 1. Continuando no mesmo versículo e entrando no v. 11, encontramos mais oito práticas de ocultismo proibidas por Deus.
                        Hoje somos tão assediados por estas práticas nos meios de comunicação, na mídia, nos jogos eletrônicos, com os colegas de trabalho, colegas de escola, este mal está disseminado por toda a sociedade. Já existe até certas empresas que para contratar um funcionário quer saber o seu horóscopo, numerologia, etc. Moças e rapazes quando querem se casar procuram saber se o seu pretendido ou pretendida combina com sua casa astral. Esta doutrina altamente perniciosa, infernal e diabólica, está sendo cada vez mais difundida. Tomemos bastante cuidado para não nos envolvermos nem mesmo em pensamento com coisas tão nefastas e abomináveis. E com tristeza dizemos que até mesmo dentro das igrejas evangélicas temos visto manifestações desta natureza. Pessoas que se intitulam profetas de Deus fazendo prognósticos, adivinhando o nome das pessoas, o nº dos documentos e coisas parecidas. Seguramente, tais operações não procedem de Deus. Se o pastor anunciar uma reunião de consagração e oração, ou de estudo da palavra de Deus, são poucos os freqüentadores de tais reuniões;  mas se o pastor anunciar a vinda de um pregador que pode falar do teu passado, do presente e do futuro, então a audiência para tais reuniões são sempre muito expressivas. Que diferença existe entre tais crentes de pessoas que não conhecem a Deus e consultam cartomantes, necromantes, adivinhos, etc. Nenhum cristão deve ser envolver com estas coisas nem mesmo quando tais elementos se apresentam  como crentes,  evangélicos, gospel, ou qualquer coisa parecida. Atentemos para a advertência do apóstolo São João. “Filhinhos, não creias a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus”.I Jo. 4: 1. O filhos de Deus não devem se preocupar tanto com o futuro, deixe-o nas mãos de Deus e descansa nele. I Pe. 5: 7. Ao longo deste trimestre se o Senhor nos permitir estaremos estudando este assunto, oremos para que o Espírito Santo ilumine nossas mentes e possamos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. IIPe 3: 17-18. Não nos esqueçamos que é nosso dever movidos pelo amor de Deus ajudar outras pessoas a conhecerem os ensinamentos da palavra de Deus para não caírem em laços e ciladas do diabo.      
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr. José Serafim de Oliveira.