LIÇÃO 2 – O BOM E O MAU ATLETA - ADOLESCENTES


4º Trim. 2011 - ADOLESCENTES – CPAD - Lição 2: O Bom e o Mau Atleta

Ao Mestre
Amado (a) procure neste trimestre enfatizar a ligação entre a disciplina exigida para que um atleta seja vitorioso, que consiga a tão sonhada medalha de ouro, e a disciplina espiritual que os atletas cristãos precisam para alcançar a tão esperada e sublime coroa incorruptível, guardada no céu para os vencedores.
Ore, prepare-se para a aula, peça auxilio ao Espírito Santo, para que sua palavra seja ungida de forma, que Ele convença os corações de seus alunos, conduzindo-os à uma vida cristã verdadeiramente vitoriosa em Cristo, por Cristo e para Cristo.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Identificar as qualidades do bom atleta e despertar para a necessidade dele mesmo demonstrar essa qualificação espiritual em seu cotidiano para glorificação do Nome de Jesus em sua vida.
Para refletir
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”(1 Co 6.20 – ARC).
O nosso Corpo é o templo do Espírito Santo, e como os crentes foram comprados pelo Sangue de Jesus (bom e elevado preço), devemos honrá-Lo com nosso corpo à Quem pertencemos. A conduta imoral rebaixa o preço pago para redimir-nos de nossos delitos e pecados, e diminui a gloria que devemos prestar a Ele que nos amou de forma tão pura e grandiosa – que morreu para pagar a nossa dívida.
Texto Bíblico em estudo: 2 Tm 2.19-22.
Introdução
O âmago deste texto encontra-se no v. 21:
“Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”. (ARA).
Aquele que quer ser usado pelo SENHOR deve purificar-se, sua conduta e caráter deve ser justo, pois somente em pureza serão adequados para a Obra do Mestre. O Atleta de Cristo deve rejeitar e eliminar do seu intimo o erro e o pecado.
Abandonar o pecadoPara eliminar o “erro” que nos torna “inadequados” para o serviço à Deus, nós devemos primeiro entender o que está “errado.” A resposta é o pecado.“Não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl 14.3). Nós nos rebelamos contra os mandamentos de Deus; nós “andávamos desgarrados como ovelhas” (Is 53.6).
Ter uma relação certa com Deus começa por reconhecer os nossos pecados. A seguir vem uma confissão humilde dos nossos pecados para Deus (Is 57.15) e uma determinação de abandonar o pecado. “Com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.10).
Este arrependimento deve ser acompanhado de fé. Mais especificamente, fé que o sacrifício de Jesus e a Sua ressurreição milagrosa o qualificam para ser seu Salvador. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10.9). Muitas outras passagens falam da necessidade da fé, como João 20:27; Atos 16:31; Gálatas 2:16; 3:11, 26 e Efésios 2:8.
Estar bem com Deus é uma questão da sua resposta ao que Deus fez em seu favor. Ele enviou o Salvador, Ele proveu o sacrifício para tirar o seu pecado (Jo 1.29), e Ele lhe oferece a promessa: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2.21).
Uma linda ilustração de arrependimento e perdão é a parábola do filho pródigo (Lc 15.11-32). O filho mais novo desperdiçou o presente de seu pai em pecado vergonhoso (v. 13). Quando ele reconheceu que seu agir estava errado, decidiu retornar para casa (v. 18). Ele concluiu que não seria mais considerado como filho (v. 19), mas ele estava errado. Seu pai o amou. Tudo estava perdoado.
Deus mantém as Suas promessas, incluindo a promessa de perdoar. “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Sl 34.18).
Se você quer ficar bem com Deus, aqui está uma oração. Lembre-se, fazer esta oração ou qualquer outra oração não irá salvar você. Apenas confiando em Cristo você pode ser salvo do seu pecado. Esta oração é uma simples forma de expressar a Deus a sua fé Nele e agradecer por lhe dar a salvação.
Ter uma vida pura e santificada
Santificação - é de separar algo do mundo e consagrar o á Deus.
Santificar algo é declarar que este algo pertence á Deus. Pode referir-se a pessoas, lugar,  objetos usados, lugares.
Segundo o Dicionário Aurélio:
Santificar é: 1. Tomar santo, sagrar. 2. Canonizar. 3. Coisas santificadas á Deus na Bíblia.
No Antigo Testamento vemos:
1) Ex. 13.2 - Primogênito de homens ou de animas.
2) Ex. 29.44 (v. 36) - A tenda da congregação e o altar.
3) Núm. 3.12 - Os levitas.
4) Ex. 19.27 - A oferta alçada.
5) Ne. 19.5,6 - A nação de Israel.
No Novo Testamento, vemos a necessidade da santificação, iniciando pelo próprio exemplo que Cristo nos deixou:
1.      Jo 17.19 – Cristo, ELE se dedicou à obediência completa para fazer toda a vontade de Deus até morrer.
2.      Ef 5.26 – A Igreja DELE, também deve santificar-se.
Cristo, por causa do Seu amor para com Sua Igreja, leva-a ser santificada, ou separada do mundo para ser consagrada à Deus.
Deus não permitiu pecado ativo, intenções secundárias, propostas distorcidas, na Sua Igreja.
1. Atos 5.1-11 – Mentir acerca de dinheiro na Igreja ao Deus foi punido com morte.
2. Lucas 19.45-46 – Usando o templo e os sacrifícios como meio de ter lucro. Não era para louvor: só comercialização. Cristo expulsou todos. Mar. 11:15.
Deus é desejoso para os Seus santos (os salvos dedicados à ELE) que sejam de uma mente para com ELE, limpos de coração, mortos a si e vivos a ELE.
1. Tg 4.6-10 – Seja dedicado ao Senhor, complemente.
2. I Pe 3.15 – Tenha Cristo como o Senhor da sua vida. Cada ação purificada com a comparação ao que Ele faria na mesma situação.
3. I Ts. 5.23 – Ser santificado à Deus em tudo: Espírito, Alma e Corpo, irrepreensíveis à ELE. Prontos para encontrá-lo qualquer momento.
A maneira de ser santificada à Deus é ser lavado com a Palavra de Deus (Ef. 5.26).
a) João 17.17 – Santificação é só pela Bíblia, a verdade.
b) I João 5.7-8 – A Palavra é essencial para a santificação.
Fugir das Paixões da Mocidade
O Apóstolo Paulo exorta o jovem pastor Timóteo a fugir das paixões da mocidade. As paixões da mocidade são oriundas dos frutos da carne (Gl 5.19-21). A pressão no mundo é forte.
Timóteo é exortado a ser guiado pelo fruto do Espírito (Gl 5.22-23). Fruto que é condicional para alguém que aspira ser um obreiro (um atleta) de Deus.
Então cabe o alerta aos atletas de Cristo: Vigiem, busque o fruto do Espírito, sejam firmes com Deus e na Palavra. Sem santidade ninguém verá o Senhor.
Professor (a) lembre-se: aqueles que ensinam serão cobrados de acordo com o seu chamado.
Sejam humildes, orem e militem pelo reino, sem competições, mas buscando o melhor para o reino de Deus.
Conclusão
O verdadeiro cristão deve ter coragem e humildade, de andar contra a correnteza, do curso do mundo, seguindo a via da humildade, e não a do orgulho, da violência e da prepotência, se assim fizermos verdadeiramente seremos vencedores.

