LIÇÃO 10 – O REI QUE CANTOU NA GUERRA


3º Trim. 2011 - JUNIORES – CPAD - Lição 10: O Rei que Cantou na Guerra

Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição  estudaremos acerca do rei Josafá, que reinou no reino do Sul – Judá.
Josafá, era filho do rei Asa, e reinou por vinte e cinco anos em Jerusalém. Como seu pai, fez o que era reto perante o SENHOR. Contudo, os altares idólatras não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais.
Os seus três primeiros anos foram provavelmente um reinado em conjunto com o seu pai Asa, que se achava enfermo dos pés. Alguns fatos importantes se destacam no seu reinado, como:
Josafá primeiro se empenhou em se fortalecer militarmente contra Israel, com quem não tinha havido paz nos últimos anos do reinado de Asa.
Rejeitando os ídolos, ele procurou a Deus e andou nos seus mandamentos.
O SENHOR confirmou o reino em suas mãos, por causa da sua fidelidade.
Ele recebeu presentes de todo o povo de Judá, dando-lhe riquezas e glória em abundância.
Ele tirou os altos e os postes-ídolos de Judá, conduzindo o povo a adorar à Deus.
Mandou príncipes e levitas, quatorze ao todo, junto com dois sacerdotes, para percorrer todas as cidades de Judá e ensinar ao povo o Livro da Lei do SENHOR, ou seja, a Palavra de Deus..
O rei Josafá introduziu um sistema judicial no país, com juízes em cada cidade fortificada, exortando-os a"julgar da parte do SENHOR e não do homem, temendo o SENHOR porque não há por parte dEle injustiça ou imparcialidade nem aceita Ele suborno".
Também estabeleceu um tribunal superior em Jerusalém para resolver as causas contestadas; ele se compunha de levitas, sacerdotes e cabeças das famílias de Israel, a quem ordenou que andassem com integridade no temor do SENHOR e admoestassem aos juízes das cidades, cujas sentenças fossem contestadas, que não se fizessem culpados diante do SENHOR. O sumo sacerdote presidiria nos assuntos religiosos, e um príncipe de Judá nas causas civis. Foi um rei que procurou servir a Deus e promover melhorias para seu povo. Boa aula.
Texto Bíblico:2 Crônicas 17.1-10; 20.1-30
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se de que o Senhor DEUS é um pai amoroso que se preocupa conosco e sempre está presente em nossos momentos de dificuldade. Devemos confiar NELE, pois jamais nos deixa sozinhos.
Exercitando a memória
“O SENHOR guardará você de todo o perigo; ELE protegerá a sua vida.” (Sl 121.7 – NTLH).
Crescendo no conhecimento
Na lição de hoje crianças, nós iremos conhecer um dos reis de Judá, cujo nome é Josafá, e que foi coroado com trinta e cinco. O rei Josafá decidiu obedecer a Palavra de Deus e ensinar o povo a ser fiel ao SENHOR. Isto com certeza agradou o cora­ção de Deus, e por isso o rei Josafá foi abençoado e tornou-se muito rico. Ele enviou professores às cidades para ensinar a todas as pessoas a Palavra de Deus.
Qual o nome da escola que ensina a Palavra de Deus hoje?
Isso mesmo é na Escola Bíblica Dominical que apren­demos sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Nos cultos e reuniões de es­tudo na igreja também aprende­mos sobre Deus. Todas as pessoas que deseja conhecer a vontade do SENHOR, precisa não so­mente ler a Bíblia, mas também estudá-la. Precisa vir a EBD e par­ticipar dos cultos.
Assim Deus abençoou grandemente ao rei Josafá, e a cada dia sua fé aumentava mais.
Certa vez, três países vizinhos re­solveram juntar seus exércitos e in­vadirem Judá para expulsar seus moradores de lá. O rei Josafá ficou muito preocupado, mas logo pensou numa solução. É claro que ele tinha um exército mui­to grande e forte, mas a primeira solução que ele tomou foi a de pe­diu socorro a Deus, pois queria a paz em seu reino, e não a guerra. Deus é o nosso socorro! Ele está sempre pronto a nos socorrer quan­do chamamos pelo seu nome e pe­dimos sua ajuda. Jamais devemos tomar atitudes sem antes procurar saber qual é a vontade de Deus. Ele quer o melhor para nós! Deus nunca deixa de nos ouvir!
Ele atendeu ao pedido de so­corro do rei Josafá, e mandou que ele fosse com seus soldados,  no dia seguinte, encontrar-se com os inimigos. Disse também que eles não teriam que lutar.
O rei Josafá nem questionou nada. Se Deus havia dito que eles não precisariam lutar é porque assim seria.
No dia seguinte, o rei Josafá colocou os cantores da Igreja, para ir louvando a Deus na frente do seu exército, e logo que começaram a cantar ao Deus Eter­no algo aconteceu...
Os três exércitos inimigos briga­ram entre si e, quando o exército de Josafá chegou no acampamento inimigo, viu que ninguém havia escapado com vida. Todos estavam mortos! Eles não precisa­ram lutar, e ainda deu pra recolher objetos de valor e animais de car­ga que estavam lá. Levaram três dias para pegar tudo, pois havia muitas coisas. Depois de recolherem muitas coi­sas, no quarto dia se reuniram no vale e louvaram a Deus com o co­ração transbordando de alegria. O Senhor é bom demais! Ajudou o rei Josafá a vencer os seus inimigos sem ter que lutar, e ainda deu ao povo muitas riquezas! Todos os outros povos ficaram sa­bendo e tiveram medo, e o reino do rei Josafá continuou em paz e feliz, pois ele sabia que o segredo da vi­tória é confiar em Deus e louvar o seu nome.
Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que de quando temos dias difíceis, enfermidades, problemas, ou, preocupações, tribulações, e as vezes o medo enche nosso coração. Devemos seguir o exemplo de Josafá O Espírito Santo deixou esta história registrada na bíblia, para que sigamos o seu exemplo. Nesta passagem da Bíblia o Espírito Santo nos ensina como devemos proceder no dia da dificuldade., devemos orar, confiar e aguardar, pois Deus sempre nos ouvirá quando chamarmos por ELE, pois é o nosso Pai amado.
Caso haja em sua sala crianças que ainda não são salvas faça este convite: E você, também não quer ser um filho de Deus, aceitando a Jesus Cristo no coração?Assim jamais estará sozinho, terá auxilio sempre em todas as dificuldades.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estuda da Mulher – Editora Mundo Cristão e SBB – Edição 2003.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição.
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças –  Editora Hagnos – Edição 2009.
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – São Paulo, 2004.
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva