LIÇÃO 12- COMO CRESCER NA VIDA CRISTÃ - PRÉ-ADOLESCENTES


3º Trim. 2011 - PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD - Lição 12: Como Crescer na Vida Cristã


Texto Bíblico     Mt 5.3-11
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
O texto mencionado acima é conhecido com as bem-aventuranças, estes ensinamentos fazem parte do chamado Sermão do Monte, O Senhor Jesus ensinou a multidão em um monte nas proximidades de Carfanaum. 
Este sermão provalvemente foi pronunciado por vários dias e abrangeu todo pensamento sobre a lei, revelando que a posição social, autoridade e acumulo de riquezas não são muito importantes no seu Reino, pois importa mais a fidelidade e obediência a sua Palavra.
Cada bem-aventuranças diz respeito a uma benção de Deus, bem aventurança significa mais do que ter alegrias, implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do Reino de Deus.
As bem-aventuranças não prometem riso, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus o bem aventurado é aquele que tem uma experiência de esperança e alegria, independente das circunstancias exteriores.
Em relação a lição 12  demonstra o perfil a ser seguido pelo cristão que cresce espiritualmente
Somente os que tem uma vida de crescimento espiritual podem observar as bem aventuranças
Pois para que haja disposição em observar é necessário amadurecimento espiritual, por ventura alguém pode ser feliz por ser perseguido? Somente o cristão amadurecido entende que a vida cristã muitas vezes é desta forma, porem com esperança e fé supera todos os obstáculos. Pois sabe que Deus não o desampara, mas assiste a tudo, e na devida hora abençoa o seu servo.
Introdução
Durante o longo do trimestre observamos algumas divisões nas lições, primeiramente as lições que diziam respeito ao plano arquitetado por Deus mas livrar o pecador da condenação eterna; na segunda parte estudamos os privilégios que o pecador adquire ao participar deste plano; o que notamos também que algumas lições diziam a respeito dos privilégios e dos direitos que pecador adquiriu por Cristo.
E por fim as duas ultimas lições tratam dos deveres que o cristão salvo tem de cumprir, em gratidão a Deus que o salvou, bem como em obediência a sua Palavra.
A lição 12 que estudaremos hoje nos fala do dever de crescer espiritualmente, e a ultima lição a 13 trata da missão que temos como salvos em Cristo e servos de Deus.
I- O que é crescimento?
A definição simples conforme o dicionário é o Ato ou efeito de crescer.
Logo crescimento é o processo a qual este efeito ocorre, na vida cristã o crescimento espiritual é uma característica daqueles que forma salvos por Cristo.
Pois Deus não salva o pecador para que a sua vida seja uma vida parada, ou estagnada, ao contrario disto o Senhor deseja uma vida de desenvolvimento, isto me todas as áreas, que sejam matérias e espirituais.
No plano da salvação Deus limpa o coração do pecador interiormente; remove todo o mal, mas o seu exterior vai sendo transformado pouco a pouco pela santificação, mas para isso ocorrer é necessário o crescimento espiritual.
O crescimento necessário ao cristão é simples de entender quando o comparamos ao crescimento humano. Um bebe recém nascido não permanece para sempre neste estado, mas ao passar dos dias lhe vem um crescimento natural, seu organismo se desenvolve e adquire novas habilidades como andar, falar, a sua alimentação passa a ser mais sólida; de modo geral a criança se desenvolve para ter condições de melhor sobreviver ao meio em vive.

Da mesma forma o pecador convertido, no plano da salvação por meio do novo nascimento é uma nova criatura recém nascida, de igual modo precisa crescer, desenvolver, não apenas por esta a vontade de Deus, mas também para que tenha condições de viver bem nesta nova vida.
Por esta mesma razão o apostolo Pedro incentivou o crescimento dos cristãos quando os comparou a meninos espirituais.
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, (1Pe 2.2)
Aqui o leite racional chamado por Pedro é a Palavra de Deus, na simbologia bíblica a Palavra de Deus é considerada alimento.
II- Deus exige crescimento
O crescimento espiritual é um aprimoramento a qual a vida cristã deve ser submetida, embora que o processo é alcançado à medida que se busca por este crescimento. No tópico anterior mencionei o versículo (1Pe 2.2) em que Pedro aconselha os cristãos a desejar o “leite espiritual” para que possam crescer, logo se vê que é necessário desejar crescer.
Infelizmente alguns cristãos não o fazem, foi por esta razão que o escritor aos hebreus ficou perplexo com a situação espiritual dos hebreus;
Porque, devendo já ser mestres {ou instruidores} pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. (Hb 5.12)
O escritor se admira porque os cristãos hebreus já haviam muito tempo se convertido a Cristo, porem não cresceram, estavam ainda como meninos.
