PLANO DE AULA Nº 10 LIÇÃO Nº 10 – A ATUAÇAO SOCIAL DA IGREJA


3º Trim. 2011 - Plano de Aula - Lição 10: A Atuação Social da Igreja
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- A “missão integral da Igreja” abrange a demonstração do amor ao próximo, que se dá mediante a ação social.
- Não pode a Igreja, como agência do Reino de Deus, deixar de mostrar a mesma compaixão que tem a sua cabeça, Jesus Cristo, mostrando o amor do seu Salvador por obras e não apenas por palavras.
2º SLIDE    I – A IGREJA LOCAL É UM GRUPO SOCIAL QUE DEVE ATUAR NA SOCIEDADE
-  Grupo social - sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.”
- Igreja local- grupo social, que, ultimamente, anda perdendo a sua identidade comum, cada vez mais se parecendo uma “multidão”.
3º SLIDE
- Jesus não pediu que a igreja fosse tirada do mundo, sinal de que ela, enquanto grupo social, tem uma missão a realizar relacionando-se com a sociedade onde vive.
- Ação social da Igreja - conjunto de atividades que buscam trazer às pessoas as condições mínimas para a sua sobrevivência e dignidade na sociedade
4º SLIDE
- Mensagem do Evangelho envolve ação social, pois pregamos a restauração da comunhão de vida entre Deus e o homem e dos homens entre si.
- Lei de Moisés mostra que Deus sempre quis que Seu povo jamais apoiasse a injustiça e a exploração desmedida entre os homens, como também que a dignidade da pessoa humana é superior a tudo o mais na sociedade (ano sabático, ano do jubileu, respiga, dízimo, devolução de penhor, salário dos trabalhadores)
5º SLIDE II – A AÇÃO SOCIAL  NO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS – O EXEMPLO DO REI
- O ministério terreno de Jesus demonstra claramente que o Senhor jamais descuidou do aspecto material da vida das pessoas em sociedade, tendo sempre compaixão pelos que eram injustiçados na sociedade e lutando pelo seu bem-estar.
- “Nem SÓ de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. O cuidado de Jesus com os pobres envolvia, também, a questão financeira – a bolsa dos pobres.
6º SLIDE  III – A AÇÃO SOCIAL E AS DOUTRINAS BÍBLICAS
- A ação social é o cumprimento de várias doutrinas bíblicas(I):
a) Doutrina de Deus – a Igreja mostra aos homens que Deus é justo e misericordioso.
b) Doutrina de Cristo – a Igreja mostra que Jesus veio para servir e não para ser servido.
c) Doutrina do Reino de Deus – a Igreja adianta o que é o Reino de Deus.
d) Doutrina do Homem – a Igreja mostra o devido valor que Deus dá ao homem.
 7º SLIDE
- A ação social é o cumprimento de várias doutrinas bíblicas(II):
e) Doutrina da Igreja – a Igreja mostra ao mundo que é um povo especial.
f) Doutrina do Espírito Santo – a Igreja mostra que tem, dentro de Si, o Espírito Santo.
g) Doutrina da Salvação – a Igreja mostra o que é a salvação em Cristo Jesus.
h) Doutrina do Pecado – a Igreja leva os homens a perceber a injustiça reinante na sociedade e que isto é resultado do pecado.
8º SLIDE
- A ação social abrange:
a) “Serviço social” – ações curativas – remédio para situações de carência identificadas
b) “Ação social propriamente dita” – ações definitivas – eliminação causas das carências identificadas
9º SLIDE  III – O AMOR AO PRÓXIMO COMO CONDIÇÃO PARA A AÇÃO SOCIAL DA IGREJA
-  “Ação social” da Igreja  - demonstração do “amor ao próximo”, que Jesus considerou como sendo um dos dois mandamentos a que se resumia a lei e os profetas (Mt.22:39,40).
- Amor ao próximo - Só ama o próximo quem, antes, ama a Deus.
10º SLIDE
- Amar o próximo é:
a) tomar atitudes concretas, ações efetivas
b) sentir compaixão por ele
c) ajudar alguém não só do ponto-de-vista material, mas, sobretudo, levar este alguém a
uma vida de comunhão com Deus.
11º SLIDE  IV -  O NECESSÁRIO RESGATE DA AÇÃO SOCIAL
- A ação social nas nossas igrejas locais deixa muito, mas muito mesmo a desejar.
- A igreja local se desmonta como grupo social e tem se tornado um pouco mais distante o ideal de ser um grupo social relevante.
13º SLIDE
- A desigualdade social crescente é prenúncio da ordem mundial a ser imposta pelo Anticristo.
- Nós, enquanto servos do Senhor, não podemos esmorecer (Lc.9:62). Lutemos para tornar nossa igreja local um grupo social, um grupo social onde haja afeto entre os irmãos e que, assim constituído, possa “fazer a diferença” na sociedade onde vivemos, em especial, o Brasil, um dos países mais injustos do mundo.
14º SLIDE
- Evangelismo e ação social são parceiros – independentes um do outro, mas que se complementam. Não podemos confundir a ação social com dois equívocos:
a) fazer “serviço social” sem se preocupar com a necessidade social, apenas para ter pretexto de proclamar o Evangelho.
b) fazer “ação social” sem proclamar o Evangelho, achando que o bem feito é suficiente para salvação da alma.