LIÇÃO 2 - AS MENTIRAS DOS ASTROS E DOS HORÓSCOPOS -


4º Trim. 2011 - JUVENIS - CPAD - Lição 2: As Mentiras dos Astros e dos Horóscopos

TEXTO BÍBLICO (Dn 2.26-28)
ENFOQUE BÍBLICO
“... e saberá que eu sou o Senhor, e os que confiam em mim não serão confundidos”. (Is 49.23)
OBJETIVOS
Destacar o perigo da astrologia, que não tem nada de inofensiva.
Incentivar os alunos a confiarem suas vidas somente a Deus, pois só Ele tem poder de sustentar-nos e garanti um presente e um futuro abençoado.
Definir a pratica de consulta aos astros
AS MENTIRAS DOS ASTROS E DOS HORÓSCOPOS
Na lição passada tratamos sobre o ocultismo, uma pratica milenar, com ramificações muito fortes nas primeiras civilizações. Nesta vamos tratar de duas praticas muito comum e que também tem suas origens na Babilônia, forte no Egito e confundida como ciência nas primeiras civilizações.
Primeiro vamos procurar destacar a astrologia e seus perigos. Milhões de brasileiros ao iniciar um novo ano consultam os astrólogos, para saber se o ano vai ter coisas boas ou más. Geralmente aparece na TV, no rádio, nos mais importantes jornais e revistas, alguém que procura induzir o povo, apontando um futuro lido nas estrelas. Os astros, segundo os gurus tem resposta para o amor, para a saúde e são capazes de reger os negócios da humanidade. Será?
São milhares que levados pela curiosidade se entregam a práticas supersticiosas. Políticos, comerciantes, atletas, apresentadores de programas, na TV e no rádio, artistas e etc.  Sabedores disto,  uma verdadeira legião de astrólogos aparecem para tirar proveito da situação. Alguns até diplomados nos EUA, outros por terem previsto resultados e acertaram, esses são os mais aceitos.
O pastor Jefferson Magno da Costa, conta em seu livro “Porque Deus condena o Espiritismo”, que em Paris, na década de 1950, existiam 50 mil pitonisas adivinhos e astrólogos, uma para cada 95 mil habitantes. Arrecadavam em torno de 75 milhões de francos. Nos EUA, na mesma época cinco milhões de americanos gastavam em torno de 200 milhões de dólares, para conhecer o futuro (Porque Deus Condena o Espiritismo, 2003, 12ª Ed. pg 191).
Imaginamos hoje 2011, que estes números tenham se multiplicados por muitos. A astrologia na Babilônia recebeu um aviso, por consultar os destinos dos homens (Is 47.12,13). Segundo os futuristas,  cada pessoa tem um destino traçado, inclusive dão até o dia da morte. Mas podemos aqui fazer uma pergunta: Um avião que cai matando dezenas e até centenas de pessoas, eram todos do mesmo signo? Se há um destino para cada ser humano, de acordo com o signo, porque os demais não se salvam?
Vivemos em um mundo cheio de superstições, alguns ao levantar-se faz questão de tocar o pé direito ao chão antes do esquerdo. Outros, não passam debaixo de escadas, alguns têm medo de encontrar um gato preto na sexta-feira, escolhem faze da lua para cortar o cabelo. Vestem a mesma roupa sempre que vai fazer negócios importantes, andam de acordo com o signo do zodíaco.
Os magos erraram no resultado da copa do mundo
 “Eles não foram nada bem.
O primeiro desastre nas previsões veio na Copa do Mundo (veja aqui): o ‘mago’ Ubirajara Pinheiro e a cartomante Cinara Mattos cravaram que o Brasil seria finalista (foi eliminado nas quartas-de-final).
Ubirajra previu 90% de chance de título verde-amarelo, apontando Itália ou Alemanha como a outra finalista. Já Cinara garantiu que Brasil e França fariam a decisão, prevendo grande campanha da seleção francesa, que na verdade fez um fiasco histórico, saindo na primeira fase. Sobre a campeã Espanha, o ‘mago’ afirmou que nem chegaria entre as quatro. Cinara não falou em título, mas pelo menos previu que poderia chegar longe” (Fonte: globoesporte.globo.com 06/10/2011)
Confira a seguir, algumas previsões feitas em 2009 sobre 2010, feitas por místicos famosos como Mãe Dinah, Pai Alexandre de Oxum, Aparecida Liberato, Gilson Chveid Oen e outros, que não deram certo. Só faltou o pai Xoxó.... Pai Xoxó taí?
Descrição: Veja o post completo
Não vou mais colocar sites, pois são muitos, quanta ilusão. O verdadeiro crente não pode e nem deve estar metido em astrologia, crente verdadeiro não tem signo, ele está firmado no Salmo 23 – “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”, não há nada que ele possa temer, tanto faz por o pé esquerdo primeiro ao chão, vestir roupas diferentes, corta o cabelo assim que estiver crescido, conforme o gosto, sem se importar com as fazes da lua.
Se você for um jovem que se dá a leitura bíblica, estará sempre pronto para enfrentar as artes malignas. Nos dias de Moisés eles estavam lá no Egito, até fizeram alguns encantos, mas foram vencidos  (Ex 7.8-12, 22; 8.7, 18). A previsão divina não trás duvidas e nem confusão, José estava preso e com ele o copeiro e o padeiro do Rei do Egito.
Ambos tiveram sonhos e contaram a Jose, que os faz entender que as interpretações pertencem a Deu e não as estrelas (Gn 40.8). José não jogou nada e nem olhou para uma bola de cristal, nem muito menos disse por suposições. Ele foi claro e objetivo. Ao copeiro ele disse dentro de três dias serás estabelecido a sua função diante do rei (Gn 40. 9-13), ao chefe dos padeiros, disse: “daqui a três dias te decapitarão” (Gn 40. 17-20).
As profecias quando de Deus é bem clara e fiel. Elizeu disse: “amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto um medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata.” O oficial do rei achou um absurdo, num período de escassez  um acontecimento deste num repente. Impossível! Elizeu profeta de Deus, não disse, olha vai morrer gente no tumulto, numa visão que estou tendo. Pelo contrario o profeta disse que o oficial nem iria ver tal acontecimento, pois morreria antes (2Rs 7). É nesta profecia que devemos crer: A Palavra de Deus (Hb 1.3).
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA, Jefferson Magno – Porque Deus Condena o Espiritismo, CPAD, 12ª Ed, 2003, RJ
Colaboração para o Portal Escola Dominical  – Pr Jair Rodrigues