É por esta razão que Deus desde o Antigo Testamento exige um crescimento espiritual, este crescimento diz respeito tanto ao desenvolvimento da vida cristã, como também o conhecimento de Deus.
Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Os 6.3)
O texto acima é uma palavra de incentivo ao crescimento, na medida que conhecemos a Deus tomamos conhecimento da sua vontade par a nossa vida, assim podemos colocar em pratica na vida diária. Conhecer a Deus, crescer espiritualmente é tão importante que a falta destes itens podem destruir por completo uma vida cristã. Observe este versículo:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; (Os 4.6a)
Este conhecimento se refere também a pratica de uma vida correta e digna, o povo de Israel não conhecia a Deus e sua vontade, eles não procuraram crescer espiritualmente. O resultado foi trágico.
A mesma exigência ocorre no Novo Testamento, o apostolo Pedro afirma:
Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! (2Pe 3.18)
Aqui Pedro exorta para o cristão não se acomode simplesmente ao aceitar a Cristo, mas que essa fé seja aperfeiçoada a cada dia, para que haja crescimento. Pedro menciona dois pontos graça e conhecimento.
a) graça
A graça é o favor imerecido de Deus, em simples palavras é a força, a capacidade que Deus nos concede para servi-lo, sabemos que por nossas próprias forças não podemos fazer nada, alias o Senhor Jesus afirmou; Sem Ele não podeis fazer. Por meio da graça divina podemos servi-lo de forma plena e constante pois o seu poder opera em nossas vidas. Adquirimos essa graça a medida que aproximamos dEle, na medida que fazemos o que é certo e justo.
b) conhecimento
O conhecimento é importantíssimo como afirmamos anteriormente, no AT estava ligado ao fato de conhecer a Deus, já no NT este conhecimento esta ligado a pessoa de Jesus, nosso Deus e Salvador. O nosso crescimento espiritual esta no fato de conhecer a Jesus e sua vida.
Alias um dos propósitos do ministério do Senhor Jesus foi exatamente nos deixar o exemplo, de conduta, de ética e pratica de vida cristã.
Na epistola de Paulo aos efésios encontramos uma passagem a qual fica claro a necessidade de crescimento:
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Ef 4.11-13)
Nesta epístola Paulo deixa claro que a vontade do Senhor é que todos crescem espiritualmente, para tanto o Senhor constitui na Igreja homens capazes de ensinar a sua Palavra, para que pela Palavra os crentes cresçam, ou seja, que sejam edificados.
E este é um processo continuo, pois a meta que este crescimento vá ao ponto de chegamos a mesma medida completa de Cristo.
III- Virtudes que produzem crescimento
Segundo o dicionário umas das definições de virtude é a Disposição firme e constante para a prática do bem. Logo se entende que um crente que possui virtude tem tudo para que cresça na vida cristã. A medida que cresce adquire graça e conhecimento de Deus os quais o conduzem a degrais cada vez mais elevados.
E como nosso maior exemplo de virtude temos Cristo, a qual por simbologia gramatical
Entendemos o processo de crescimento:
J    esus entrou em nossa vida (Ap 3:20, Cl 1.27 )
E  seus pecados foram perdoados (Cl 1:14, 2:13 )
S   e tornou Filho de Deus (Jo 1:12 )
U  nica maneira de receber a vida eterna (Jo 5:24 )
S   abendo que temos uma nova vida de crescimento (Jo 10:10; 2 Co 5:17 e 1 Ts 5:18 )
Estando ciente deste fatos devemos nos esforçar para que este crescimento aconteça, além da disposição necessitamos praticar algumas virtudes:
  onversar com Deus diariamente, através da oração (João 15:7)
R   evigorar-se pela leitura da Bíblia diariamente (At 17:11; Jo 14:21 ).
E   star sempre disposto a Obedecer a Deus (Jo 14:21 ).
S    er uma testemunha fiel de Cristo através de sua vida e palavras (Mt 4:19 ; Jo 15:18 )
C   onfiar a Deus cada detalhe da sua vida (1 Pe 5:7 ).
E   sperar de Deus toda orientação para seu viver (1 Pe 5:7 ).
R   evestir-se do poder do Espírito Santo para ser orientado e fortalecido em sua vida diária e
      testemunho (At 1:8 ; Gl 5:16 e 17 ) .
Certamente seguindo todos esses passos teremos uma vida de constante crescimento, ao ponto de alcançarmos um amadurecimento espiritual. Assim como uma planta nasce, cresce, se desenvolve e por fim produz o fruto, o crente também passa por processo semelhante, nasce de novo, se desenvolve, ou seja, cresce na vida cristã, e por fim produz frutos.
Esses frutos ou virtudes cristãs são produzidos na medida que o cristão amadurece espiritualmente, através de uma vida de comunhão dom Deus e com o Espírito Santo.