A humildade não é só "uma grande virtude humana". Ela representa, em primeiro lugar, o modo de agir do próprio Deus. A via escolhida por Cristo, o Mestre dos mestres, o qual, nascendo em forma humana, se humilhou a si mesmo fazendo-se obediente até à morte e morte de cruz.
Aquele que deseja ser um bom atleta deve submeter-se à vontade de Deus, disciplinar-se segundo a Sua Palavra.
DINAMICA
LIÇÃO 2 – O BOM E O MAU ATLETA
Virtudes e defeitos
Material:Lápis e papel.
Como Fazer:
1. Pedir a cada participante que forme par com alguém ( havendo número ímpar, uma dupla se transformará em trio ).
2. Em seguida distribuirá uma folha de papel a cada participante que deverá escrever duas coisas de que não goste em si mesmo, iniciando com a expressão "Eu sou...".
3. Ao concluir, compartilhará com o parceiro.
4. Na mesma folha, deverá escrever 10 coisas que aprecie em si mesmo, iniciando com a expressão: "Eu sou...".
5. Na maioria das vezes as pessoas sentem dificuldade de reconhecer suas qualidades, por isso o parceiro pode ajudar essa pessoa sugerindo várias qualidades e virtudes que acha que o outro possui.
6. Ao concluir compartilhará com o parceiro.
Aplicação
Todos somos dotados de qualidades e defeitos, quando nos conhecemos bem podemos trabalhar com as nossas limitações e deixar que o Espírito Santo tenha mais liberdade em nossas vidas. Reconhecer as nossas qualidades não deve servir para a nossa soberba, mas sim, para louvor a Deus.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.