IV- A oração une você com Deus
Certamente que praticando todas as virtudes descritas acima, o crescimento virá, mas para que este crescimento seja sólido e eficaz; se faz necessário unir todas essas virtudes com a oração, pois a oração é sem duvida o elemento mais eficaz para se alcançar o crescimento.
Alias esta era forma a qual o primeiro casal era instruído por Deus, o livro de Gênesis relata que todos os dias Deus vinha ao encontro do homem no Jardim do Éden e ali conversavam.
Porem com a queda, esta comunhão foi interrompida, mas como um salvo em Cristo a comunhão foi restabelecida, através da oração o crente entra na presença de Deus, afim de agradecer por tudo quanto Deus lhe concede, como também receber orientação de sua parte.
A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que, devemos estar atentos a resposta de Deus, que vem através de nosso espírito ou através das circunstâncias exteriores. É através da oração que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior, e resolver nossos problemas da melhor maneira possível. É pela oração que temos crescimento espiritual, pois tendo comunhão com Deus aprendemos a sua vontade para nossas vidas.
A oração não é algo formal, para atrair a atenção do homens, como faziam os fariseus, e por isso foram condenados (v. 5). Eles estavam acostumados a orar formalmente 18 vezes ao dia. A oração também não é como a reza, uma repetição interminável de enunciados que não traduzem os sentimentos do coração.
Podemos observar o valor da oração, observando os heróis da fé, descritos em Hebreus 11, que exercitam sua fé através da oração. Não só eles, mas outros personagens da Bíblia tiveram igual experiência.
a) Abraão
Que subiu ao monte Moriá, para o sacrifício de Isaque, porque seu nível de comunhão com Deus através da oração era tal que ele sabia tratar-se de uma prova de fé (Gn 22:5-8)
b) Enoque
Enoque vivenciou a oração de maneira tão intensa que a Bíblia o denomina como aquele que andava com Deus (Gn 5:24)
c) Moisés
Ele trocou a honra e a opulência dos palácios egípcios porque teve o privilégio de falar com o Senhor face a face e com ele manter íntima comunhão por toda a vida, veja Êx 3:1-22 e Ex 4:1-17, O nosso maior exemplo de oração, no entanto, foi o próprio Mestre. Sendo ele o Filho de Deus, cujos atributos divinos lhes asseguravam o direito de agir sobrenaturalmente, podia dispensar a oração como prática regular de sua vida. No entanto, ao humanizar-se, esvaziou-se de todas as prerrogativas da divindade e assumiu em plenitude a natureza humana. Ora, isto significa que o Senhor dependeu tanto da oração como qualquer outra pessoa que se proponha a servir integralmente a Deus. Ela foi o instrumento pelo qual pôde suportar as afrontas, não dar lugar ao pecado, tomar sobre si o peso da cruz e vencer o maligno (Mt 26:36-46) .Os evangelhos registram a vida de oração do Senhor, Ele orava:
a) pela manhã
Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava (Mc 1.35)
b) à tarde
E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só (Mt 14.23)
c) passava noites inteiras em comunhão com Deus
Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. (Lc 6.12)
A oração modelo, registrada em Mt 6:9-13, não é simplesmente uma fórmula para ser repetida. Se assim fosse, o Senhor não teria condenado as "vãs repetições" dos gentios e fariseus. O seu propósito é revelar os pontos principais que dão forma ao conteúdo da oração cristã. Ela não é uma oração universal, mas se destina exclusivamente àqueles que podem reconhecer a Deus como Pai, por intermédio de Jesus Cristo. A oração do crente, sincera e completa em seu objetivo, traz em si estes aspectos:
1. Reconhecimento da soberania divina (Pai nosso, que estás nos céus,);
2. Reconhecimento da santidade divina (santificado seja o teu nome;);
3. Reconhecimento da vinda do reino no presente e sua implantação no futuro (venha o teu  
    reino;);
4. Submissão sincera à vontade divina (faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;)
5. Reconhecimento que Deus supre as nossas necessidades pessoais (o pão nosso de cada
    dia dá-nos hoje);
6. Disposição de perdoar para receber perdão (e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
    temos perdoado aos nossos devedores;);
7. Proteção contra a tentação e as ações malignas (e não nos deixes cair em tentação; mas
    livra-nos do mal);
8. Desprendimento para adorar a Deus em sua glória (pois teu é o reino, o poder e a glória
    para sempre. Amém!).
Conclusão
Portanto, se mantivermos uma vida de oração com Deus, acrescentando as virtudes cristãs certamente
Nossa vida não será estática, mas haverá um bom desenvolvimento espiritual, pois esta mesma é a vontade do Senhor, o nosso crescimento.
Da mesma maneira como o adolescente materialmente tem crescido e caminha para a vida adulta, que na fé também possa ocorrer o mesmo, de meninos passem a ser cristãos verdadeiros e autênticos.
Que Deus os abençoe.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profº Jair César S. Oliveira